|
O francês Mathieu Richard foi o vencedor da etapa brasileira do World Match Racing Tour, realizada em Vitória e organizada pela Sun Sailing Team, Boatszone, Federação Capixaba de Iatismo e World Match Racing Tour.
O velejador de 31 anos venceu e assumiu liderança no ranking do circuito internacional de match racing, destronando o inglês Ian Williams a uma etapa do final da temporada 2006/2007. Com o resultado obtido no Brasil, Richard tem agora 140 pontos contra 132 do rival, que terminou na quinta posição. Na final do Vitoria Brasil Sailing Cup, Richard venceu o compatriota Philippe Presti, por 3-2. O terceiro lugar coube ao italiano Paolo Cian, que superou o sueco Magnus Holmberg por 2-1.
A Vitória Brasil Sailing Cup, penúltima etapa do World Match Racing Tour 2006/2007, contou com a presença dos melhores velejadores do mundo de Match Race.
|
Mathieu Richard surgiu no Brasil inspirado com o triunfo arrecadado na etapa anterior, a Bermuda Cup, quando diminuiu a diferença que o separava de Ian Williams para apenas sete pontos e em Vitória travou um duelo emocionante com o britânico.
«Fico feliz de chegar na última etapa na liderança do Tour, mas sei que a minha tarefa não será fácil na Malásia para garantir o título desta temporada. Realmente essa passagem por Vitória foi especial para mim”, afirmou o jovem velejador, adiantando. “O triunfo foi incrível. Ficámos em desvantagem em alguns momentos, mas nunca desistimos. Foi um campeonato muito longo, fizemos cinco regatas nos quartos de final, nas semis e nas finais. Nunca nos tinha acontecido. Na final fiquei muito preocupado com o vento e com as grandes ondas que faziam o barco bater muito, mas afinal correu tudo bem».
Álvaro Marinho, Skipper na única tripulação portuguesa em prova, a Seth PT Team, terminou na oitava posição. «Considero a nossa prestação muito positiva, acima da experiência que temos em match racing, mas não acima da qualidade e ambição desta equipa! Pontuar duas vezes (o 8º lugar nas provas de grau WC (world championship), grau máximo da ISAF, correspondem a 4 pontos) no World Match Racing Tour é muito bom e demonstra o excelente trabalho que temos realizado no match racing internacional. Isto é um passo que estamos a dar e espero que a seguir aos Jogos Olímpicos que vou realizar com o Miguel Nunes na classe 470, possa, com a ajuda do nosso patrocinador, fazer um projecto profissional com vista a chegar aos lugares cimeiros do ranking mundial», afirmou Marinho.
A última etapa do World Match Racing Tour, a Monsoon Cup, será disputada na Malásia, entre os dias 28 de Novembro e 2 de Dezembro.
CLASSIFICAÇÃO FINAL – VITÓRIA BRASIL SAILING CUP:
1º – Mathieu Richard (FRA) – Saba Sailing Team
2º – Philippe Presti (FRA) – Luna Rossa
3º – Paolo Cian (ITA) – Team Shosholoza
4º – Magnus Holmberg (SUE) – Victory Challenge
5º – Ian Williams (ING) – Team Pindar
6º – Bjorn Hansen (SUE) – Team Apport.net
7º – Torvar Mirsky (AUS) – Mirsky Racing Team
8º – Álvaro Marinho (POR) – Seth PT Team
9º – Pierre-Antoine Morvan (FRA) – Extrem Team Morbihan
10º – Daniel Glomb (BRA) – Bravíssimo Sailing Team
11º – Eric Monnin (SUI) – Team Meister Ropes
12ª – Claire Leroy (FRA) – Mermaids Team
CLASSIFICAÇÃO – WORLD MATCH RACING TOUR 2006/2007
1º – Mathieu Richard (FRA) – 140 pontos
2º – Ian Williams (ING) – 132 pontos
3º – Paolo Cian (ITA) – 115 pontos
4º – Sebastién Col (FRA) – 93
5º – Bjorn Hansen (SUE) – 87 pontos
6º – Peter Gilmour (AUS) – 66 pontos
7º – Magnus Holmberg (SUE) – 64 pontos
8º – Ed Baird (EUA) – 55 pontos
9º – Jesper Bank (DIN) – 53 pontos
10º – Jesper Radich (DIN) – 40 pontos