A Panerai Transat Classique 2012 já está a caminho de Barbados. Depois da partida de Cascais no dia 2 de Dezembro, num ambiente de grande entusiasmo e emoção e com excelentes condições meteorológicas a frota de veleiros clássicos tem agora pela frente o desafio de atravessar o Atlântico para chegar a Barbados.O início da única regata transatlântica de barcos clássicos contou com a participação do lugre Creoula, da Armada Portuguesa, que assinalou a largada para os veleiros participantes. Ao primeiro sinal o veleiro Corto ganhou vantagem seguido pelo White Dolphin e pelo The Blue Peter, também participante de longa data nas regatas que a Officine Panerai apoia. Um a um os veleiros alinharam-se no horizonte proporcionando um espetáculo único e marcando o começo de uma regata preparada ao longo de meses.
Depois do entusiasmo do dia de partida e da primeira noite no mar, as equipas da Panerai Transat Classique 2012 estão a entrar no ritmo da regata. O Croix des Gardes cuja tripulação é constituída apenas por quatro pessoas – duas são crianças de 6 e 7 anos – teve oportunidade de ver os primeiros golfinhos durante a sua rota. O Red Hackle está focado na regata e apostado em ter a melhor performance possível para a travessia. White Dolphin perdeu a vela spinnaker e alguns nós de velocidade. O The Blue Peter passou a liderar a frota e o Marie des Isles e Gimcrack seguem cerca de 80 milhas atrás.
No segundo dia, os desafios começaram a surgir e White Dolphin e Gimcrack já relataram pequenos incidentes. Persephone foi obrigado a parar depois de encontrar uma rede com 80cm de comprimento pendurada na hélice. Perdeu alguns nós mas conseguiu recuperar e segue junto dos veleiros que comandam a Panerai Transat Classique 2012:The Blue Peter, Gwen Even, Valteam, White Dolphin e Corto com posições que mudam hora a hora.
As previsões iniciais apontam para os primeiros dias de prova com vento a soprar de Nordeste mas a frota aproxima-se de uma zona sem vento junto das ilhas Selvagens, no arquipélago das Canárias, que possivelmente vai prolongar o tempo de passagem e desafiar a tripulação.
Na frota de barcos clássicos que integram esta regata estão incluídos alguns dos grandes protagonistas da história da vela clássica. O primeiro veleiro a chegar a Barbados, para além de conquistar mais um marco importante para sua história, vai receber ainda um relógio Luminor 1950 Rattrapante 8 Days Titanio 47mm com gravação do logotipo Panerai Transat Classique 2012 no verso da caixa. Trata-se de uma edição especial exclusiva criada pela Officine Panerai, marca florentina de alta relojoaria cuja origem está associada ao fornecimento de instrumentos para a Marinha Italiana e que ao longo do tempo tem vindo a promover a vela clássica.
A Panerai Transat Classique 2012 está a caminho de Barbados. Em www.transatclassique.com é possível acompanhar o percurso da frota.
Vencedor da regata recebe uma edição especial da Officine Panerai
0
Partilhe