A Câmara Municipal de Cascais e a Agência Cascais Atlântico instalaram no Centro de Interpretação Ambiental da Ponta do Sal, em São Pedro do Estoril, um miradouro virtual. Este equipamento, desenvolvido pela empresa portuguesa YDreams, visa aumentar a informação disponível sobre o património natural abrangente da Ponta do Sal, com especial enfoque na Zona de Interesse Biofísico das Avencas (ZIBA).O miradouro virtual – Virtual Sightseeing – é um sistema exterior de observação que permite ao visitante aceder a conteúdos naturais, paisagísticos e informativos sobre a paisagem que o rodeia. Resulta da adaptação das novas tecnologias ao modelo dos miradouros ópticos tradicionais, com uma câmara para visualização de imagens e um computador para processar e disponibilizar a informação, tudo em tempo real.
A grande vantagem deste sistema de visualização moderno é a sua capacidade para contextualizar o espaço envolvente, disponibilizando informação virtual sobre os diversos locais de interesse à medida que estes ficam visíveis no ecrã do miradouro, através de uma exploração simples e intuitiva.
O interface do sistema é um ecrã táctil no qual se visualiza a paisagem da Ponta do Sal, onde, através da selecção feita pelo utilizador, é disponibilizada informação sobre o património natural do local, sob a forma de som, texto, fotografias ou vídeo.
Os conteúdos do miradouro incidem em pontos notáveis como o Forte de Santa Marta, Praia das Avencas, Cidadela de Cascais, Praia da Moitas, Marégrafo de Cascais, Praia de São Pedro do Estoril, Marina de Cascais, Ponta do Sal, Praia do Tamariz, Torre do Bugio e Baía do Cascais.
Com este projecto, as entidades promotoras criam, no Centro de Interpretação Ambiental de Ponta do Sal, um factor de diferenciação face a outros centros semelhantes, equipa o espaço com um instrumento inovador que privilegia a interacção do visitante com o património biofísico envolvente e gera um elemento de disseminação e integração de conteúdos na área do património natural de Cascais.
Para Carlos Carreiras, presidente da Cascais Atlântico e vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais, este é mais um passo inovador do concelho, que satisfaz os requisitos da modernidade, através de um equipamento digital, cumprindo simultaneamente a dupla missão de informar os munícipes sobre o património natural da sua zona de residência e sensibilizar a população para a importância das questões ambientais.
Sobre a componente interactiva, Edmundo Nobre, co-fundador e Administrador da YDreams, refere que o Virtual Sightseeing® utiliza tecnologia inovadora de Realidade Aumentada uma forma de explorar o meio envolvente que combina elementos reais e virtuais. Estes equipamentos têm uma expressão pioneira em Portugal, sobretudo a nível de valorização do património municipal, como acontece agora em Cascais.
A Cascais Atlântico é a Agência Municipal dedicada às actividades relacionadas com o mar, na perspectiva da valorização ambiental, dinamização económica, inovação e competitividade, assim como da promoção sócio-cultural. Outros dados sobre a agência e a sua actividade poderão ser encontrados em www.cascaisatlantico.org.
TECNOLOGIA: Ver, Ler e Ouvir a Paisagem mais de perto – Com o miradouro virtual
0
Partilhe