Sara Carmo garantiu a qualificação de Portugal para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 na classe Laser Radial. A velejadora nacional teve de sofrer até à última regata para saber que tinha ocupado a segunda vaga disponível para a olimpíada brasileira. Por seu turno, João Rodrigues vai estar hoje na Regata das Medalhas do 47º Troféu S.A.R. Princesa Sofia, que termina hoje em Maiorca. O velejador madeirense é 7º da geral de RS:X.
O vento fraco complicou e muito a tarefa dos mais de mil velejadores que marcam presença em Maiorca. Para a comitiva portuguesa este foi um dia de nervos com Sara Carmo a garantir a presença nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro na derradeira regata da jornada em Laser Radial. A velejadora nacional foi 29ª e 17ª nas duas realizadas e termina a sua prestação no 13º lugar e com o principal objectivo cumprido. Desta forma, está fechada a frota nacional que marcará presença no Brasil e que será composta por Jorge Lima/José Costa (49er), João Rodrigues (RS:X), Gustavo Lima (Laser) e Sara Carmo (Laser Radial) que irá participar pela segunda vez consecutiva em olimpíadas. Carolina João foi 64ª da classificação.
Outro grande destaque foi João Rodrigues. O veterano recordista de participações olímpicas (será a 7ª vez que estará em olimpíadas) foi 4º classificado na 9ª regata é 7º da geral e estará amanhã na Regata das Medalhas, em que competem os 10 primeiros classificados.
Gustavo Lima, que confirmou, na quinta-feira, a sua quinta presença consecutiva em olimpíadas, fecha o Troféu Princesa Sofia na 16ª posição. Eduardo Marques foi 32º, Rui Silveira quedou-se pelo 44º lugar e Santiago Sampaio foi 134º.
Em 470, João Villas-Boas/Tomás Camelo foram 22º e António Matos Rosa/João Matos Rosa ficaram no 24º lugar. No grupo de prata, Diogo Pereira/Manuel Macedo acabaram em 64º. Nesta classe, os portugueses não conseguiram o apuramento para o Rio 2016.
Nos Finn, Frederico Melo termina no 26º posto e não logra a qualificação para os Jogos Olímpicos.
Em Nacra 17, Afonso Domingos/Mariana Lobato foram 23º da tabela classificativa e também não estarão no Brasil.
Jorge Lima/José Costa chegam ao fim em 43º lugar em 49er, enquanto Rodolfo Pires/Gonçalo Pires finalizam a sua prestação na 71ª posição.