O Diretor-Geral da Agência Espacial Europeia, Jan Wörner, e o administrador da NASA, Jim Bridenstine, assinaram um Memorandum of Understanding (MoU) para levar a Europa à Lua.
O acordo histórico fará com que os Estados-Membros europeus contribuam com uma série de elementos essenciais para o primeiro posto avançado humano em órbita lunar, conhecido como Gateway (Portal).
É a confirmação do compromisso da ESA em fornecer pelo menos dois Módulos de Serviço Europeus (ESM) que fornecem eletricidade, água, oxigénio e azoto para a aeronave Orion da NASA – com mais por vir. A ESA também terá três oportunidades de voo para astronautas europeus viajarem e trabalharem no Gateway.
O Gateway permitirá a exploração sustentável ao redor – e na – Lua, enquanto possibilita a investigação e a demonstração das tecnologias e processos necessários para conduzir uma futura missão a Marte. A contribuição da ESA para este esforço internacional, no âmbito do MoU, inclui a construção do habitat principal para os astronautas quando visitam o Gateway, conhecido como I-Hab.
Uma segunda contribuição, denominada ESPRIT, fornecerá comunicações aprimoradas, reabastecimento e uma janela semelhante ao observatório Cupola, construído na Europa, na Estação Espacial Internacional. Isto é consistente com o que foi aprovado pelos estados membros no Conselho da ESA a Nível Ministerial, Space19+, em Sevilha, Espanha, no ano passado.