180 | ||
202 |
A empresa Santa Maria, com sede em Faro no Algarve, é o novo distribuidor da marca norte-americana Wellcraft pertencente ao Grupo Genmar. Trata-se de uma marca com grande tradição na concepção e fabricação de embarcações destinadas à pesca desportiva e que se caracterizam pela sua qualidade de navegação e acabamento. Na ria Formosa tivemos a oportunidade de experimentar diversos modelos deste construtor mas, nesta edição vamos concentrar as nossas atenções nos modelos 180 e 202 Fishermam.
Estamos perante modelos com um concepção de utilização comum mas que diferem ao nível ao nível do lay-out interior e da largura, essencialmente. Em Portugal, a marca irá ser comercializada com motores Honda.
180 | ||
202 |
Motores de qualidade
Os Fisherman 202 e 180 estavam equipados com motores Honda BF135 e BF90, respectivamente. São duas unidades já com provas dadas no mercado sendo que, o BF90, representa o que de mais recente e evoluído o fabricante Japonês produziu.
O BF 90 surge da exigência do mercado para que os motores de potências médias venham equipados, entre outras especificações, com injecção electrónica programada de combustível.
O construtor japonês na concepção deste modelo não se preocupou apenas em criar uma nova geração de fora de borda mas sim, uma geração de sonho com mais torque, mais potentes, maior economia de combustível e um melhor controlo de emissões.
Derivado do motor do Honda Jazz, este modelo incorpora uma das mais bem conseguidas inovações tecnológicas da Honda: BLAST (Boosted Low Speed Torque e, ainda, o VTEC (controlo electrónico do comando e abertura variável das válvulas).
Ao nível das características exclusivas deste fabricante japonês temos:
– Sistema de binário de baixa velocidade aumentado (BLAST) que aumenta o tempo de ignição durante a aceleração o que resulta em arranques mais explosivos;
– VTEC controlo electrónico do comando e abertura das válvulas que acciona um excêntrico de perfil alto a rotação elevada, permitindo um binário excepcional com eficiência de potência e combustível a qualquer velocidade.
– O controlo de combustão pobre ajusta automaticamente a mistura de ar/combustível de acordo com a velocidade e a carga do motor, ao mesmo tempo que maximiza a potência e a economia de combustível e energia no modo de cruzeiro das 2500 às 4000 rpm;
– Sistema de arrefecimento de duas vias que reduz o aquecimento do motor permitindo que a cabeça do motor funcione ligeiramente mais fria do que o bloco do motor reduzindo, acentuadamente, o desgaste do motor;
– Alternador de 44-AH mantém o sistema de arranque e o conjunto de bateria de dupla utilização carregado todo o dia, mesmo que a embarcação tenha múltiplos acessórios em funcionamento. O sistema reduz a formação de calor e permite uma capacidade de carga superior da bateria.
180 | ||
202 |
Navegar
A conjugação de um bom casco com um bom motor só pode dar um bom conjunto e, foi isto, que aconteceu nos Fisherman 202 e 180. Conjuntos extremamente simples de manobrar, com uma boa capacidade de resposta às solicitações do piloto, posição de pilotagem excelente quer de pé como sentado.
Estas boas características foram observadas em todos os regimes de velocidades que imprimimos aos conjuntos. Não nos devemos esquecer que as motorizações utilizadas estão, sensivelmente, a meio do máximo de potência permitido pelo fabricante o que, deixa uma margem muito grande de progressão no que diz respeito à performance dos conjuntos.
No que diz respeito às prestações e ao nível de velocidades, os conjuntos tiveram uma resposta positiva com as velocidades máximas a serem de 32 nós (Fisherman 202 com três adultos a bordo) e 29,2 nós (Fisherman 180 com dois adultos a bordo). Ambos os modelos planam com facilidade devido à boa relação peso / potência e hélice / motor / casco.
Uma nota muito positiva para estes dois modelos que são uma digna demonstração da qualidade de fabrico norte-americana. Não sendo barco topo de gama, os modelos encerram características de qualidade e preocupações com o detalhe no sentido de proporcionar o máximo de conforto ao utilizador.
FISHERMAN 202
O grande segredo da gama Fisherman da Wellcraft é a simplicidade e funcionalidade. O modelo 202 é um exemplo deste conceito que está bem patente no seu lay-out interior.
Numa análise da popa para a proa temos dois bancos junto ao painel de popa e um viveiro de água corrente. Ambos bancos têm a possibilidade de abrir o seu tampo e, a partir daqui, aceder ao interior da embarcação (depósito, bomba de fundo e bateria). O poço tem uma borda alta que assegura conforto e segurança a quem está a pescar nesta zona. No seu interior temos, de ambos os lados, suportes para as canas.
