O último sistema de navegação da Simrad, o Glass Bridge System (GB60), para iates de grande dimensão e barcos mais pequenos mas tecnicamente sofisticados, tem sido muito procurado nos salões náuticos de todo o mundo, desde que foi apresentado em Julho. Os últimos eventos do circuito náutico, Génova, Monaco e Fort Lauderdale, geraram grandes volumes de negócios para a empresa norueguesa.Os sistema é altamente flexível, dando aos proprietários e à tripulação um controlo total da embarcação e do panorama em redor. A Simrad salienta que o sistema se adapta facilmente aos iates e é compatível com o uso de alta tecnologia.
En relação às especificações técnicas, o GB60 extremamente versátil, porque é composto por uma caixa negra com duplo processador. Os dados podem ser observados em monitores múltiplos, programáveis em seis modos de visualização – Vector Charts, Photo, Radar, NavInfo, Raster, 3D ou Vídeo e sempre em alta resolução.
Integração com alta tecnologia
Para expandir as capacidades deste sistema de navegação, a empresa lançou recentemente uma nova série de monitores Glass Bridge, disponíveis nas versões de 12, 15 e 19 polegadas. Apesar de serem os mais pequenos do mercado, com uma dimensão 25% inferior à oferta média, os ecrãs não são comprometidos. O espaço da ponte e da consola no interior do barco são virtualmente aumentados, porque mesmo os ecrãs de maior dimensão passar a caber no espaço dos monitores mais reduzidos.
O utilizador pode integrar monitores múltiplos com o barco e controlar até três em simultâneo, com apenas uma caixa GB60. Na zona de descanso do braço pode ser instalado um painel de controlo, de forma a operar-se o sistema a partir da ponte.
O sistema GPS da Simrad também pode ser integrado com o GB 60 e com o piloto automático, já que o equipamento de navegação é compatível com o SimNet e o NMEA 2000. O mesmo se passa com o sistema de entretenimento a bordo.
No planeamento de rotas, a calculadora ETA consegue fazer estimativas do gasto de combustível, descortinar qual a melhor hora de partida e o tempo e velocidade necessárias para cumprir a viagem. Os gráficos disponíveis são os WorldWide Passport, da Jeppesen Marine, com informação completa, fotografias aéreas e via satélite, gráficos batimétricos 3D e topográficos, bem como informações sobre ondas, correntes, portos e serviços. No fundo, este sistema combina todas as informações para viajar com segurança e conforto.
A Simrad faz parte do grupo Kongsberg Maritime e nasceu em Oslo em 1947. O seu negócio é o fabrico e comercialização de equipamentos electrónicos de navegação, radares e sondas sonoras para a pesca. A Simrad é representada em Portugal pela Nautel, Lda. (www.nautel.pt)