A competição da Antigua Classic Yacht Regatta, o primeiro evento do calendário Panerai Classic Yachts Challenge 2014, terminou na segunda-feira, 21 de abril, com um percurso barlavento, a partida foi em navegação à bolina com um triângulo invertido complicado e terminou novamente à bolina. A brisa estava presente mas moderada o suficiente para permitir que os veleiros tivessem um grande impacto nos seus desempenhos. Várias categorias foram decididas no último dia da corrida. A vitória geral, assim como o primeiro lugar na categoria Classic, foram atribuídas ao ketch clipper clássico americano de 105 pés, Whitehawk, que recebeu um relógio da Officine Panerai. Outros prémios gerais foram atribuídos a Lily Maid (Vintage), Nazgull of Fordell (Spirit of Tradition), Genesis (Best Elapsed Time) e Desiderata (Classic GRP).Na categoria A Vintage, o ketch desenhado por Afred Mylne, Mariella de Carlo Falcone, ganhou a última corrida da regata e levou o título da categoria por apenas um ponto do Herreshoff 72 de Scott Franz, Ticonderoga. Vinzenzo Baglietto 88 Sincerity de Trygve Bratz sofreu um rasgão na vela grande, o que o colocou fora da corrida para esta categoria, mas continua apto a classificar-se em terceiro lugar.
Gerald Rainer descreve-se como o “zelador” do espantoso Herreshoff de 65 pés, Mary Rose. O veleiro é cuidadosamente mantido e tripulado por uma equipa alegre. De facto, há muita cantoria no cais, enquanto festejam a vitória da última corrida e da Categoria B Vintage.
“Vimos cá todos os anos por causa dos nossos amigos e dos espetáculos. É o melhor ambiente do mundo”, afirma Gerald Rainer. “As pessoas vêm cá de todos os cantos do mundo porque se trata de uma regata muito especial. A corrida, este ano, foi excecional. Por exemplo hoje, competimos durante três horas e continuámos a encontrar-nos com Ticonderoga e Juno nas marcas. Estávamos a torcer uns pelos outros durante toda a corrida e, no final, só tínhamos alguns segundos de diferença. A Classic é realmente uma regata surpreendente.”
Na Categoria C Vintage, o cutter de 66 pés britânico de Michael Jarrald,Lily Maid, teve um fantástico desempenho nesta regata, vencendo as quatro corridas e obtendo o título da Categoria Vintage. O Nat Benjamin 65 americano de Robert Soro, Juno, também apresentou um conjunto de resultados perfeitos, assim como o Eleda, o veleiro de família de Ross Gannon, que foi concebido em parceria com Antonio Salguero. O duelo entre Stormvogel e Whitehawk foi resolvido na última corrida. Whitehawk, o ketch Bruce King de 105 pés de Ralph Isham, deu o seu melhor e venceu na última corrida.
Vitória para Whitehawk na Antigua Classic Yacht Regatta
0
Partilhe