Sea Life Porto quer 10.000 assinaturas em Portugal para preservar Tubarões

0

De 15 a 30 de Outubro, o Sea Life Porto tem a decorrer as Semanas do Tubarão, com animação e actividades temáticas em prol da conservação de uma das mais fascinantes e incompreendidas criaturas dos mares.Esta iniciativa está inserida na ‘Semana Europeia do Tubarão’ organizada pela Shark Alliance e o Shark Trust que, no Sea Life Porto vai traduzir-se numa série de actividades interactivas para as famílias, dando-lhes a conhecer as ameaças à sobrevivência dos tubarões em todo o planeta.
O Sea Life Center Porto quer recolher 10.000 assinaturas para uma campanha global contra a prática do shark finning, que quer recolher mais de 100.000 assinaturas em todo o planeta.
Ao longo destas semanas as actividades temáticas vão incluir:
– Ateliers ‘Ciência do Tubarão’ sobre as características especiais destes reis dos oceanos, ao fim-de-semana e durante todo o horário de funcionamento;
– Palestras “Mito ou Verdade”, destinadas a satisfazer todas as curiosidades sobre Tubarões dos nossos visitantes, mas também a desvendar os mitos que, ao longo de milhares de anos, foram alimentando-se sobre estes fantásticos animais, a todas as horas no horário de funcionamento;
– Exibição do filme Sharkwater, todos os dias.
– Quiz Tubarão, que promete aguçar a curiosidade de miúdos e graúdos, numa divertida actividade em família, todos os dias.
Os mais recentes estudos mostram que há menos tubarões brancos no mar do que os tigres que habitam as florestas, ao mesmo tempo que dezenas de milhões de tubarões são mortos todos os anos de forma cruel pelas suas barbatanas, razões de sobra para que todos os Sea Life à escala mundial estejam a pedir aos seus visitantes para que assinem uma petição organizada pela Shark Alliance para endurecer as leis contra o finning de tubarões. O finning define a prática da pesca para remoção das barbatanas de tubarão e posterior devolução dos animais, ainda vivos e em sofrimento, ao Oceano, com o único propósito de alimentar o negócio milionário de Sopa de Tubarão, sobretudo na China e no Japão.
De acordo com Rui Ferreira, Director do Sea Life Porto, ‘muitas nações já baniram o finning dos tubarões mas a triste realidade é que a excepções na lei permitem aos pescadores a recolha de barbatanas de tubarão em números grandes e de forma tão insustentável que acabarão por resultar na extinção de muitas espécies.”
Durante as Semanas do Tubarão, os centros Sea Life em todo o planeta, da Califórnia a Helsínquia vão procurar recolher mais de 100.000 assinaturas para procurar que as leis que regulam o shark finning sejam mais restritivas. O Sea Life Center Porto quer ser um dos principais contribuintes para este objectivo e conta para isso com o apoio de todos os seus visitantes.
Após o final das Semanas do Tubarão, a 30 de Outubro, as petições serão utilizadas para fazer pressão junto dos ministérios da Pesca da União Europeia para endurecer as leis relativas ao finning e proibir a remoção das barbatanas de tubarão no mar.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta