Pelo 9º ano consecutivo, a Escola de Vela da Lagoa organiza uma regata única em Portugal, nos próximos dias 26 e 27 de Junho
Iniciativa única em Portugal (e talvez na Europa) no domínio da vela ligeira, 24 Horas da Lagoa em Catamaran é mais do que uma mera prova desportiva. Organizada pela Escola de Vela da Lagoa e já na sua 9ª edição, esta regata aproveita os atributos naturais da Lagoa de Óbidos no que respeita à sua beleza e condições de prática de vela (e também de kite e windsurf) para promover na competição desportiva valores fundamentais da sociabilidade humana, o respeito para com os outros e a consciência da acção de cada um de nós no mundo.
Competir, sim, mas sem a tensão que nos exige o desenfreado quotidiano do nosso tempo, de que tanto ouvimos queixas mas que pouco fazemos para mudar.
Competir, sim, mas vendo nos adversários mais um estímulo para melhorar as nossas próprias capacidades do que um rival a subtrair.
Competir, sim, porque esse é também motivo para um convívio saudável entre os cerca de 140 participantes já inscritos (para além de familiares e amigos que sempre os acompanham), num ambiente descontraído e de festa que percorre todo o fim de semana.
A chave do sucesso das 24 Horas da Lagoa em Catamaran, que de ano para ano tem conhecido maior adesão quer ao nível do público quer da comunicação social, está nos pormenores da sua organização. As equipas são constituídas por grupos entre seis e dez pessoas, os quais, dois a dois, se esforçarão por manter permanentemente os seus barcos na água durante 24 horas consecutivas, num percurso entre bóias. A equipa vencedora é, obviamente, aquela que contar mais voltas durante a regata. O termo contar aplica-se aqui com toda a propriedade, pois são os próprios concorrentes que contam as voltas que cumprem ao longo da prova, comunicando o resultado ao júri da regata uma simples aritmética aplicada pelo júri aos resultados comunicados, detecta muito facilmente eventuais prevaricadores, podendo estes ser penalizados.
Mas a prova não se resume a isto. É que, enquanto dois dos elementos de cada equipa navegam nos seus catamarans, os restantes tripulantes encontram-se na praia a divertir ou a descansar. Para isso contam com inúmeras actividades paralelas ou simplesmente a recuperar forças para o turno seguinte com uma revigorante siesta,enquanto aguardam certamente só interrompida pelo jantar e a festa que se lhe segue.
Para este ano está previsto um workshop de socorrismo (muito útil neste tipo de actividades), a já ritual sessão de Yoga gentilmente orientada por António Ferreira do Centro da Juventude de Caldas da Rainha, dança do ventre, Hip Hop, musica ao vivo ….e outras surpresas.
Na verdade, é a boa disposição que habitualmente reina entre os participantes e todos os acompanhantes da prova que caracteriza o peculiar espírito competitivo das 24 Horas da Lagoa em Catamaran. É que, embora haja prémios para as equipas melhor classificadas, esses prémios não são melhores do que os que receberão todos os outros concorrentes são iguais para todos,. Afinal, esta é uma prova de resistência e o objectivo primeiro é participar e chegar ao final, de preferência muito bem disposto(a).
Sob a vigília da Lua Cheia, os concorrentes vencerão a noite, guiados pelas luzes e sons de festa na margem, sorrirão aos primeiros raios da aurora, até regressarem definitivamente à praia, às 14 horas do dia seguinte, Domingo, 27 de Junho
Como sempre, a prova conta com o patrocínio das empresas Águas do Oeste e Eletta Portugal que nos apoiam desde o início. Este ano contamos ainda com o apoio da empresa caldense Brás Gil cujas porcelanas têm vindo a ganhar destaque no panorama nacional. A todos, o nosso especial agradecimento !!.
Para saber mais: http://escoladeveladalagoa.com/
Uma competição diferente: 24 Horas da Lagoa em Catamaran 2010
0
Partilhe