Quando vi as primeiras imagens do Openbridge 55 pensei para comigo aqui está mais um barco italiano estilizado na mesma linha de tantos outros. Este é o erro em que se pode cair se fizermos uma observação menos cuidadosa…
O construtor Sogica fez, realmente, um bom trabalho com este seu modelo de estreia. O Openbridge 55 é um barco com padrões de qualidade acima da média onde todos os pormenores são cuidados e onde se nota que não existe a pressão de construir a qualquer preço. A estrutura financeira do estaleiro é familiar e, por isso, não existe a tensão, que encontramos na grande maioria dos principais construtores mundiais, entre produtor e a sua rede de distribuidores no sentido de realizarem números, apresentarem resultados!
A filosofia do construtor é de encontrar parceiros que entendam o produto e que o trabalhem de uma forma coerente. Os resultados apareceram de uma forma natural…
Esta forma de estar no negócio está bem retratada neste novo barco onde a inovação ao nível das formas se conjuga com um certo classicismo. O Openbridge 55 foi criado para quem gosta de andar rápido sobre o mar mas que não dispensa a segurança e o conforto. Para a velocidade e segurança o construtor aliou-se a dois parceiros com provas dadas para o fornecimento dos motores e propulsão a MAN e Rolls Royce respectivamente. A versão que tivemos a oportunidade de experimentar, a Conforto, é a mais suave sendo que com versão Sport (equipada com 2 x MAN 1360 Cv) o construtor garante mais de 50 nós de velocidade máxima.
O conforto é assegurado por uma concepção de lay-out inteligente e prática e o recurso a mobiliário e equipamentos de grande qualidade. A decoração é minimalista e assente em tons suaves.
A organização interior dos espaços, não sendo inovadora, é bem conseguida e pensada ao pormenor. A satisfação do utilizador final está sempre presente em todas as opções tomadas.
Penso que Portugal tem capacidade para absorver uma marca com estas características tendo em conta que é um modelo com personalidade e que cativa depois de termos a oportunidade de navegar nele.
A NAVEGAR
Não é todos os dias que navegamos num barco de 18 m de comprimento com um sistema de propulsão a jet. O Openbridge 55, na sua versão conforto, vem equipado com dois motores MAN de 1100 Cv cada e com um sistema de propulsão Kamewa waterjet desenvolvido pela Rolls Royce. As conjugações destes dois factores são impressionantes no comportamento do barco a navegar e nas manobras dentro da marina.
A Marina de Varazze, em Itália, foi palco do nosso contacto com o modelo único do construtor italiano Sogica. O Openbride 55 é um modelo de barco que não deixa ninguém indiferente em virtude às suas linhas arrojadas que misturam inovação com sobriedade.
Subidos a bordo e ligados os motores notámos a ausência de vibrações e as emissões de ruídos a níveis muito baixos o que proporciona uma vivência a bordo muito agradável. Mas uma das maiores surpresas ainda estava para vir. A saída dos pontões bem como a navegação até à saída da marina foi toda ela feita através de um pequeno joystick da Rolls Royce. A manobra foi realizada com uma suavidade e precisão pouco comum neste tipo de manobra não tendo sido necessário utilizar o vulgar motor de proa ou de popa.
A navegar em mar teríamos que confirmar as boas indicações que o conjunto já tinha dado. Os primeiros instantes foram dedicados a um esclarecimento prévio do equipamento a bordo e suas funções mas já com os motores quentes começámos a puxar pelo conjunto. Rapidamente nos apercebemos do potencial do conjunto com uma entrega de potência progressiva e feita de uma forma suave sendo que a velocidade de cruzeiro situou-se nos 37 nós às 2233 rpm. As condições de mar eram boas, apresentando-se com uma pequena ondulação e sem vento. Experimentámos navegar contra a onda a uma velocidade de 39 nós e o conforto a bordo manteve-se de seguida, curvámos a 40 nós de velocidade sem qualquer reacção estranha do conjunto e sem bater.
INTERIOR
A concepção do interior do Openbridge 55 é mais conservadora e a proposta do construtor é a de dois lay-outs distintos de três cabinas duplas ou duas cabinas duplas com uma terceira para o tripulante.
Ao nível do convés temos quatro zonas distintas para estar. Ao ar livre, temos junto à plataforma de popa um amplo solário situado sobre a garagem, seguido de um sofá em forma de C com uma mesa e um bar de apoio equipado com frigorífico, grelhador e lavatório. No sector coberto temos a bombordo um sofá com mesa mesmo junto à porta envidraçada seguida do posto de pilotagem duplo com uma chaise-longue.
A um nível inferior temos as cabinas e a cozinha. A cabina do proprietário fica situada a meio da embarcação e ocupa toda a largura do barco.
Ficha técnica
Modelo Openbridge 55
Construtor Sogica
Origem Itália
Comprimento total 17,80 m
Comprimento do casco 16,90 m
Boca 4,27 m
Deslocamento 27 Ton.
Capacidade de combustível 3 000 L
Capacidade de água 500 L
Cabinas 3
Lotação 14
Motorização 2 x MAN 1100 Cv
Propulsão 2 x Kamewa Rolls Royce FF410S
Preço Consultar
Importador Náutica Infante Sagres (Tel. 289 300 960)
Ficha do motor
Modelo V10 1100CRM
Fabricante MAN
Origem USA
Nº. de cilindros 10
Configuração V90º
Combustível Gasóleo
Potência 1 100 Cv
Peso 1 750 kg
Velocidades
1267 rpm / 9,4 nós
1800 rpm / 11,2 nós
2000 rpm / 19 nós
2150 rpm / 31,8 nós
2233 rpm / 37,8 nós
2390 rpm / 42,9 nós
2390 rpm / 45,4 nós