Veolia inicia operações de desmantelamento do antigo navio “Jeanne d’Arc”

0

A Veolia acaba de lançar as operações de desmantelamento do antigo navio “Jeanne d’Arc” no Grande Porto Marítimo de Bordéus (GPMB). O ciclo de trabalhos incluirá a despoluição, desconstrução, valorização representando a reciclagem de mais de 90% do antigo navio de treino da Marinha Nacional de França.Após ter ganho o concurso público europeu para o desmantelamento completo das embarcações “Jeanne d’Arc” e “Colbert”, a equipa Veolia vai agora implementar no GPMB as diferentes fases que vão dar uma nova vida a materiais antigos destes navios emblemáticos da Marinha Francesa.
Uma taxa de recuperação superior a 90%
Por um montante de 11.500.000€ e por um período de 32 meses, o contrato de desmantelamento está agora na sua fase ativa, com operações dedicadas à despoluição do ex “Jeanne d’Arc”. Serão posteriormente necessários 10 meses para remover completamente o amianto do casco. Segue-se o início da fase 3 com a entrada para a desconstrução completa do navio de 240 metros de comprimento, 35 metros de largura e 15 metros de altura. Esta fase de seis meses inclui o corte, preparação, recuperação e eliminação de materiais.
“Estamos a apontar para uma taxa de recuperação de mais de 90% de materiais” afirma Pascal Tissot, CEO da Bartin Recycling Group, filial da Veolia, responsável pela operação de desconstrução. “Incluindo sucata, metais não-ferrosos, resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos, cabos, madeiras … os resíduos não recicláveis, como amianto e outros resíduos serão enviados para as respetivas unidades de tratamento e valorização”.
Depois do casco de 9.000 toneladas do “Jeanne d’Arc”, será a vez do casco de 8.500 toneladas do navio de guerra “Colbert” de iniciar o mesmo processo de desconstrução e reciclagem.
Ambos os trabalhos são demonstrativos da capacidade de mobilização da experiência da Veolia numa atividade industrial em franca expansão. “Estamos presentes no desmantelamento de navios, mas também em plataformas offshore, aeronaves e comboios”, afirma Bernard Harambillet, CEO Veolia França Reciclagem & valorização de resíduos. “O nosso objetivo é propor soluções completas, agindo como um sistema integrado, oferecendo melhores standards de segurança e proteção ambiental ao longo destas operações sensíveis”.
Em Portugal, a Dalkia Portugal acaba de integrar totalmente o grupo Veolia, líder mundial na gestão otimizada de recursos. A empresa alarga desta forma a sua oferta passando a integrar no seu portefólio as áreas da energia, água e resíduos.
Fotografia: Crédito Veolia – Christophe Daguet-Majani

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta