Símbolos Cósmicos: o Mar

0

Entre 5 de março e 26 de abril, o Museu Dr. Joaquim Manso tem patente ao público “Símbolos Cósmicos: o Mar”, inserida na exposição “A Realidade do Imaginário”, que assinala os 30 anos do Centro Português de Serigrafia.
A exposição “A Realidade do Imaginário”, que assinala os 30 anos do Centro Português de Serigrafia, inaugura às 18h30 de 5 de março, simultaneamente em seis museus nacionais e num mosteiro emblemático da região Centro do país, com uma seleção das suas edições, num total de cerca de duzentas obras de igual número de artistas.
Associam-se a esta celebração, para além do Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, os Museus de Aveiro e Guarda, Museu Francisco Tavares Proença Júnior de Castelo Branco, Museus José Malhoa e da Cerâmica nas Caldas da Rainha, e o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha em Coimbra, numa iniciativa da Direção Regional de Cultura do Centro e do Centro Português de Serigrafia (CPS).
MarA exposição, comissariada por Maria João Fernandes (A.I.C.A., Associação Internacional de Críticos de Arte) e com direção artística de Alexandra Silvano, desenvolve em diversos núcleos, tematicamente, os motivos e os símbolos dos grandes Regimes Diurno e Noturno da Imagem, tal como são abordados pelo grande ensaísta e antropólogo francês Gilbert Durand.
O Museu Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, recebe um conjunto alusivo ao mar, “Símbolos Cósmicos: o Mar”, enquanto alguns dos mais belos livros e álbuns de arte editados pelo CPS se espalham pelos vários espaços.
A acompanhar, foi editado um catálogo que reproduz todas as obras apresentadas, inseridas nos respetivos núcleos, com textos introdutórios da Comissária.
Um verdadeiro deleite para os sentidos e um modo de festejar e partilhar a arte, que bem representa a filosofia que o Centro Português de Serigrafia vem desenvolvendo há trinta anos.
O CPS, que se afirmou no plano nacional e internacional, reconhecido por diversos prémios no estrangeiro, foi criado em 1985 por António Prates, apresentando, desde logo, vantagens significativas aos seus sócios. Com mais de duas 2600 edições, transformou-se num verdadeiro Museu ao alcance do grande público dos amantes da arte. Contribuiu de forma pioneira para a democratização cultural e empenha-se atualmente em estender as fronteiras da sua ação a nível internacional.

Do texto de apresentação de Maria João Fernandes, quando se refere aos estudos sintéticos por si efetuados sobre as edições do CPS, destacamos:

“Essas “frases” que fui pacientemente reunindo, formam hoje aquilo que considero “aproximações a uma gramática do imaginário”, que no contexto desta exposição, tenho oportunidade de esboçar. Na verdade percebemos que um tão vasto “manancial” de obras resultantes da livre expressão dos artistas possa revelar uma lógica oculta, uma estrutura a que inconscientemente obedecem e à qual toda a obra de arte “obedece”, a dos mecanismos ocultos da criação. A formulação que escolhi tem em vista a apresentação do que poderíamos designar como a “realidade do imaginário”. O “Dia” e a “Noite” surgem aí como metáforas do consciente e do inconsciente, transportando com os seus respetivos “Regimes” um vasto e assombroso cortejo dos símbolos, com as suas motivações culturais, sociológicas ou pulsionais (em relação com os reflexos primordiais), analisadas por Gilbert Durand. Trata-se neste caso, não de entrar com detalhe no complexo campo da teoria, mas de equacionar a prática das obras com o vasto magma de onde emergem, realçando traços gerais capazes de nos fazer adivinhar a chave do conhecimento simbólico.”
E, para concluir: “Trata-se em suma de reconhecer a existência de uma outra realidade, a da arte, com as suas leis e a sua lógica próprias, representada neste caso, pela exposição e pelas obras que nos ocupam, para através delas lançar luz sobre os grandes princípios do imaginário que as estruturam, ajudando a torná-los “legíveis”, permitindo a sua apreensão e comunicação junto de um grande público.”

Contatos úteis:
Museu Dr. Joaquim Manso
Rua Dom Fuas Roupinho Sítio, Nazaré
Tel. 262562801
E-mail: mjmanso@drcc.pt

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta