Yoann Richomme será o skipper da Mirpuri Foundation Racing Team

0

A Mirpuri Foundation Racing Team anunciou, que o conceituado velejador Yoann Richomme será o Skipper do VO65 ‘Racing for the Planet’, único barco português a participar na edição 2021-22 da The Ocean Race, o mais longo e mais duro evento desportivo do mundo.

De origem francesa, Richomme possui larga experiência em regatas oceânicas tendo mesmo alcançado, recentemente, diversas vitórias em provas internacionais, nomeadamente, a edição 2018 da Route du Rhum e a edição 2019 da La Solitaire du Figaro.
O francês, que iniciou a sua carreira em corridas de tripulação enquanto estudava arquitetura naval na Universidade de Southampton, dedicou-se, posteriormente, à cultura das corridas offshore francesas, as mesmas que deram origem a alguns dos grandes nomes da modalidade, como Eric Tabarly, Loïck Peyron, Jérémie Beyou ou ainda Franck Cammas e Charles Caudrelier, vencedores da ultima edição da The Ocean Race,.
Yoann Richomme, que volta agora às corridas de tripulação em busca do maior prémio que este desporto tem para oferecer- a vitória na The Ocean Race referiu: ‘Estou muito orgulhoso com o convite que me foi feito para incorporar a Mirpuri Foundation Racing Team como Skipper. Ganhar a The Ocean Race é um objetivo pessoal desde há muito tempo e estou totalmente pronto para enfrentar este desafio’.

The Ocean Race: o mais longo e mais duro evento desportivo do mundo
A The Ocean Race é reconhecida internacionalmente como a corrida mais difícil do mundo e na qual os melhores velejadores do planeta não só lutam pela vitória como testam o trabalho de equipa, habilidade e resistência individual. De facto, desde 1973 que a The Ocean Race oferece aos seus participantes uma aventura humana sem igual. Nestas últimas quatro décadas, esta prova tem-nos apresentado os maiores velejadores do mundo e criado as maiores lendas da modalidade.
Com uma duração de mais de nove meses e um percurso distribuído pelos quatro cantos do mundo, a The Ocean Race tem ainda assumido como uma prioridade, nos últimos anos, as questões de sustentabilidade. Neste caminho, a organização tem contado com o apoio da Fundação Mirpuri, nomeadamente em 2018, onde a fundação se constituiu como parceira principal de sustentabilidade como parte de uma estratégia global contra a poluição dos plásticos nos oceanos.
O início da regata terá lugar no outono de 2021. Seguem-se cerca de 45.000 milhas nas quais os velejadores irão sujeitar-se a um enorme esforço físico e mental, nomeadamente, através da falta de sono, do medo, da falta de alimentos frescos e da falta de privacidade.

‘Ele é, sem sombra de dúvida, o mais empolgante velejador do atual mercado’
Bruno Dubois, assessor da Fundação Mirpuri e líder da equipa vencedora da The Ocean Race, em 2018, foi o responsável pela recomendação de Yoann Richomme para Skipper da equipa. O assessor referiu: “Yoann estava no topo da minha lista para a próxima regata. As suas recentes vitórias falavam por si. A partir da sua base em Lorient tem competido cerca de 200 dias por ano. Ele tem também um instinto natural sobre a forma como se deve fazer um barco navegar rapidamente, a habilidade técnica para fazer o melhor uso dos dados disponíveis e a perícia na arte de bem coordenar a sua equipa. Ele é, sem sombra de dúvida, o mais empolgante velejador do atual mercado.”
Como refere Paulo Mirpuri, presidente da Mirpuri Foundation Racing Team: “Estou muito satisfeito em receber Yoann na Mirpuri Foundation Racing Team e acreditamos que ele tem todo o potencial para levar o nosso barco à vitória. Temos, de facto, a sorte de ter Bruno Dubois a aconselhar-nos sobre como constituir a melhor equipa. O seu conhecimento da regata é o melhor e quando o encarregámos de encontrar um skipper que pudesse levar o nosso barco à vitória em 2021 sabíamos que era isso mesmo que ele iria fazer.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta