Na Marina de Arzon, em França, a Zodiac Nautic apresentou à imprensa especializada europeia, o seu mais recente lançamento – o 5.5 Open – bem como a estratégia do Grupo para os próximos anos.
Grupo Zodiac Nautic
Ao final de 3 anos de reestruturação o Grupo Zodiac Nautic está a ter resultados positivos e quem o assegura é o seu CEO Dominique Heber-Suffrin. Na apresentação europeia do modelo 5.5 Open, que decorreu no início do mês de junho em Crouesty (França), Dominique Heber-Suffrin divulgou o posicionamento das marcas que compõem o Grupo e respetivas estratégias: Zodiac, Bombard, Avon e Aka Marine.
A Zodiac irá manter-se como uma marca de prestígio com um importante desenvolvimento tecnológico e um forte investimento no design. O lema seguido pelo grupo é o de manter uma ligação ao passado mas com um olhar para o futuro. A conquista do mercado internacional é o grande objetivo da marca com especial incidência no mercado asiático e, para tal, já abriram um escritório no Vietname.
A Bombard é uma marca muito conhecida em França mas que irá progressivamente ser promovida no resto do mundo. Será uma marca low-coast do grupo para concorrer com preço mas mantendo um bom nível de qualidade.
A Avon é uma marca de nicho com grande prestígio em Inglaterra e nos Estados Unidos da América. Produz modelos exclusivos para serem utilizados por proprietários de megaiates. Neste momento já estão a preparar um conjunto de novos modelos inovadores, ao nível tecnológico e amigos do ambiente.
A Aka Marine é uma nova marca de barcos, com estaleiro próprio, vocacionada para o mercado militar e profissional. A marca possui uma estratégia independente das restantes marcas do grupo e, as primeiras entregas, deverão ocorrer já no próximo mês de Setembro.
No que diz respeito ao desenvolvimento tecnológico o Grupo tem-se associado a startups de desenvolvimento para criar novos produtos para os seus atuais clientes e para as novas gerações. A aplicação que permite estar sempre em contacto com o barco é um exemplo deste comprometimento bem como, o desenvolvimento de modelos de barcos com hidrofoil.
A renovação de clientes é importante para a Grupo e, por isso, acabaram de adquirir um fabricante de pranchas de SUP.
O 5.5 Open
Estamos perante um modelo de semi-rígido compacto, ergonómico, com um layout inteligente e grande capacidade de carga. O estaleiro criou diferentes versões que permitem adaptar o modelos para diferentes utilizações: passeio, desportos náuticos, pesca desportiva e mergulho.
Numa primeira abordagem destacamos o cuidado do construtor em apresentar um produto com uma boa imagem e com recurso a materiais de qualidade. Se a estética é importante, a funcionalidade e a ergonomia são também trunfos fortes neste novo modelo.
Mas é a navegar que conseguimos ter a noção real do potencial deste modelo. Em França experimentámos o 5.5 Open equipado com um motor Yamaha de 115 Cv, um conjunto equilibrado. Junto ao porto tivemos a oportunidade de experimentar diferentes abordagens ao barco desde a aceleração à capacidade de curvar e de manobra mas foi na nossa deslocação à Ilha de Houat, situada a cerca de 9 MN de Le Crouesty, que podemos ter a noção do conforto de navegação. O casco em V proporciona uma navegação suave e segura com 5 pessoas a bordo e a velocidades na ordem dos 35 nós. O regresso foi feito com condições de mar mais adversas contudo, o Zodiac 5.5 Open manteve a sua boa performance notando-se, em certas alturas e devido à vaga curta, que dava jeito ter um barco com mais um metro de comprimento!
Ficha técnica
Modelo: 5.5 Open | Fabricante: Zodiac | Comprimento: 5,40 m | Comprimento interior: 4,22 m | Boca: 2,54 m | Largura interior: 1,39 m | Peso s/motor: 585 Kg | Lotação: 12 © | Potência máx.: 130 Cv | Combustível: 130 L | Ø dos flutuadores: 0,575 m | Tecido: Strogan™ DUOTEX™ ou Hypalon-Néoprène | Câmaras: 5 | Coluna do motor: L | Comercialização: YachtWorks.