A inauguração oficial contou com a presença do Almirante Macieira Fragoso, Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, do Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, da Presidente do Conselho de Administração do Porto de Lisboa, Marina Ferreira, de Tom Touber, Chief Operating Officer da Volvo Ocean Race e de Alfredo Casimiro, da Urban Wind.
“Lisboa tem um enorme potencial para eventos ligados ao mar e esta é uma oportunidade fantástica para posicionar a capital portuguesa no panorama mundial da vela e da organização de eventos. Temos tudo para fazer deste o maior e melhor stopover da história da Volvo Ocean Race e garantir uma relação duradoura entre esta prova e a cidade”, sublinhou José Pedro Amaral da Urban Wind.
A entrada é gratuita e entre os dias 25 de maio e 7 de junho, os portugueses terão à sua disposição mais de 50 artistas, entre eles, Carminho, Miguel Araújo, Capitão Fausto, Carlão, Frankie Chavez, Legendary Tiger Man, Blasted Mechanism, Ala dos Namorados, Mikkel Solnado, Sara Tavares e Ana Free. A Race Village da Volvo Ocean Race oferece ainda uma série de atividades ligadas à cultura, à vela e ao desporto, igualmente gratuitas e pensadas para animar os visitantes durante estes dias de celebração da cidade e dos mares. Consultar agenda oficial de atividades em http://volvooceanracelisbon.com/race-vilage/agenda/
Desde a partida de Alicante, em outubro de 2014, as equipas Dongfeng Race Team, Team SCA, Team Brunel, Team Alvimedica, Abu Dhabi Ocean Racing, Team Vestas Wind e Desafio MAPFRE já percorreram o mundo em condições extremas de sobrevivência. A chegada das equipas a Lisboa, que marca o tão esperado regresso à Europa, está prevista para o dia 27, quarta-feira.
Como chegar à Volvo Ocean Race Lisboa?
A organização da Volvo Ocean Race Lisboa aconselha os visitantes a chegar até à Race Village via transportes públicos, nomeadamente através da CP, linha de Cascais, saindo na estação de Algés e passando pelo acesso pedonal subterrâneo para o lado Rio.
A entrada no recinto será feita por uma única entrada na Avenida Doutor Alfredo Magalhães Ramalho, junto à rotunda do IC 17 – CRIL.
Para quem deseja deslocar-se em viaturas próprias, o acesso mais indicado será via viaduto do IC 17 – CRIL e estacionar no parque de estacionamento gratuito da Volvo Ocean Race construído para o efeito no Passeio Marítimo de Algés com capacidade para 1000 lugares.
O estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida será feito mesmo na entrada do recinto na Avenida Doutor Alfredo Magalhães.
Desde de dia 24 de maio, o estacionamento está condicionado na Avenida Brasília, entre a Fundação Champalimaud e a rotunda da IC 17 – CRIL.