Tagus Innov – Open Program for a Sustainable Port: Revelados os três vencedores da 1ª edição

0

O Porto de Lisboa, o Fórum Oceano e a Beta-i anunciaram os três vencedores da primeira edição do Tagus Innov, o programa de inovação aberta que visa transformar o ecossistema portuário através da experimentação de novas tecnologias e soluções inovadoras.

Durante o Sharing Day do Tagus Innov, realizado no Porto de Lisboa, foram revelados os nomes das start-ups, escolhidas para implementar projetos-piloto com as soluções de inovação que apresentaram a concurso neste programa de inovação aberta, que teve a sua primeira edição focada em soluções para a área de lazer e turismo marítimo.

Start-ups vencedoras e respetivas inovações:
DeepNeuronic: Uma solução baseada em inteligência artificial para otimizar a segurança e proteção nas áreas portuárias.
Nudgd: Solução que utiliza a psicologia comportamental para incentivar práticas sustentáveis e eco eficientes nos espaços portuários.
NILG.AI: Plataforma digital para a análise de dados com recurso a inteligência artificial para promover a digitalização e a simplificação dos procedimentos.

Isabel Moura Ramos, vogal do Conselho de Administração do Porto de Lisboa (APL) com pelouro de estratégia e Inovação, destacou que «o Tagus Innov é parte integrante da estratégia mais ampla do Porto de Lisboa para se posicionar como um catalisador de uma economia descarbonizada, digital e circular. A APL alocou um investimento inicial de 360 mil euros para este Programa e tem como ambição captar investimento privado e europeu até um milhão de euros, nos próximos três anos». Isabel Moura Ramos salientou ainda que «o Tagus Innov tem estreita ligação com outros portos internacionais, nomeadamente através de memorandos de entendimento assinados recentemente com o Porto de Barcelona e o Porto de Santos, no Brasil. Estes acordos visam a partilha de iniciativas de inovação e a criação de uma rede colaborativa de portos “inteligentes e verdes”».

«O Portugal Blue Digital Hub é uma plataforma central na transição digital do setor marítimo-portuário, desempenhando um papel crucial na integração de tecnologias avançadas e na promoção da sustentabilidade e eficiência energética. Este projeto reflete uma visão estratégica de longo prazo para a modernização das infraestruturas marítimas em Portugal, alinhando o país com as melhores práticas internacionais e impulsionando a economia azul de forma sustentável, digital e tecnológica», indica Carlos Pinho, Portugal Blue Digital Hub, Lead Manager.

O Porto de Lisboa, «reconhecendo a importância do Portugal Blue Digital Hub, tem investido fortemente em inovação e digitalização. Mais do que otimizar operações, o Porto de Lisboa aposta na criação de uma infraestrutura preparada para os desafios de uma economia global, digital e verde. Através do programa Tagus Innov, o Porto de Lisboa está a posicionar-se como um exemplo de competitividade e inovação à escala mundial, com o apoio crucial do Portugal Blue Digital Hub», refere Ruben Eiras, Secretário-geral do Fórum Oceano.

O objetivo do Tagus Innov é transformar o Porto de Lisboa num “laboratório vivo”, testando inovações que irão reforçar a sua capacidade como um porto mais inteligente, verde e resiliente. Além de promover o desenvolvimento de novos processos e tecnologias, o programa visa também atrair talento, captar investimento privado e fomentar a internacionalização.

A primeira edição do programa Tagus Innov foi lançada pelo Porto de Lisboa em parceria com o Fórum Oceano e com a Beta-i, no âmbito da iniciativa Portugal Blue Digital Hub, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). No entanto, as próximas edições poderão ter outro contexto e envolver novos parceiros.

Nesta edição inaugural, as três vencedoras foram escolhidas entre um total de 94 candidaturas, através de um processo rigoroso, liderado pela Beta-i, parceiro estratégico do Tagus Innov com ampla experiência em inovação empresarial, e no final de um bootcamp intensivo, com apenas oito finalistas, onde as start-ups tiveram a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a equipa do Porto de Lisboa e com o ecossistema marítimo e turístico, refinando as suas propostas de solução.

Durante os próximos meses, com o apoio técnico e logístico da APL e dos parceiros do programa as soluções serão testadas no terreno, através de projetos-piloto que vão contar com recursos humanos e acompanhamento especializado fornecidos pelos Parceiros do Tagus Innov. O objetivo é cocriar modelos de negócio que possam ser escaláveis e replicáveis em outros portos, nacionais e internacionais.

Fruto do sucesso desta primeira edição, o Tagus Innov já tem planos para a sua expansão. A próxima edição será lançada já em 2025 e será dedicada ao tema Portos Inteligentes e Verdes. Está previsto o alargamento do Programa ao Porto de Setúbal, em colaboração com o Porto de Lisboa, reforçando a capacidade de ambos como polos de inovação no setor portuário e marítimo.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta