Construção na areia para sensibilização da população e comunidades de pescadores.
Com a semana do Tubarão “SHARK WEEK” a iniciar, a Associação Ambiental Cascaisea tomou a iniciativa de fazer uma escultura na areia da praia do peixe em Cascais de um tubarão-branco com cerca de 7,50m.
Pretende-se chamar a atenção pela forma macabra, abusiva e maciça como se chacinam milhares de toneladas de tubarões diariamente por todo o mundo. O homem de forma negligente, continua a capturar tubarões só para o aproveitamento das barbatanas. Outrora, estas capturas tinham como destino a cozinha e alguns rituais nas culturas orientais. Hoje, este flagelo tornou-se bem mais preocupante (em termos globais), as barbatanas (cartilagens) são usadas para a produção de medicamentos suplementares (anunciados diariamente nas televisões) mas cuja medicina científica em nada comprova esses atributos de cura.
Sendo o tubarão um dos organismos marinhos mais importantes para o equilíbrio da vida marinha, salvar os tubarões é salvar os Oceanos, é salvar o Planeta.
A Cascaisea juntou-se assim à “SEI Portugal” para ajudar a sensibilizar e a reforçar a campanha que decorre por toda a Europa “Stop finning”.