António Fontes, velejador solitário, completou a Mini Transat 2015 em 13.º lugar, após um total de 24 dias, 23 horas, 14 minutos e 34 segundos no mar.
Apesar de ter concluído a segunda etapa, entre Lanzarote (Arrecife) e Guadeloupe (Point a Pitre), no top 10, o tempo obtido na primeira etapa, de França (Douarnenez) até às Ilhas Canárias, valeu-lhe três posições na classificação geral.
O velejador, que foi apenas o segundo português a participar nesta exigente regata, confessa-se “feliz por ter conseguido realizar este sonho. Apesar de todas as dificuldades que senti ao longo desta segunda etapa, alcancei o grupo da frente”.
Depois de ter percorrido quase quatro mil milhas, o skiper português, que é apoiado pela Meritis – Associação de Apoio ao Jovem, revela as peripécias que enfrentou nos últimos 16 dias de viagem: “de início tive apenas receio do cansaço, porque não estava a conseguir dormir, embora me obrigasse a ficar na cama durante os 20 minutos em que podia descansar. Depois, desde spi médio que explodiu no sétimo dia, às nuvens que começaram a aparecer na 10.ª jornada – e que me obrigaram a ficar parado muito tempo – aconteceu um pouco de tudo”.
António Fontes partiu a 19 de setembro de Douarnenez, França, num barco à vela de 6.5 metros – sem assistência e comunicação – rumo a Lanzarote para a primeira etapa da prova. Posteriormente, reiniciou a segunda etapa a 31 de outubro em Lanzarote, partindo em direção a Point-a-Pitre, Guadalupe, onde chegou na madrugada do dia 17 de novembro.
Para mais informações sobre a participação de António Fontes na Mini Transat 2015, por favor, consulte: https://www.facebook.com/Antoniofontesminitransat/
Principais destaques de carreira:
2015 – 3.º Lugar na regata AIR Valência
2014 – 6.º Lugar na regata Les Sables- Les Açores – Les Sables
2012 – 3.º Lugar no Campeonato Europeu de Match Racing
2010 – 3.º Lugar no Campeonato Europeu de Match Racing
2009 – 1.º Lugar na regata 200:2
2007 – 3.º Lugar na Copa del Rey classe IMS
2006 – 1.º Lugar na regata 200:2