400 atletas júniores de 20 países estiveram 10 dias em Sesimbra para campeonato europeu de vela
O Campeonato Europeu de Júniores de Vela, organizado pelo Clube Naval de Sesimbra e decorreu de 3 a 11 de Julho, trouxe a Portugal cerca de 400 jovens e 200 barcos, de 20 países, com idades entre os 16 e os 24 anos. Prevê-se que este evento tenha revertido em mais de 1 Milhão de euros de retorno económico para a vila de Sesimbra.
“A vida é cheia de memórias e espero que estes jovens e as suas famílias, que os acompanharam, levem as melhores memórias de Sesimbra. Para nós foi um orgulho receber jovens de todo o mundo durante estes dias, que levem Sesimbra no coração e que voltem para treinar vela e para desfrutar do que temos para oferecer, estamos de braços abertos para os receber”, reforçou Francisco Jesus, Presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, durante a Cerimónia de Encerramento na Fortaleza.
Este campeonato é uma forma de promoção de Sesimbra como destino de mar, com excelentes condições para a prática de vela. Estiveram representados 15 países da Europa e 5 países do resto do mundo nesta competição, que se realiza anualmente em diferentes países europeus.
“Sesimbra deve promover-se não apenas no conceito de sol e mar, mas também no usufruto para a vela, para a náutica de recreio, para o mergulho, para o qual somos um dos principais spots do país e do mundo, entre outras atividades. Temos uma costa e muito património natural para explorar, de uma forma sustentada, que é o que nós queremos e que faz o posicionamento de Sesimbra”, acrescentou Francisco Jesus.
O campeonato dividiu-se em duas classes: classe 420 e classe 470. A classe 420 inclui jovens entre os 16 e os 21 anos e a classe 470 com idades compreendidas entre os 20 e os 24 anos. Ao longo dos seis dias de provas de qualificação, entre 6 e 11 de julho, decorreram duas regatas por dia de cada classe (420 e 470), em dois campos, um para cada classe.
No Open 420 o pódio foi espanhol, com o primeiro lugar alcançado por Martín Wizner Pérez-Lafuente e Pedro Ameneiro Amezafa e o terceiro lugar para Pablo Ruiz Ponce e Miguel Martínez-Fortún Groizard. O segundo lugar coube aos franceses Enzo Balanger e Gautier Tallieu Gueydan. No Open 420 feminino destaque para as francesas Clara Olive e Solenza Mariani. Nesta classe a melhor qualificação portuguesa vai para João Bolina e Rafael Rodrigues, que alcançaram o 11º lugar entre 98 equipas de todo o mundo.
Na classe 470 feminino o primeiro lugar do pódio vai para as alemãs Theres Dahnke e Birte Winkel, o segundo para as israelitas Yahel Wallach e Omer Bilia e em terceiro ficaram as francesas Paola Amar e Marine Riou. As portuguesas Mafalda Pires de Lima e Carolina João conseguiram o 15º lugar da classe.
No pódio masculino destaque para Israel, com o primeiro e terceiro lugares, alcançados pela dupla Maor Abu e Yoav Rooz e por Nitai Hasson e Tal Harari. Em segundo os húngaros Balázs Gyapjas e Zsombor Gyapjas. Destaque para o 12º lugar dos portugueses Diogo Costa e Pedro Costa.
Todo o campeonato decorreu com localização privilegiada, na primeira linha da praia do Ouro, no centro da típica vila piscatória de Sesimbra, em frente ao Hotel do Mar, com organização do Clube Naval de Sesimbra
“O Clube Naval de Sesimbra tem quase 90 anos de história e um contributo sólido para o crescimento da modalidade localmente, mas também a nível nacional. Receber este campeonato em Sesimbra é sinónimo de que estamos a cumprir a nossa missão na divulgação internacional da excelência das nossas águas para a modalidade, bem como reforça o investimento que temos feito na formação das classes mais jovens e no aumento de adeptos de vela”, comenta César Medalha Pratas, diretor da Vela do Clube Naval de Sesimbra.
O evento foi organizado em parceria com a Câmara Municipal de Sesimbra e conta com o apoio da Federação Portuguesa de Vela, das Classes Internacionais de 420 e 470, da APSS – Administração dos Porto de Setúbal e Sesimbra e Autoridade Marítima Nacional.
O Clube Naval de Sesimbra, criado em 4 de setembro de 1930, é uma das principais associações sem fins lucrativos da típica vila piscatória, sinónimo da sua tradição e ligação com o mar. Ao longo de todo o ano o Clube Naval de Sesimbra disponibiliza aulas de vela e canoagem e no verão organiza férias desportivas.