Taça América – Emirates Team New Zealand feliz com regresso a Cascais

0

Os primeiros contentores com os AC45 que, entre 6 e 14 de Agosto, vão competir em Cascais na etapa inaugural da America’s Cup World Series, começaram a chegar a Portugal. Vindos da Nova Zelândia, trazem dentro os cascos e a espectacular “vela-asa” dos 45 pés (cerca de 13 metros) que serão agora montados pelas equipas de terra e estarão prontos para treinar a partir de meados de Julho.
Uma das nove equipas que estará em Cascais, é o Emirates Team New Zealand (ETNZ), duas vezes vencedor da America’s Cup. Grant Dalton, CEO do ETNZ, mostra-se muito satisfeito com o regresso a águas cascalenses: “Estamos muito felizes por voltarmos. Temos excelentes recordações de Cascais e das regatas dos TP52. Julgo que vamos assistir, não apenas a um momento histórico na America’s Cup, mas também a oito dias de regatas emocionantes e muito competitivas”, afirma.
Para a mítica tripulação “kiwi” a adaptação aos catamarãs está a ser progressiva: “Antes do AC45 ter sido enviado para Portugal, estivemos a treinar diariamente e temos também participado com bons resultados nas Extreme Sailing Series. A transição do monocasco para o multicasco está a ser feita de forma tranquila mas já percebemos, na preparação que temos feito em Auckland, que estes barcos são espectaculares quando levados ao limite”, refere Grant Dalton.
O experiente velejador neozelandês espera que o Emirates Team New Zealand se estreie da melhor forma em Portugal: “O campo de regatas de Cascais é fantástico. As “velas-asa” são uma novidade para todas as equipas e vamos todos estar a aprender. Cascais representa a primeira oportunidade de conhecermos o valor dos nossos adversários e passámos muitas horas na água para nos apresentarmos ao mais alto nível”, conclui Grant Dalton.
Os participantes na 34ª America’s Cup são (país, equipa, clube)*:
China – China Team, Mei Fan Yacht Club
França – Aleph – Équipe De France, Aleph Yacht Club
França – Energy Team, Yacht Club de France
Itália – Venezia Challenge, Club Canottieri Roggero di Lauria
Nova Zelândia – Emirates Team New Zealand, Royal New Zealand Yacht Squadron
Coreia do Sul – Team Korea, Sail Korea Yacht Club
Suécia – Artemis Racing, Kungliga Svenska Segel Sallskapet
Estados Unidos– ORACLE Racing, Golden Gate Yacht Club, (Defender)
Espanha – Green Comm Racing – Real Club Náutico de Valência

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta