Terminou, no passado dia 25 de Março, a Final Mundial da BMW Sailing Cup, na qual a equipa Portuguesa, liderada por John Tavares, alcançou o 2º lugar. A equipa que travou o duelo em casa Nova Zelândia – acabou por sair como a grande vencedora desta Final Mundial.
A Final Mundial da BMW Sailing Cup teve lugar em Auckland, Nova Zelândia. Entre os dias20 e 25 de Março as 7 equipas provenientes de Portugal, Alemanha, Nova Zelândia, Espanha, Itália, Malta e Hong Kong disputaram esta final a bordo de um veleiro FarrMRX.
Esta foi a primeira vez que Portugal participou na Final Mundial, uma vez que apenas em 2009 iniciou a sua própria competição nacional. John Tavares (skipper), Tiago Leal, Hélder Basílio, André Basílio e João Baganha, são os nomes que compõem a equipa vencedora da Final Nacional, em 2009, que agora tão bem representou Portugal ao alcançar este 2º lugar.
Durante os dias de regata o vento soprou sempre moderado a forte o que não facilitou a vida dos concorrentes. Numa primeira fase as sete equipas lutaram entre si para apurar as três melhores. Seguiu-se uma fase de repescagens onde a equipa de Portugal saiu vitoriosa alcançando o direito de ascender às meias-finais.
Num formato de match race à melhor de 5, as semi-finais foram disputadas entre Portugal e Itália, com vitória para a equipa portuguesa (2-0); e entre Nova Zelândia e Malta, com a mesma pontuação a favor da Nova Zelândia.
Ventos de 18 nós de sudoeste e mar agitado marcaram o último dia de regatas em Auckland e tornaram esta Final entre Portugal e Nova Zelândia num duro desafio.
No final, teve ainda lugar uma regata para apurar os 3º e 4º classificados, disputada entre Malta e Itália de onde Itália saiu vencedora.
As regatas nacionais da edição do BMW Sailing Cup 2010 têm já início em Maio, com a primeira regata a ter lugar no fim-de-semana de 22 e 23 de Maio, em Lisboa.
Posteriormente, terão lugar mais 2 regatas 19 e 20 Junho Lisboa; e 11 e 12 Setembro – Leixões. Os vencedores das 3 regatas irão posteriormente disputar a Final Nacional, em Outubro, da qual sairão os vencedores que, em 2011 irão representar Portugal em mais uma Final Mundial.
Recorde-se que a BMW Sailing Cup é uma das mais prestigiadas regatas internacionais para velejadores amadores. Além de proporcionar uma competição justa entre equipas não profissionais de velejadores, esta prova é particularmente interessante devido à sua orientação internacional, na qual cada equipa nacional vencedora tem hipótese de competir contra as restantes de outros países numa Final Mundial.
Portugal iniciou a sua participação neste projecto em Abril de 2009. Nesse ano, o projecto nacional arrancou com duas vertentes: BMW Sailing Academy (escola de Vela BMW) e BMW Sailing Cup (competição). No desenvolvimento deste projecto, o BMW Group Portugal estabeleceu uma parceria com a Terra Incógnita, empresa credenciada pelo Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos, que presta consultoria e apoio técnico ao BMW Group Portugal nas questões relacionadas com o desenvolvimento das duas áreas do projecto – a BMW Sailing Academy e a BMW Sailing Cup.
VELA: Portugueses sobem ao pódio na Final Mundial BMW Sailing Cup
0
Partilhe