Decoreram de 15 a 19 de Julho de 2013 em Viana do Castelo, no norte de Portugal.
A Região Norte conquista dezoito medalhas nos Jogos Náuticos Atlânticos e o terceiro lugar por Regiões, isto é, a medalha de Bronze.
A delegação da Região NORTE de Portugal, composta por 38 atletas (18 de Remo + 8 de Canoagem + 7 de Surf + 5 de Vela) posicionou-se em terceiro lugar da geral por Regiões nos Jogos Náuticos Atlânticos deste ano. Esta delegação foi apoiada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e organizada pela Intercéltica.
A Intercéltica ainda apoiou e organizou a participação de mais 6 atletas da modalidade de Canoagem, que por erro organizativo não corrigido, concorreu com a designação de Alto Minho e não contou para a classificação final da Região NORTE.
Tivesse este complemento de participação contado, a Região NORTE teria ficado em segundo lugar na classificação geral por Regiões, isto é, teria sido medalhada de Prata, destacadamente e com toda a justiça.
Pormenorizando, e por modalidades, as nossas equipas obtiveram as seguintes medalhas: Ouro e Prata na Canoagem, Bronze no Remo, na Vela e no Surf.
Na classificação geral, a Bretanha, com uma equipa completa e Euskadi (País Vasco), classificaram-se em primeiro e segundo lugares respectivamente.
Mesmo nas circunstâncias acima referidas, a diferença da Região NORTE para EUSKADI foi apenas de uma medalha de Prata.
No segundo dia do evento (16) realizou-se uma reunião do Comité Internacional, em que estiveram presentes, Guilherme Guimarães – Vice-Presidente daquele Comité e João Zamith, ambos representantes da INTERCÉLTICA Associação Cultural, Desportiva e Turística, e onde foi apresentada a próxima edição dos Jogos, que será a XX, e que se realizará em Saint-Gilles-Croix-de-Vie no PAYS du LOIRE.
XIX Jogos Náuticos Atlânticos
0
Partilhe