A Câmara Municipal do Seixal está presente na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) que tem lugar na Feira Internacional de Lisboa, entre 16 e 20 de Janeiro.
A participação da Câmara Municipal do Seixal na BTL tem como principais objectivos proceder à promoção do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo do Seixal e simultaneamente constituir uma oportunidade para o contacto directo com potenciais investidores. A temática da Náutica de Recreio e as suas potencialidades vão estar em destaque.
O Stand da autarquia conta também com a presença dos agentes de viagens do concelho, e com a Associação Náutica do Seixal e a Associação Naval Amorense.
Os visitantes que reservem um pacote de férias numa das agências de viagens presentes no stand recebem um dos seguintes prémios: Um baptismo de vela para duas pessoas; um baptismo de canoa para duas pessoas; um passeio no Tejo para duas pessoas a bordo de uma embarcação tradicional; um Circuito de turismo de natureza para duas pessoas ou um Circuito de Turismo de Saúde e Bem-Estar para duas pessoas.
O Plano Estratégico de Desenvolvimento do Turismo no Concelho do Seixal
Instrumento de planeamento estratégico que surge como a visão da Câmara Municipal do Seixal na prossecução de uma vertente estruturante do desenvolvimento do concelho e na constituição de uma pluralidade de perspectivas sócio-económicas, o PEDTS objectiva o desenvolvimento do Turismo de forma integrada, sustentável, inovadora e impulsionadora da valorização do património, dinamização de equipamentos e espaços públicos e promoção de novos investimentos. Este modelo de implementação, preconizando uma política transversal de desenvolvimento do território, constituirá a curto prazo um forte contributo para a qualidade de vida da população local e o aumento da capacidade de atractividade de visitantes.
Neste contexto a Câmara Municipal do Seixal, em colaboração com a Universidade de Aveiro, elaborou o PEDTS, cujos eixos estratégicos e conceitos técnico-científicos se integram na visão emanada para o desenvolvimento do turismo na Costa Azul e na Estratégia Lisboa 2020. Finalizado em Julho de 2005, este plano perspectiva a constituição de produtos turísticos característicos do Município, como as Rotas da Arqueologia Industrial, da Ecologia e Faina no Rio Tejo e o Seixal-Cultural.
Consagra, igualmente, a constituição de Parcerias Público-Privadas, a dinamização dos sub-sectores de Hotelaria e Restauração, assim como o desenvolvimento do cluster Turismo Fluvial e Náutica de Recreio, aos quais acresce a Governância do Destino.
Cluster Turismo Fluvial e Náutica de Recreio
O concelho do Seixal detém uma extensão ribeirinha de aproximadamente 38 km nos quais a Baía do Seixal, atendendo às suas dimensão e configuração, proporciona um porto natural de abrigo para barcos de recreio e actividades desportivas e de lazer associadas à água, como a canoagem e vela, entre outras dinamizadas pelas associações náuticas existentes, com o apoio da autarquia.
A Baía do Seixal é já igualmente escolhida por muitos nautas portugueses e estrangeiros para ancorarem os seus barcos, aproveitando as facilidades naturais existentes e os serviços prestados pelos estaleiros que ainda laboram nas imediações deste recurso fluvial.
Partindo desta riqueza natural e das suas potencialidades, o Município promove uma política de desenvolvimento sustentável do cluster turismo fluvial e náutica de recreio. Assim, projecta-se a instalação de equipamentos ambientalmente sustentáveis e que preservem o ecossistema característico da área, nomeadamente ao nível de fundeadouros, núcleos e portos de recreio, cais de acostagem, serviços de apoio, entre outros equipamentos e serviços privilegiando a recuperação e revitalização de estaleiros navais, núcleos urbanos antigos e património edificado existente.