A Direção da Regata da Volvo Ocean Race foi informada pelo SHK / Scallywag de um incidente de homem ao mar, ocorrido ontem (segunda-feira) à tarde, aproximadamente às 13:42 UTC.
A equipa, juntamente com o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo (MRCC), está a realizar uma operação de busca e resgate para recuperar o tripulante desaparecido, John Fisher (Inglês), que usava o equipamento de sobrevivência quando caiu ao mar.
A restante tripulação encontra-se bem.
O incidente ocorreu aproximadamente a 1.400 milhas a oeste do Cabo Horn.
O vento na área de resgate é de 35 nós do quadrante oeste, acompanhando o estado do mar. A temperatura da água é de 9 graus Celsius. Há luz do dia, mas as condições meteorológicas devem-se deteriorar nas próximas horas.
Dadas as condições meteorológicas, não é uma opção desviar qualquer um dos outros seis concorrentes da Volvo Ocean Race, que estão pelo menos 320 km mais a leste e a favor do vento, em relação ao SHK / Scallywag, para auxiliar na operação de resgate.
O MRCC identificou um navio a aproximadamente 400 milhas náuticas de distância e foi desviado para o local.
Comunicado de Richard Brisius, CEO da Volvo Ocean Race, sobre o acidente que envolveu o velejador John Fisher da equipa Sun Hung Kai / Scallywag:
“Esta manhã, estou extremamente triste em informar, que um dos nossos velejadores, John Fisher, da equipe Sun Hung Kai / Scallywag, se encontra presumívelnte perdido no mar.
Isto é de partir o coração a todos nós. Como velejadores e organizadores de regatas, perder um tripulante no mar, é uma tragédia que nunca queremos imaginar. Estamos arrasados e os nossos pensamentos estão com a família do John, amigos e companheiros da sua equipa.
Ontem, pouco depois das 13:00 UTC, a Direção da Regata da Volvo Ocean Race foi informado de uma situação de homem ao mar, pela equipa Sun Hung Kai / Scallywag.
Imediatamente coordenamo-nos com a equipa, bem como com o Centro de Coordenação de Resgate Marítimo, que localizou um navio e desviou-o para a zona do acidente. Mas, com a velocidade atual, ainda permanece a mais de um dia de distância.
Com o resto da frota da Volvo Ocean Race a cerca de 320 km e a favor do vento, enviá-los para trás contra o vento e com ventos fortes, não era uma opção viável.
A equipa Sun Hung Kai / Scallywag realizou uma busca exaustiva por várias horas em condições meteorológicas extremamente difíceis, mas não conseguiu recuperar seu companheiro de equipa.
Dada a temperatura da água fria e o estado extremo do mar, juntamente com o tempo que passou desde que ele caiu ao mar, devemos presumir que John foi perdido no mar.
Todos nós na organização Volvo Ocean Race enviamos nossas sinceras condolências à família do John, dos seus amigos e dos seus companheiros de equipa e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para apoiá-los neste momento tão difícil.
O Team Sun Hung Kai / Scallywag retomou a direção nordeste.
Na verdade, a equipa está atualmente em uma posição difícil – as condições estão a deteriorar-se e a previsão é de que o dia de hoje seja seja bastante severo.
A tripulação está, naturalmente, emocional e fisicamente exausta após o que acabaram de passar.
Agora, o nosso único objectivo é fornecer todo o apoio e assistência possível à equipa.
Temos a certeza, de que haverá muitas dúvidas sobre como um de nossos velejadores foi perdido no mar ontem.
Poderemos esclarecer isto mais tarde, quando a equipa nos passar toda a informação.
Hoje, nossos os pensamentos e orações vão para a família do John e toda a equipa do Scallywag.