Francisco Lobato cumpriu as mil milhas de navegação. Dez dias sem escalas no agreste Mar entre Lorient-Coningbeg-La Rochelle-Lorient.
Francisco Lobato cumpriu com sucesso as 1000 milhas fora de regata exigidas como uma das etapas de qualificação para a Transact 6,50 em 2007, a Travessia do Atlântico entre França e Brasil num barco de 6,50 metros. Estão assim amealhadas 1300 milhas, depois da primeira prova em Pornichet, de 300 milhas, e na qual o português terminou em sexto lugar com o seu BPI Pogo 2.As 1000 milhas fora de regata foram realizadas em dez dias, numa prova de resistência a um Mar agreste entre Lorient-Coningbeg-La Rochelle-Lorient (França-Irlanda-França). Era-lhe exigida uma navegação sem escalas e guiada pelos astros (sol e estrelas), ou seja, com recurso ao sextante e respectivos cálculos de astronomia.
Lobato partiu de Lorient a 10 de Maio, cerca das 19.25 horas e chegou a esta vila francesa 19 de Maio, pouco depois das 10 horas, extenuado mas feliz pela prova de fogo conquistada e a tempo de fugir aos 30 a 40 nós de vento e mar grosso previstos para as horas seguintes.
Nos dez dias de navegação, Francisco Lobato foi contactando por SMS a sua posição no Mar e quase em directo o Diário de Bordo. Toda a informação pôde ser acompanhada, sempre actualizada, pelo site do velejador. Fica o registo por ordem de datas mais recentes, da aventura vivida pelo atleta.
Sem tempo para descansar em condições, a próxima prova de Lobato e do BPI Pogo 2 arranca já hoje, 25 de Maio, decorrendo até dia 28: o Trophée “Marie-Agnès Péron”, com percurso de 200 milhas entre Douarnenez-Groix-Douarnenez.
Aceda ao Diário de Bordo – Francisco Lobato em www.franciscolobato.com