Francisco Lobato chegou na manhã de 25 de Setembro ao Funchal, local da escala da Transat 6,50, a Regata de Travessia em Solitário do Oceano Atlântico, entre França (La Rochelle) e Brasil (S. Salvador da Baía). Ao som do tema musical Força, interpretado pela luso-canadiana Nelly Furtado, Lobato entrou na Marina do Funchal como 17.º classificado na Classe Série, a vitória na etapa foi para Isabelle Joschke da classe Proto.
Isabelle Joschke |
Instantes após a chegada, Francisco Lobato revelava o cansaço natural de quase sete dias de intensa navegação: Estou bastante cansado. Na última noite não dormi nada e na anterior tinha dormido muito pouco, a juntar a isto, os três primeiros dias de prova foram muito cansativos.
O cansaço não tira, porém, a confiança enorme do velejador para a segunda etapa da regata, que liga o Funchal a São Salvador da Baía, onde acredita que pode chegar aos lugares de topo. A diferença para o primeiro é ainda recuperável. Essa é a minha principal preocupação, não olhando muito às posições classificativas. Se fizer uma boa regata, está tudo em aberto. Acredito que ainda posso chegar à vitória, mas o projecto não passa exclusivamente por esse objectivo, declarou Lobato.
A largada para a segunda etapa, que liga o Funchal a São Salvador da Baía, num percurso de 3100 milhas, foi dia 6 de Outubro.
Mais fotos: