Os primeiros contentores com os AC45 que, entre 6 e 14 de Agosto, vão competir em Cascais na etapa inaugural da Americas Cup World Series, começaram a chegar a Portugal. Vindos da Nova Zelândia, trazem dentro os cascos e a espectacular vela-asa dos 45 pés (cerca de 13 metros) que serão agora montados pelas equipas de terra e estarão prontos para treinar a partir de meados de Julho.
Uma das nove equipas que estará em Cascais, é o Emirates Team New Zealand (ETNZ), duas vezes vencedor da Americas Cup. Grant Dalton, CEO do ETNZ, mostra-se muito satisfeito com o regresso a águas cascalenses: Estamos muito felizes por voltarmos. Temos excelentes recordações de Cascais e das regatas dos TP52. Julgo que vamos assistir, não apenas a um momento histórico na Americas Cup, mas também a oito dias de regatas emocionantes e muito competitivas, afirma.
Para a mítica tripulação kiwi a adaptação aos catamarãs está a ser progressiva: Antes do AC45 ter sido enviado para Portugal, estivemos a treinar diariamente e temos também participado com bons resultados nas Extreme Sailing Series. A transição do monocasco para o multicasco está a ser feita de forma tranquila mas já percebemos, na preparação que temos feito em Auckland, que estes barcos são espectaculares quando levados ao limite, refere Grant Dalton.
O experiente velejador neozelandês espera que o Emirates Team New Zealand se estreie da melhor forma em Portugal: O campo de regatas de Cascais é fantástico. As velas-asa são uma novidade para todas as equipas e vamos todos estar a aprender. Cascais representa a primeira oportunidade de conhecermos o valor dos nossos adversários e passámos muitas horas na água para nos apresentarmos ao mais alto nível, conclui Grant Dalton.
Os participantes na 34ª Americas Cup são (país, equipa, clube)*:
China China Team, Mei Fan Yacht Club
França Aleph Équipe De France, Aleph Yacht Club
França Energy Team, Yacht Club de France
Itália Venezia Challenge, Club Canottieri Roggero di Lauria
Nova Zelândia Emirates Team New Zealand, Royal New Zealand Yacht Squadron
Coreia do Sul Team Korea, Sail Korea Yacht Club
Suécia Artemis Racing, Kungliga Svenska Segel Sallskapet
Estados Unidos ORACLE Racing, Golden Gate Yacht Club, (Defender)
Espanha Green Comm Racing Real Club Náutico de Valência
Taça América – Emirates Team New Zealand feliz com regresso a Cascais
0
Partilhe