A estreia napolitana do Panerai Classic Yachts Challenge terminou com a vitória do Sirius e do Bufeo Blanco. Esta foi a primeira vez, nos nove anos de história do circuito, que a empresa de alta relojoaria sedeada em Florença patrocinou a Le Vele dEpoca a Napoli, que é organizada pelo prestigiado Reale Yacht Club Canottieri Savoia em colaboração com o Gabinete de Vela do Pessoal da Marinha Italiana.34 veleiros, no total, competiram nas quatro provas, em boas condições, com ventos de cerca de 10-12 nós. A competição decorreu entre percursos mistos de triângulo e costeiros longos, com passagens até ao Scoglio del Vervece, uma pequena ilhota rochosa ao largo de Massa Lubrense, ou nas águas de Rotonda Diaz na Via Caracciolo de Nápoles, partindo e regressando à Baía de Pozzuoli. Antes da corrida do último dia, teve lugar uma Parada Naval que deu aos espetadores em terra a oportunidade de admirar, no seu conjunto, a espantosa frota clássica e vintage.
Os dois navios vencedores nas tabelas de resultados a contar para o Troféu de 2013 do Panerai Classic Yachts Challenge foram o Sirius (1937) na categoria Vintage (veleiros anteriores a 1950) e o Bufeo Blanco nos Clássicos (veleiros lançados entre 1950 e 1976). Ambos levaram para casa um relógio Officine Panerai como prémio. Tendo sido construído nos EUA com um design dos lendários Sparkman & Stephens, o Sirius é um New York 32, uma classe concebida nos anos 30 como embarcação oficial do New York Yacht Club. O Bufeo Blanco, por seu lado, é um cutter bermudense concebido e construído em Ligúria (Itália), em 1963, por Sangermani.
Os outros veleiros vencedores nas várias subcategorias da Le Vele dEpoca a Napoli foram: O Manitou, o yawl de 1937 no qual o Presidente J. F. Kennedy navegou nos anos 50 e 60, nos Veleiros Vintage com spm (segundos por milha) acima de 15; o Chin Blu III, de 1965, nos Veleiros Clássicos com spm abaixo de 15 e, por fim, o Stella Polare, o yawl histórico da Marinha Italiana, também construído em 1965, que ficou em primeiro lugar nos Veleiros Clássicos com spm acima de 15. A vitória da longa corrida de sexta-feira deu também ao Stella Polare o troféu Admiral Angelo Lattarulo, que deu o nome a este prémio por ser um frequentador e apoiante bastante ativo das regatas de vela clássica.
O Eilean, o embaixador da marca das Officine Panerai, uma embarcação de dois mastros de 1936, que levava a bandeira do Reale Yacht Club Canottieri Savoia nesta ocasião, não só conseguiu o segundo lugar na sua classe como ainda arrecadou o prémio da Parada Naval; por seu lado, o cutter de carangueja Mariquita, de 1911, venceu o prémio do veleiro mais longo em prova (31 metros). O Vanity V, de 1936, da classe internacional de 12 metros, foi premiado com o Marina Yachting Prix dElegance.
A terceira edição da Coppa dOro Eduardo Pepe (que recebeu o nome do anterior presidente do Yacht Club Canottieri Savoia) também decorreu durante a Vele dEpoca a Napoli. Reservada a Dragons, uma classe de elegantes barcos com quilha de 9 metros, concebida na Noruega em 1929, e decorrendo num percurso separado, a prova incluiu um total de oito corridas, nas quais o Dragon Buriana, de 1963, conseguiu facilmente ultrapassar os outros elementos da frota e obter uma merecida vitória no seu 50.º ano. Ao Burania seguiram-se, na classificação, o Tergeste (1950) e o Ausonia (1948), o primeiro Dragon a ser construído em Itália e recentemente enviado para restauro por Pippo Dalla Vecchia, o atual presidente do Reale Yacht Club Canottieri Savoia.
Após três etapas bastante preenchidas em junho (Les Voiles dAntibes, Argentario Sailing Week e Le Vele dEpoca a Napoli), o Panerai Classic Yachts Challenge continua em agosto, com uma visita a Minorca (X Copa del Rey, Espanha, de 27 a 31 de agosto), caminhando para o grande final da estação em Cannes, na Côte dAzur, para decidir quem serão os vencedores oficiais do circuito mediterrâneo de 2013.
Sirius e Bufeo Blanco triunfam na 3ª etapa Panerai Classic Yachts Challenge
0
Partilhe