The Ocean Race pede ação pelo oceano e pelo clima na COP28

0

Na sua terceira participação consecutiva na conferência, The Ocean Race apela a uma mudança radical na proteção e restauração dos oceanos

A Ocean Race, muitas vezes descrita como o evento desportivo profissional mais longo e mais difícil do mundo, está na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas ( COP28) para apelar a que o oceano seja uma consideração fundamental nas negociações climáticas e para destacar como o desporto e os negócios podem ajudar a tornar uma diferença positiva para o planeta.

A cimeira internacional, que começa ontem (30.11) no Dubai, reunirá líderes mundiais para avançar na procura de soluções para enfrentar as alterações climáticas. Embora representantes dos países membros determinem ambições e responsabilidades e identifiquem e avaliem medidas climáticas, líderes empresariais, ONGs e o público em geral também participam no evento para partilhar soluções e acelerar ações.

Na COP28, a The Ocean Race aproveitará a sua experiência de trabalho na esfera pública e privada para apelar a maiores esforços para proteger o oceano, destacando o papel do oceano como vítima dos efeitos nocivos das alterações climáticas e como “herói climático”, que retém a maior parte do calor e do dióxido de carbono gerados pela queima de combustíveis fósseis. A regata também irá partilhar como está a reduzir as suas próprias emissões e destacar as suas iniciativas para inspirar ações climáticas e oceânicas, incluindo:

O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, recebe o bastão Relay4Nature na Ocean Race Summit Cabo Verde © Sailing Energy

1. Recolha de dados sobre a saúde dos oceanos. Durante a Ocean Race 2022-23, as equipes recolheram mais de 4 milhões de medições de 18 tipos de dados ambientais enquanto navegavam ao redor do mundo. Na COP28, o presidente da regata, Richard Brisius, discutirá o programa científico da regata em uma sessão sobre clima oceânico organizada pelo COI-UNESCO e pela OceanX. O evento centrar-se-á nos diferentes tipos de dados recolhidos – incluindo indicadores-chave das alterações climáticas, como a temperatura da água, o oxigénio dissolvido e o dióxido de carbono – e como estes são analisados por 14 organizações científicas líderes antes de serem incorporados em relatórios sobre o estado da economia. planeta.

2. Promover o apoio aos direitos dos oceanos. Durante a tarde, a Ocean Race acolheu uma “Recepção de Alto Nível sobre o Clima e os Oceanos” com a IUCN, a Plataforma Climática dos Oceanos e os Campeões de Alto Nível das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, num dos primeiros eventos focados nos oceanos na COP28. A Ocean Race partilhou o seu ambicioso objectivo de ajudar a garantir uma Declaração Universal dos Direitos dos Oceanos até 2030, o que lançaria uma abordagem global para proteger o nosso planeta azul com o direito dos oceanos de prosperar no centro. O evento teve como base os resultados das The Ocean Race Summits, uma série de eventos realizados nos quatro continentes centrados nos direitos dos oceanos, culminando num evento especial na sede das Nações Unidas durante a Assembleia Geral em Setembro.

3. Redução das emissões de gases de efeito estufa em 75% . Graças a uma série de medidas, incluindo o fornecimento de toda a energia a partir de fontes renováveis, a redução do pessoal que viaja para o estrangeiro e a redução drástica do número de contentores utilizados no evento, a Ocean Race 2022-23 produziu 75% menos gases com efeito de estufa em comparação com a edição anterior da regata.

4. Exortar a uma maior ação para proteger e restaurar o oceano. O Nature’s Baton, símbolo da Relay4Nature, uma iniciativa da The Ocean Race e do Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para os Oceanos, Peter Thomson, terá um papel central na COP28, apelando a ações urgentes em relação aos oceanos. Na preparação para a corrida de 2023, o Nature’s Baton visitou dez conferências intergovernamentais de defesa dos oceanos e foi apoiado por líderes mundiais, antes de navegar ao redor do planeta na The Ocean Race 2022-23. De seguida, levou as mensagens à Assembleia Geral das Nações Unidas num evento especial em Nova Iorque, em setembro de 2023.

5. Sensibilizar as crianças sobre as alterações climáticas e o oceano. Os programas de aprendizagem da Ocean Race foram criados para ajudar os jovens a compreender a importância de proteger o oceano. Os materiais, gratuitos e disponíveis em vários idiomas, explicam como o oceano está ligado ao clima e é crucial para a vida na Terra.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta