SENTINEL-1 faz dança de abertura de painéis

0

Seguindo-se ao seu lançamento a 3 de Abril, o Sentinel-1A fez uma dança cuidadosamente coreografada, que durou dez horas, para abrir a sua grande antena de radar e os painéis solares.
Durante o lançamento, o radar de 12 metros de comprimento e os painéis solares de 10 metros estavam dobrados de forma a caberem no revestimento do foguete Soyuz. Depois de chegar aos 693 km acima da Terra e libertado em órbita, o satélite estabilizou suavemente antes de embarcar na sua elaborada dança.
Os painéis solares e o radar abriram-se ao mesmo tempo, numa sequência específica que demorou cerca de 10 horas. Sendo uma das etapas mais críticas desta missão, foi coreografada para garantir que os dois equipamentos abriam da forma mais segura possível.
A sequência também permitiu que a energia das asas passasse a estar disponível, permitindo ao satélite ficar independente.
O gestor de projeto da ESA para o Sentinel-1, Ramón Torres, disse, “Esta complexa e crucial sequência de desdobramento foi analisada e dissecada uma e outra vez, durante o desenho da missão. Foi testada, com resultados perfeitos, no último mês, mas mesmo assim continua a ser um momento mágico vê-lo acontecer no céu.
“É reconfortante saber que o nosso precioso satélite estará entregue às mãos seguras dos nossos colegas no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC), na Alemanha.
Fonte: ESA Fotografia: Copyright ESA–S. Corvaja, 2014

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta