Seagame 250CC: Um barco de pesca mas também de passeio…

1

Na ilha da Madeira tivemos a oportunidade de experimentar o modelo Seagame 250CC equipado com o motor Yamaha F300. Foram dois dias distintos com condições de mar e meteorológicas completamente diferentes num total de 66,8 MN.

A SEAGAME Sport Fisherman
A marca SEAGAME Sport Fisherman, criada em 1997, iniciou a sua atividade com a comercialização acessórios para barcos e se especializando em estofamento a tapeçarias náuticas. Com o tempo, a paixão pelo artesanato e pela qualidade levou o fundador a investigar. Outras diversificações desde a realização de componentes metálicos até a carpintaria, levando em consideração a qualidade e o design que sempre marcaram a sua produção.
Depois de trabalhar com vários estaleiros de construção naval em 2008, nasceu o projeto Seagame, aplicando as todas as habilidades adquiridas em ao longo da sua experiência vivida para a construção de barcos de pesca, modernos e desportivos que combinassem com alto desempenho, performances e comportamento na água ímpares, garantindo sempre uma navegação atraente e segura.
Os três modelos atualmente(200SF, 250CC e 270SP) em produção são o resultado de estudos cuidadosos sobre as características e dimensões que um barco de pesca desportiva deve ter para ser eficaz, confortável, mas ao mesmo tempo atraente. A capacidade de personalizar os modelos Seagame com recursos e soluções exclusivas representa a verdadeira revolução na construção naval moderna. A construção de um barco de pesca permite que você acumule uma grande bagagem de conhecimento das características que o barco deve ter. A marca italiana transforma essa experiência em soluções de construção que permitem que a criação seja extrema, mas nunca negligencie a segurança.

O SEAGAME 250 CC
É o barco de referência da marca. A versão que experimentámos é uma edição especial exclusiva (full extras), com personalização Oficial Yamaha Pro Fishing equipado com o Yamaha F300BETX-Branco.
O Seagame 250CC é um modelo de barco concebido e pensado para a pesca desportiva com uma vertente também dedicada ao passeio/familiar.
O espaço e estabilidade do barco, são pontos a ter em conta neste modelo com muitos acessórios e componentes úteis e fáceis de usar. O casco é uma referência para estabilidade e desempenho, com o comprometimento correto e formas que dão ao Seagame 250 CC a capacidade de deslizar com suavidade rapidamente, reduzindo consideravelmente o consumo de combustível. O convés foi projetado para fazer viagens de barco rápidas e seguras, sem obstáculos ou impedimentos que perturbem a circulação. Os armários grandes e o grande espaço sob a “Chaisse Lounge” da proa permitem guardar todo o equipamento de pesca e equipamento de bordo sem sacrificar o espaço operacional. As caixas grandes instaladas ao longo do convés para guardar o peixe também podem ser retiradas para fora para permitir a preservação do peixe ou ser utilizadas como geleiras. Todos os acessórios de convés que completam o equipamento permitem uma utilização polivalente do barco.

Nelson Silva e Rúben Fernandes falam sobre o Seagame 250CC

Consola central com um painel de instrumentos muito completo

Painel de pôpa com diferentes viveiros

Ao longo do convés temos diversos espaços para arrumos

Ampla zona de estar à proa

Cabina de apoio na consola central

Ficha técnica
Modelo: 250 CC | Origem: Itália | Fabricante: Seagame | Comprimento: 7,57 m | Boca: 2,54 m | Calado: 0,49 m | Peso s/motor: 1 815 Kg | Peso c/1 motor: 2 417 Kg | Potência máx.: 1 x 300 Cv / 2 x150 Cv | Deslocamento: 3 397 Kg / 3 423 Kg | Certificação: C | Lotação: 8 | Preço base s/motor e c/IVA: 65 595,90 Euros | Preço do barco testado: Sob consulta | Distribuidor: NeptunePirate

O motor
O F300 da Yamaha é um motor V6 leve e compacto com provas dadas e representa a evolução tecnológica da marca japonesa.
Em destaque:
– 24 válvulas, DOHC com EFI (Injeção eletrónica de combustível)
– A maior cilindrada com o menor peso
– Controlo preciso com o sistema eletrónico de acelerador e engrenagens
– Controlo de um só toque “Start/Stop”
– Manómetros digitais em rede (convencionais e premium)
– Sincronização do motor (instalações duplas/triplas)
– Sistema de Amortecimento na Engrenagem (SDS) para engrenagens mais suaves
– Ajuste variável de RPM
– Alternador de alta potência (70A) para a classe do motor
– Sistema de limitação de inclinação opcional
– Opção de sistema de proteção anti-roubo Yamaha (Y-COP)
– Sistema de carga para duas baterias opcional

