Teste Sealine SC47: Em Varazze, Itália – A emoção e a sensibilidade

0

Copyright © Texto e Fotos: Lobo do Mar.

A pureza de formas e a utilização de materiais que sejam confortáveis

Tought Times, Exciting Future (tempos difíceis, mas um futuro promissor) foram as palavras de Steve Coultate Director da Sealine quando no passado mês de Outubro recebeu em Varazze a imprensa internacional convidada para testar o novo Sealine SC47.
Steve Coultate explicou como a Sealine se está a preparar para enfrentar a presente conjuntura económica. A redução do nível de produção e a concentração de três das fábricas numa única em Kidderminster era já uma medida que estaria a ser pensada há algum tempo e vai inevitavelmente produzir uma redução considerável de pessoas cerca de 297 do total actual de 659.
“Esta é uma medida, embora difícil, muito importante e que nos vai fortalecer e preparar para quando o mercado iniciar a retoma”.
Também foi decidido não fazer o Salão de Londres mas cingiram a sua presença a um salão por país: Cannes, Southampton, Génova, Barcelona Düsseldorf e Moscovo.
“Temos que ponderar com muito cuidado a forma como vamos gastar o dinheiro e a estratégia da Sealine neste momento é apoiar a rede de distribuidores”.


Todas as acções que estão a ser tomadas acredita que vão torná-los mais eficientes e bem preparados para o futuro.
Nick Powel, Director de Marketing da Sealine falou um pouco sobre a nova identidade que criaram para a marca e qual o conceito por detrás da mesma.
“O conceito piramidal de Aventura no topo Santuário e Felicidade nas bases da pirâmide foi o que visualizámos após os resultados obtidos no inquérito exaustivo efectuado aos nosso clientes Sealine e a outros utilizadores de barcos. Iniciámos este estudo em Janeiro de 2007 e levou cerca de 18 meses passando por diversas fases, todas focalizadas nas necessidades e expectativas dos utilizadores. O que apurámos foi que na realidade quando uma pessoa compra um barco está basicamente a ganhar tempo. E entenda-se este tempo como tempo de aventura – a alegria de andar de barco que seja seguro, estável e confortável, – tempo de santuário aqui como um pouco o final da viagem e o bem estar que ela provocou e que é palpável e tempo de felicidade no sentido de partilhar estes momentos com a família e amigos”. Foram articulados todos estes dados e numa perspectiva de marketing criada uma emoção.


A navegar
O equilíbrio perfeito entre casco e a propulsão – Ideal para os passeios em família

O casco foi concebido para acolher o sistema de propulsão Zeus que a Cummins Mercruiser Diesel desenvolveu, e a navegar este sistema não tem paralelo. Com uma performance que tivemos oportunidade de comprovar, a manobra a bordo do SC47 é feita de forma muito fácil, responde com uma precisão e com uma suavidade nas curvas e contracurvas mantendo a estabilidade sem levantar a proa. Embora o sistema de propulsão possa funcionar em vários modelos a vantagem do SC47 é que são anos de investigação no design do casco que foi especialmente concebido para este sistema daí que o efeito é optimizado ao máximo e a sua eficiência pode ser medida. A mesma velocidade implica menos potência e poupança de combustível entre os 20 e 30%.
Se compararmos com um sistema de linha de veios a grande vantagem que aqui encontramos é que como os hélices estão paralelos à direcção do movimento do barco a potência é toda aproveitada no sentido de impulsionar o barco para a frente com maior eficiência e aproveitamento de energia, ao invés de levantar a proa perdendo-se energia.


Como o sistema Zeus utiliza os hélices em contra rotação e são montados em anéis isoladores de borracha, o ruído do motor e a vibração são significativamente reduzidos. A navegar registámos decibéis entre os 69 e os 76 a partir da posição de leme com o tecto completamente aberto e decibéis entre os 75 e 81 na área do cockpit mais à popa
Para além de todas as vantagens a navegar, é um sistema para todos ou seja, do skipper mais experiente ao iniciado, ancorar na marina ou num porto deixou de ser uma tarefa complicada e que pode ser feita por qualquer um. O joystick intuitivo possibilita manobrar a 360º portanto o cenário duma marina cheia de movimento deixou de ser assustador. Com a ligação Smart Craft é possível controlar todo o sistema.
Ao nível de consumos a progressão é relativamente suave sendo que às 2000 rpm temos um consumo de 62,9 L/h com 14 nós de velocidade e às 2800 rpm um consumo de 112,6 L/h para uma velocidade de 24.2 nós.
O SC47 estava equipado com dois Cummins MerCruiser Diesel QSB 5.9 de 425 cv.


Interiores
Apartamento flutuante – Para estar com a família e amigos

Uma escada central leva-nos ao interior onde ressalta um design muito contemporâneo, espaço com muita luz dada pela janela no tecto bem como as janelas laterais abertas que também ajudam a que o ar no interior circule. Aqui o salão é muito espaçoso, com um sofá onde podem estar 8 pessoas e com mesa de jantar. A cozinha muito moderna e funcional com todos os equipamentos tem acabamentos em madeira, vidro e aço inoxidável.
Quando passamos para a master cabina a toda a largura do SC47 percebemos porque temos a sensação de estar num barco de maiores dimensões, a cama king size ainda permite uma chaise longue que pode ser usada como cama extra se for necessário. As duas vigias duplas com vista directamente para a água dão um toque único a este espaço. Muita arrumação e uma casa de banho privativa completam esta cabina.


A cabina do proprietário a toda a largura do SC47

Mais para a proa encontramos a segunda cabina com uma cama dupla e com compartimento de duche separado do lado de bombordo e a cada de banho do lado de estibordo.
Os acabamentos em carvalho estão presentes em todo o lado com a pele e o linho natural dos tecidos em cores de ameixa, verde lima e o castanho chocolate a darem o toque final a todo o ambiente.
A noção de apartamento flutuante está aqui bem patente. A ideia de férias com todo o conforto e em família é explorada neste modelo até á exaustão seja pelo número de espaços onde se pode dormir seja pelo número de espaços onde se pode estar e pela quantidade de arrumação existente.


Painel de instrumentos completo com Display Série E 120 da Raymarine

Exteriores
Alguns traços das marcas de luxo – Presentes no projecto Sealine

A começar pela forma do casco este projecto não deixa ninguém indiferente e é á partida logo identificável. As linhas esguias promovem a dinâmica do casco e o resultado é uma navegação estável e segura em todas as velocidades. Os cascos têm opção de acabamento do branco ao azul Sealine, castanho-escuro e amarelo. Qualquer uma destas cores é complementar em relação à estrutura do tecto em castanho-escuro.
O modelo SC47 torna, mais completa a gama desportiva deste fabricante. A característica janela pára-brisas panorâmica e o sistema de abertura do tecto que está embutido numa moldura em castanho-escuro são bem demonstrativos do cuidado com os pormenores e funcionalidades. O tecto de abrir em lona com sistemas de funcionamento eléctrico ou manual transformam em segundos o cockpit num espaço totalmente fechado. As portas recolhem em orifícios próprios e são facilmente fechadas ou abertas a partir do interior. Segurança e eficiência são dois parâmetros chave utilizados em todas as áreas do barco incluindo nas passagens simétricas em ambos os lados do convés que ganharam aqui um espaço extra.


O solário do lado oposto ao posto de comando acaba por ser um dado completamente novo

O open space do cockpit acaba por ser uma área para o convívio e o descanso em grande conforto. Com um sofá muito amplo que está em paralelo com uma chaise longue e com a mesa de jantar ao meio. Esta mesa é amovível e pode ser retirado no caso de se pretende manter o espaço completamente desimpedido. A cozinha no cockpit está equipada com tudo o que é essencial, para receber a família e os amigos. Desde o lavatório, grelhador, frigorifico, geleira e muita arrumação.
Como a própria filosofia do design indica também o posto de comando é para partilhar com um banco para duas pessoas e o solário logo ao lado o que constitui uma solução completamente inovadora. Espaço perfeitamente dotado para receber grupos com alguma dimensão.


Espaço interior, amplo, luminoso e muito equilibrado onde predominam os tons terra

A nossa opinião
O design Britânico com um toque italiano – Feito para partilhar

Este constitui um primeiro projecto dentro da nova filosofia da Sealine e com o designer Carsten Astheimer na liderança. Começou a ser elaborado há já dois anos e com muitas horas despendidas no seu aperfeiçoamento e testes exaustivos, bem como em estudos do mercado para aprofundar quais a reais expectativas do cliente da marca Sealine. Criar algo de novo neste universo e evitar que os barcos se parecem com outros que já existem é um verdadeiro desafio. O que é relevante é criar a tal imagem de marca com características que a identificam de imediato. Pensamos que a Sealine tenha conseguido isso mesmo quando chama a si 4 atributos essenciais: pureza de formas; sentido de ordem; utilização de materiais confortáveis e amigos do ambiente e um cunho Britânico com um equilíbrio harmonioso de opostos. Estes atributos podem ser verificados tanto no design exterior como no interior. A própria utilização das madeiras privilegiando o carvalho, a teca e a nogueira, a influência do design italiano para além da noção de barco apartamento para estar com a família e amigos. O cockpit é muito open space e o salão ganha um comprimento estendendo-se bem para a popa o que dá a sensação de ser um barco acima dos 14, 30. Nas cabinas a própria introdução de alguns elementos surpresa como os motivos florais nalgumas paredes é outro aspecto interessante.
Também de realçar para um barco de 14,30m é a sua largura de 4,48m. Uma proporção geralmente só atingida em barcos de maiores dimensões.


A cozinha no cockpit completamente integrada e dissimulada.

O que achamos deveras curioso foi a opção pelo solário na área junto ao posto de comando e não à popa como é mais usual, na nossa opinião funciona perfeitamente mas aí depende muito do gosto de cada um.
Aconselhamos uma visite ao site da Sealine (www.sealine.com) onde tem uma animação em 3 D e que lhe dá uma ideia muito aproximada deste excelente modelo.
Também foram aqui revelados alguns projectos para o futuro próximo e o mais eminente o lançamento dum novo projecto de luxo o T60 Aura, início de 2009 concebido em relação estreita com o Grupo Conran reconhecido pela seu design de casas inglesas. E mais para o Verão a versão Fly



Ficha Técnica
Modelo Sealine SC 47
Construtor Sealine
Origem Inglesa
Designer Carsten Astheimer e equipa da Sealine
Comprimentos 14,30m
Boca 4,48 m
Calado 1,20 m
Peso 14.000kg
Capacidade de combustível 1500 L
Capacidade de água 505 L
Lotação 8 dormidas
Motorização 2 x Cummins MerCruiser Diesel QSB 5.9 de 425 cv.
Preço desde £ 366,000
Comercialização Náutica Capital

Medições
Teste efectuado com carga 100% combustível + 100% água mais 4 pessoas a bordo.
Rpm Nós
2000 14,0
2200 17,2
2400 20,0
2600 22,2
2700 23,0
2800 24,2
3000 27,5
3200 30,5
3430 33,9

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta