SeaTheFuture e ANOC estabelecem parceria mundial para conduzir comités e atletas olímpicos à proteção do Oceano

0

“Nature Champions” é o mote para vencer os desafios do Oceano numa união de esforços entre os comités olímpicos mundiais, os seus atletas e a plataforma SeaTheFuture. Numa parceria global que ilustra a força e resiliência desportiva, a par dos ecossistemas marinhos em risco, o objetivo final é despertar mais consciências e conduzir a uma ação: o apoio a importantes projetos de conservação em todo o mundo.

A SeaTheFuture, movimento global que nasce com o propósito de aproximar as pessoas e entidades a projetos com impacto comprovado na conservação do Oceano, acaba de fechar uma parceria mundial com a Associação dos Comités Olímpicos Nacionais (ANOC). A OceanTech que conduz investidores coletivos e individuais a apoiar a viabilidade financeira e operacional de alguns dos mais relevantes e inovadores projetos de conservação do oceano em todo o mundo, será um parceiro privilegiado de sustentabilidade da ANOC, para aprofundar o compromisso contínuo da Associação de Comités em minimizar o impacto no ambiente.

Com o conceito “Nature Champions”, a ANOC vai promover junto dos Comités Olímpicos em todas as geografias e atletas, os 10 projetos de conservação mundiais que atualmente integram a plataforma SeaTheFuture, visando espécies como tartarugas marinhas, tubarões, golfinhos, corais, a cavalos-marinhos, sendo este último um projeto situado em Portugal. Com esta parceria, a ANOC irá encorajar os seus stakeholders a tomar ações concretas que contribuem para a preservação dos oceanos e das suas espécies, assegurando que um dos maiores aliados nas alterações climáticas – o Oceano – reponha o seu equilíbrio e biodiversidade.

Por outro lado, a SeaTheFuture será a criadora e promotora de conteúdos que conectam as suas espécies aos atletas olímpicos, demonstrando a sua força, resiliência e persistência, explorando os paralelos entre as diversas modalidades e a vida no mar. A plataforma assegura ainda conteúdos científicos, bem como o rastreamento da aplicação de fundos, uma das maiores inovações da SeaTheFuture e que a posiciona como uma startup de referência no setor da eco filantropia mundial.

Esta colaboração será anunciada formalmente na XXVII Assembleia Geral da ANOC, que reunirá em Cascais, de 28 de outubro a 2 de novembro, os comités olímpicos de todo o mundo e as Federações Internacionais, representando o maior encontro mundial de desporto, para além dos Jogos Olímpicos.

O Presidente da ANOC, Robin Mitchell, afirma que “A sustentabilidade é uma prioridade fundamental para a ANOC e, através desta parceria com a SeaTheFuture, estamos a reforçar o nosso compromisso de promover a proteção ambiental e soluções práticas. Temos a responsabilidade de utilizar a nossa plataforma para aumentar a consciencialização e dotar os Comités mundiais com as informações certas e da forma certa, para acelerar comportamentos ainda mais sustentáveis. Certo é que os Comités já fazem muito para promover práticas significativas e, ao partilhar e trocar conhecimentos, juntos, podemos dar um contributo significativo para a preservação do oceano e do ambiente do nosso Planeta”.

A Diretora-Geral do SeaTheFuture, Assunção Loureiro, acrescenta que “faz parte da nossa visão estratégica uma aproximação a comunidades e instituições com uma forte noção de sustentabilidade. A nossa parceria com a ANOC permite-nos impactar atletas globalmente mas também encontrar sinergias entre as diferentes modalidades desportivas e as espécies que protegemos. Juntos, estamos a criar uma rede poderosa para apoiar a sustentabilidade em prol de um Oceano saudável, garantindo que futuras gerações de atletas competem num ambiente natural próspero.

Esta é a mais recente parceria em que o ANOC se envolveu no âmbito da sua Estratégia de Sustentabilidade. Em abril de 2024, o ANOC assinou o Sports for Nature Framework da IUCN – União Internacional para a Conservação da Natureza e tornou-se signatário do Sports for Climate Action Framework da ONU em 2020. Note-se ainda que a SeaTheFuture assinou em 2023 um protocolo de colaboração com a Comissão de Sobrevivência de Espécies (SSC) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para impulsionar o financiamento de projetos de conservação do Oceano e fortalecer um movimento que, em última instância, beneficiará todo o Planeta.

Também a plantação de um hectare de árvores nativas na Quinta do Pisão no Parque Natural Sintra-Cascais com o Comité Olímpico de Portugal (COP), bem como a parceria com a Fundação Mirpuri e a GoodBottle – uma garrafa de bio polímero e biodegradável que será usada na Assembleia Geral do ANOC, em Cascais – são outras iniciativas a nível local.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta