VELA: Audi MedCup Circuit – Fantástico final coroa Bribón

0

O Mediterrâneo disse, no passado dia 30 de Agosto, adeus ao circuito Audi MedCup no ano de 2008 e fechou de modo brilhante. As palavras começam a faltar para elogiar o campo de regatas de Cartagena. Desta feita, o vento soprou fraco mas a emoção foi muita, até encontrar o vencedor do Troféu Região de Múrcia. A discussão pelo primeiro lugar foi feita metro a metro, com constantes trocas de liderança durante a 10ª e última regata.


Ganhou o Bribón, de José Cusí, deixando os argentinos do Matador, de Alberto Roemmers, na 2ª posição. O Bigamist 6, de Pedro Mendonça foi 5º nas duas do dia e acaba em 11º. Diogo Cayolla foi 7º no Caixa Galícia e o Desafio, do português Gonçalo Esteves e do espanhol Agustin Zulueta, faz o melhor resultado da temporada, sendo 3º classificado. O circuito de regatas líder mundial, tem final marcado para o nosso país, de 15 a 20 de Setembro, com a realização do Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, organizado pela João Lagos Sports.
Respeitando o passado histórico da cidade, pode dizer-se que Cartagena foi grande. Se durante a semana a incerteza dos resultados deixou os amantes da vela fascinados. O último dia foi a “cereja no topo do bolo”. Nervos à flor da pele, dezenas de barcos de espectadores e duas regatas impróprias para cardíacos.
A Comissão de Regatas, liderada pela espanhola Maria Torrijo, fez duas provas quase perfeitas. Na primeira, luta contínua entre os norte-americanos do Quantum e os ibéricos do Desafio. Moralizados, os homens de Paul Cayard (Desafio) levaram a melhor e, surpresa das surpresas, assumiam o comando do Troféu Região de Múrcia.
Com o vento a soprar fraco, Maria Torrijo decidiu avançar para uma segunda. Bribón e Matador discutiram a vitória final palmo-a-palmo. O Desafio e o Quantum afundaram-se na classificação. A última popa foi tremenda, mas o Bribón, desta feita sem o Rei Juan Carlos a bordo, mas com um super Dean Barker ao leme, alcançou o triunfo, o primeiro de um barco de 2007 na Audi MedCup ’08.


Para as cores portuguesas o final foi perfeito. O Bigamist 6, de Pedro Mendonça, que se estreou na MedCup em Cartagena, fez dois 5º lugares e terminou em 11º. O Desafio, de Agustin Zulueta e do português Gonçalo Esteves, acabou no pódio e Diogo Cayolla foi 7º classificado no Caixa Galícia.
O Atlântico recebe a derradeira etapa da Audi MedCup ’08. O vencedor será encontrado, entre 15 e 20 de Setembro, no Troféu de Portugal – Cidade de Portimão, organizado pela João Lagos Sports.
Troféu Região de Múrcia
Classificação após 10 regatas
1º Bribón
2º Matador
3º Desafio
4º Quantum
5º Mutua Madrileña
——
11º Bigamist 6

Classificação Audi MedCup após 5 etapas
1º Quantum
2º Bribón
3º Artemis
4º Matador
5º Platoon powered by Team Germany
——
18º Bigamist 6

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta