O veleiro WILLIWAW, SunFast 3200, comandado pela dupla monegasca Blandine Medicin e Jean Rodelato ganhou a primeira etapa da TRANSQUADRA, chegando a Porto Santo no dia 14 de Julho, pelas 20h19, com uma navegação de 9 dias, desde a largada de Barcelona no passado dia 6 de Julho.
Esta é uma estreia na Transquadra para esta dupla que anteriormente competia num J24. Ele, 47 anos agente marítimo e ela, 40 anos, farmacêutica, demonstraram grande alegria por chegarem finalmente à Ilha Dourada, cuja aproximação à costa com ventos de 30 nós e ondulação de 3 metros os obrigou a uma aproximação cuidadosa.
À chegada à Marina do Porto Santo, um grupo de pessoas (família, a organização e os jornalistas), aguardavam para saber as 1ªs impressões sobre a viagem.
A vitória a solo, nesta 1ª etapa foi para o veleiro MORVRAN 6 (Opium 39), que cruzou a linha de chegada na madrugada de dia 15 de Julho, pelas 05h45. Ao leme o francês Éric Lavalou (54 anos), é já um experiente na Transquadra, sendo esta a sua 3ª participação na transat.
No dia 23 de Julho, às 20h, é celebrada a festa TRANSQUADRA na Marina de Porto Santo, com um jantar oferecido pela Câmara Municipal de Porto Santo e a entrega de prémios.
A partir de 24 de Julho, as 102 embarcações participantes começam então a tratar da estadia a seco ou na água durante os 6 meses de pausa da Transquadra no arquipélago.
Vitória monegasca na 1ª etapa da Transquadra
0
Partilhe