Turismo náutico em destaque para as instituições da UE após evento EBI

0

Num evento de alto nível do Intergrupo do Parlamento Europeu sobre Mares, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras, a indústria e as instituições da UE reuniram-se para discutir as prioridades para a navegação de recreio e o turismo náutico. Seguiu-se o lançamento de uma declaração sobre “Desenvolver regras comuns para um turismo náutico verdadeiramente europeu”. O evento foi co-organizado pela Indústria Náutica Europeia e a Conferência das Regiões Marítimas Periféricas apresentando figuras-chave para a indústria a nível europeu.

O evento do Intergrupo do Parlamento Europeu sobre Mares, Rios, Ilhas e Zonas Costeiras (SEArica) foi co-organizado pela European Boating Industry (EBI) e pela Conferência das Regiões Periféricas e Marítimas (CPMR). O influente Intergrupo multipartidário, que abrange temas marítimos e interiores, reúne 107 deputados de 23 Estados-Membros diferentes e 6 grupos políticos. O evento teve como tema “Desenvolver um turismo náutico verdadeiramente europeu e sustentável”. Com cerca de 200 participantes inscritos, foi o cenário para uma conversa muito necessária e enriquecedora sobre os passos que as instituições da UE devem dar para garantir o futuro do turismo náutico europeu e da indústria náutica, que está intrinsecamente ligada à economia azul.
O evento terminou com o lançamento de uma declaração iniciada pelo eurodeputado Jan-Christoph Oetjen, vice-presidente da SEArica e vice-presidente da Comissão de Transportes e Turismo. A declaração estará aberta para que todos os atores, incluindo os deputados do SEArica Intergrupo, assinem nas próximas semanas. Sublinha a necessidade de um conjunto comum de regras para o setor do turismo náutico a nível da UE. As principais medidas destacadas são o reconhecimento de licenças de velejadores privados, o reconhecimento mútuo de qualificações de capitão, o desenvolvimento sustentável dos portos de recreio e navegação de recreio interior, bem como o alinhamento de taxas reduzidas de IVA em todo o setor do turismo para garantir condições de concorrência equitativas.
O anfitrião do evento, o eurodeputado Jan-Christoph Oetjen , comentou “ Como ouvimos na reunião do Intergrupo SEArica, é de vital importância que as instituições da UE apoiem o setor de turismo náutico. Na declaração apresentada no evento de hoje, retomamos os aspectos essenciais, que vamos pressionar para ver implementados a nível europeu .
O evento contou com alguns dos atores de mais alto nível da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu, bem como o Ministério Alemão dos Transportes e Infraestrutura Digital [i]. Falando pela indústria foram Roberto Perocchio (Assomarinas & Confindustria Nautica), Olivier Albahary ( Globesailor & FIN ) e Harald Kuhnle ( Kuhnle Tours & BVWW ). Eles destacaram que a abordagem para atividades em terra precisa ser replicada para a água, como as licenças de velejadores sendo tratadas da mesma forma harmonizada que as cartas de condução de automóveis.
Todos os oradores concordaram com a necessidade de uma abordagem mais europeia para abordar as questões destacadas no evento. Em um setor próspero, isso impulsionaria o crescimento sustentável do turismo náutico e da manufatura nos próximos anos.
Philip Easthill , Secretário-Geral da EBI disse “ Este evento de alto nível com o Parlamento Europeu SEArica Intergroup é de extrema importância para o setor de turismo náutico. É uma oportunidade sem precedentes que abrirá as portas para mais discussões e colaboração. O EBI não deixará o impulso parar aqui. Continuaremos trabalhando duro para garantir que o que foi discutido hoje, especialmente o que está refletido na declaração, seja traduzido em ação

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta