Durante dois dias de trabalho ficámos a conhecer melhor os projectos da Valiant, um dos principais construtores mundiais e tivemos a oportunidade de experimentar alguns modelos.
A marca de embarcações semi-rígidas Valiant há muito que é uma referência no sector e, agora, com a integração plena no Grupo Brunswick está a estruturar-se para fortalecer ainda mais a sua posição.
Durante dois dias, entre Vila Nova de Cerveira e Baiona (Espanha), tivemos a oportunidade de inteirarmo-nos das principais iniciativas que este construtor irá levar a cabo durante o ano de 2008 e experimentar o modelo da gama Vanguard, o 750 Cruiser.
É notória a actual forma de gestão da escola norte-americana com objectivos bem definidos e com uma estratégia clara.
Para 2008 são várias as novidades de modelos a apresentar. Está previsto o lançamento de quatro novos modelos V900 Cruiser, 620 Frazer, 620 Diesel e TM 470 destinados a segmentos de mercado diferenciados. O modelo V900 Cruiser é uma primeira aproximação ao mercado dos semi-rígidos de lazer, equipados com cabina e com um lay-out de embarcação day-cruiser. Este novo modelo ainda se encontra em fase de estudo tendo já sido construído o primeiro protótipo sendo que a motorização poderá ser interior ou fora de bordo. Com o modelo Frazer, a Valiant, dá um passo de gigante no que diz respeito ao design rompendo com a imagem clássica que até agora a tem caracterizado. Em relação ao comprimento, o novo Frazer deverá situar-se nos 6 metros. O modelo TM 470 é uma embarcação mais utilizada para trabalho.
A restante gama de modelos que compõem a actual oferta da Valiant irá receber alterações de pormenor de onde se destaca o reforço, em alguns modelos, do painel de popa para receber motores que são cada vez mais potentes e logo mais pesados.
Ao nível dos acessórios, a Valiant encetou uma renovação na sua oferta com um especial destaque para as novas consolas com um design moderno e com múltiplas funcionalidades.
O barco
O 750 Cruiser pertencem à gama Vanguard destinada a uma utilização em cruzeiro.
O 750 Cruiser estava equipado com o novo Verado 300 da Mariner, trata-se do expoente máximo da qualidade e conforto deste construtor. Com 7,49 m de comprimento, o 750 Cruiser demonstrou ser um barco muito seguro e confortável a navegar. É certo que as condições de mar eram as ideias para um passeio mas, é normalmente nestas condições que o utilizador deste tipo barco pensa em usá-lo. Se por um lado o conforto do 750 Cruiser é importante, não o é menos o motor. O novo Verado 300 da Mariner é algo de impressionante quer pela sua suavidade de funcionamento quer pela potência e mais do que tudo o silêncio.
O aspecto visual deste conjunto é um dos principais pontos fortes. A Valiant aposta forte neste segmento criando modelos com uma qualidade de imagem e de acabamentos digna de destaque.
O lay-out do 750 Cruiser é clássico. À proa temos diversos cofres quer para o cabo do ferro como para arrumos sendo que o conjunto tem uma forma de V. Para além de uma zona de estar pode ser transformado em solário com o rebatimento da mesa. A zona central é dominada por uma ampla consola com um banco integrado na sua frente. Esta consola é dupla e bastante envolvente para quem conduz e, no seu interior, está colocada uma geleira eléctrica. O piloto e co-piloto possuem um assento cofre com uma mesa rebatível. Junto ao painel de popa temos um assento duplo envolto por um arco de luzes em fibra. Também neste local temos o mastro de ski junto à plataforma auxiliar.
Todo o convés está coberto por teca sintética com anti-derrapante que lhe confere um bom acabamento. Ao nível da circulação, ele realizasse sem qualquer dificuldade sendo que os espaços junto à consola são suficientes para passar sem dificuldades.
Ao nível do equipamento standard o 750 Cruiser é um modelo bem apetrechado sendo que o construtor apenas propõe como opcionais a lona de fundeio e o top-bimini.
No nosso contacto experimentámos sentar em praticamente todos os locais da embarcação sendo que junto à consola central e no duplo banco de popa são os melhores sítios para sentar. Na parte da frente da consola e apesar de possuir pontos de apoio, o local é mais fraco. Nos flutuadores, a navegação é bastante agradável e segura devido aos inúmeros pontos de apoio existentes.
Ficha técnica do motor
Modelo Verado 300
Origem USA
Fabricante Mariner
Tipo 6 cilindros em linha, DOHC
Configuração 24 válvulas
Cilindrada (cm³) 2 598
Potência 300 Cv
Peso a seco 288 Kg
Preço 28 556
Importador Touron Portugal
Ficha técnica do barco
Modelo: Vanguard 750 Cruise
Origem: Portugal
Construtor: Valiant
Comprimento: 7,49 m
Comprimento interior: 6,20 m
Boca: 2,85 m
Largura interior: 1,60 m
Ø do flutuador: 0,60 m
Nº. de câmaras: 7
Peso: 773 kg
Motorização: Mariner Verado 300
Capacidade de combustível: 300 L
Preço: 24 801
Comercialização: Valiant