Ficha técnica
Modelo: F300 | Fabricante: Yamaha | Tipo de motor: 4 tempos | Cilindrada: 4169 cm³ | N.º de cilindros/configuração: V6 (60°), 24-válvulas, DOHC with VCT | Diâmetro x curso: 96.0 mm x 96.0 mm | Potência no veio do hélice (kW/RPM): 220.6 / 5,500 rpm | Regime de rotação (RPM): 5,000 – 6,000 rpm: Sistema de lubrificação: Cárter húmido | Sistema de Indução de Combustível: EFI | Sistema de ignição: TCI | Sistema de arranque: Elétrico com Prime Start™ | Relação de caixa: 1.75 (21:12) | Altura recomendada do painel de popa: X643U:770mm | Peso com hélice: F300BETX / 260.0kg,FL300BETX / 260.0kg,F300BETU / 268.0kg,FL300BETU / 268.0kg | Capacidade Dep. Óleo: 6.3Litros | Preço: 27 235,00 Euros + IVA.

A nossa Opinião
Um excelente conjunto
Foi na edição de 2020 da Nauticampo, em Lisboa, que vi pela primeira vez o Seagame 250CC com a personalização Oficial Yamaha Pro Fishing. O Rúben Fernandes, da NeptunePirate, representante da marca e que acompanhou o processo de concessão e fabrico já minha tinha falado muito bem do barco. Na Nauticampo fiquei impressionado com a qualidade de fabrico, o cuidado/atenção aos pormenores, a decoração sóbria mas requintada e o layout muito bem pensado. Faltava experimentar na água para verificar as suas qualidades marinheiras…
No mês de Julho e após o confinamento provocado pelo Covid-19 conseguimos rumar à Ilha da Madeira para experimentar o Seagame 250CC equipado com um motor Yamaha F300BETX-Branco.

Espaço para estar na zona da proa

À pesca

Em dois dias e, ao longo de 66,8 MN, conseguimos experimentar o conjunto com condições de mar e meteorológicas distintas.
No primeiro dia, o nosso percurso de 43,9 MN, navegámos da Marina do Funchal ao Porto de Abrigo do Paul do Mar e, de seguida, regressámos novamente à marina com uma “escala técnica” na Fajã dos Padres para degustar um belo atum.

Fácil circulação a bordo

Foi um dia calmo de puro lazer e de passeio mas, quando o alerta de peixe surgia na sonda, o Nelson Silva e o Vítor Hugo Teixeira “saltavam” para as suas canas e entravam em ação. Este primeiro dia serviu para observar qual a dinâmica de bordo numa situação de passeio/pesca, o layout e a circulação a bordo, a funcionalidade dos equipamentos e segurança passiva e, claro está, a navegação do conjunto. Realmente o barco está bem pensado e não me ocorre algum ponto menos bom…mas, em relação à visão do pescador, conversámos com o Nelson Silva. Ao nível da velocidade e com 7 adultos a bordo atingimos facilmente os 37 nós.

No segundo dia saímos da Marina do Funchal e rumámos para este até ao Farol da Ponte de São Lourenço e, de seguida, Marina da Quinta do Lorde num percurso com 22,9 MN. Um vento fresco e alguma ondulação puseram à prova o conjunto.
Com quatro adultos a bordo tivemos que adequar a nossa velocidade às condições de mar e conjunto mostrou ser marinheiro. Depois de um início de percurso “calmo” foi junto à zona do aeroporto que o vento aumentou de intensidade e provocou uma maior ondulação. Até ao Machico foi sempre a navegar contra o vento e a onda… Para um barco com 7 m de comprimento o comportamento de navegação foi bom e mostrou ser um conjunto seguro e enxuto.

Num balanço final, o Seagame 250CC equipado com o Yamaha F300, passa com distinção. A concessão, o layout, o conforto a bordo e a navegação fazem deste barco italiano uma escolha acertada para quem gosta de pesca desportiva mas que se preocupa com o bem estar a bordo da família e dos amigos.

Importador: NeptunePirate

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

1 comentário

  1. Pingback: NeptunePirate – Uma nova geração…

Deixe Resposta