A Zelim, empresa inovadora em sobrevivência marítima sediada em Edimburgo, lançou oficialmente o primeiro barco de resgate de pessoas na água, tripulado ou não tripulado, controlado remotamente.
Guardian, uma embarcação de resgate rápido de última geração (FRC) com casco de alumínio de 8,4 m de comprimento e 2,5 m de largura, foi apresentada à indústria marítima internacional pela primeira vez na SMM em Hamburgo, Alemanha.
Projetado especificamente para rápida implantação a partir de um navio para recuperar vítimas conscientes e inconscientes de homens ao mar, o GUARDIAN FRC pode operar em condições marítimas que as soluções convencionais de recuperação tripulada considerariam desafiadoras ou muito perigosas para implantar.
Com quatro anos de pesquisa e desenvolvimento, com a colaboração da Agência Marítima e da Guarda Costeira do Reino Unido e da Guarda Costeira dos EUA, o GUARDIAN incorpora o transportador de resgate rápido SWIFT aprovado pela Zelim e o ZOE, o software de detecção inteligente da Zelim para otimizar a busca.
O Guardian possui um jet Alamarin AJ285 com um motor Bukh VGT 400HP que permite atingir a velocidade de 30 nós, tem um alcanse de 15 MN e uma autonomia de 6 horas.
Com capacidade para 11 sobreviventes (nove se o Guardian for implantado com uma tripulação de duas pessoas), o leve FRC beneficia de um sistema de detecção e alerta de pessoas na água baseado em IA.
À medida que se aproxima da(s) pessoa(s) na água, o FRC abaixa o SWIFT integrado e lentamente se dirige para a vítima, que é então recuperada da água pelo transportador de resgate, que é projetado especificamente para agarrar e recuperar vítimas imersas, ao mesmo tempo em que minimiza o risco para as vítimas da perda de pressão hidrostática. O SWIFT pode puxar dois sobreviventes para a segurança simultaneamente, minimizando o risco para os socorristas.
O resultado do desenvolvimento do produto da Zelim foi o ZOE, uma nova ferramenta de software capaz de fornecer detecção instantânea e alerta de pessoas e objetos que entram em um campo de visão. O ZOE também é capaz de diferenciar entre um humano na água e outros objetos que podem estar presentes, como bóias, destroços e restos.