Numa zona mais central da embarcação temos os posto de pilotagem composto por uma consola e um banco duplo. O banco possui um encosto amovível que tanto serve o posto de pilotagem como uma zona de estar à popa. No seu interior temos um cofre para arrumos e com uma dimensão suficiente para levar uma geleira. Quanto à consola central, ela é envolvente e com um pára-brisas alto protegendo bem os ocupantes. Possui um painel de instrumentos completo e com uma boa legibilidade tendo ainda, espaço suficiente para a instalação de equipamento adicional de ajuda à navegação. Ao nível da ergonomia, segurança e conforto, a consola do Fisherman 202 é irrepreensível. As passagens laterais de acesso à zona da proa são amplas e, logo à frente da consola e fazendo parte integrante da mesma, temos um banco com encosto equipado com suportes para as canas e duas pegas laterais. No seu interior temos mais um espaço para arrumos. A zona da proa e no barco que experimentámos estava desprovido de qualquer estofo sendo visíveis o conjunto de três porões independentes. As dimensões são variadas sendo que o maior tem mais de um metro de largura.
Na proa temos cunhos de amarração de ambos os lados notando-se a falta de uma roldana para o cabo da âncora.
FISHERMAN 180
O Fisherman 180 mantém as mesmas características base do seu irmão de maior porte só com uma redução de dimensões e pequenas alterações ao nível do lay-out. Estamos perante um modelo mais vocacionado para o iniciado que gosta da pesca desportiva e necessita de um barco marinheiro sem ter que despender muito dinheiro na sua aquisição.
O conceito consola central mantém-se com uma distribuição de volumes e peso inteligente. A plataforma de popa é de reduzidas dimensões mas, o suficiente para podermos chegar ao motor em segurança. Na plataforma temos a escada que acedida por bombordo e um cunho de amarração de ambos os lados do painel de popa. À popa temos uma zona de estar composta por dois bancos individuais com os respectivos porta canas. As tampas dos bancos são amovíveis e encerram cofres para arrumos e para aceder às baterias. Esta zona pode ser transformada num espaço para estar se alterarmos a posição do encosto do banco de pilotagem que tem, no seu interior, um espaço para arrumos ou viveiro. A consola central é envolvente e com bastante espaço para a colocação de instrumentos. A parte inferior possui um espaço para colocação das pernas que torna a condução sentada muito confortável. As passagens laterais são de boa dimensão e, na borda temos, em ambos os lados, suportes para as canas de pesca. Integrado na consola temos mais um banco cujo interior encerra um espaço para arrumos ou viveiro. O banco tem encosto e é muito confortável mesmo quando navegamos em velocidade. Na zona da proa é que sentimos que estamos num barco de menores dimensões em virtude da escassez de espaço existente entre o banco e porão de proa. Este é de boas dimensões e facilmente acedido. No castelo de proa temos mais um cofre para os cabos e para a âncora. Dois cunhos e uma luz de navegação completam a zona faltando contudo, a respectiva roldana para o cabo da âncora.
FISHERMAN 202
Ficha do barco
Modelo Fisherman 202
Origem USA
Construtor Wellcraft
Comprimento 6,20 m
Calado 0,83 m
Boca 2,61 m
Peso 1 247 kg
Potência máx. 200 Cv
Comercialização Santa Maria
Preço c/Honda BF135 36 685,97
Ficha do motor
Modelo BF135
Origem Japão
Fabricante Honda
Cilindrada 2 354cc
Distribuição 16 válvulas
Potência 135 Cv
Alimentação Injecção electrónica
Comprimento 0,84 m
Peso 214 kg
Comercialização Honda Portugal
Medições
A planar em 2,48s
Mínimo a planar às 3200 rpm / 12 nós
3500 rpm / 16,5 nós
4000 rpm / 20 nós
4500 rpm / 25,1 nós
5000 rpm / 28 nós
5500 rpm / 31,5 nós
6000 rpm / 32 nós
FISHERMAN 180
Ficha do barco
Modelo Fisherman 180
Origem USA
Construtor Wellcraft
Comprimento 5,48 m
Calado 0,38 m
Boca 2,44 m
Peso 937 kg
Potência máx. 150 Cv
Comercialização Santa Maria
Preço c/Honda BF90 29 921,28
Ficha do motor
Modelo BF90
Origem Japão
Fabricante Honda
Cilindrada 1 496cc
Distribuição 16 válvulas
Potência 135 Cv VTEC
Alimentação Injecção electrónica
Comprimento 0,746 m
Peso 163 kg
Comercialização Honda Portugal
Medições
A planar em 2,76s
4000 rpm / 12 nós
4500 rpm / 18,7 nós
5000 rpm / 22,6 nós
5500 rpm / 26,2 nós
6000 rpm / 29,2 nós