Sanya volta a ser sede da Volvo Ocean Race

0

A organização da Volvo Ocean Race confirmou que Sanya será uma das sedes da edição 2014-15. A cidade chinesa, um dos destinos preferidos do país, retornou ao cenário da Volta ao Mundo após a estreia na temporada passada, em 2011-12. O local é considerado a capital do turismo da província de Hainan, já que o clima tropical dá as caras nos 12 meses do ano. Na próxima edição da Volvo Ocean Race, Sanya estará no meio das paradas de Abu Dhabi e Auckland. “Sanya era uma joia escondida no mundo náutico antes da Volvo Ocean Race. Era um segredo muito bem guardado”, disse o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, em referência à cidade, que não tinha cultura de realizar eventos de vela desse porte e apareceu na edição passada no cenário da modalidade.
“As instalações chinesas são de primeira classe. As equipes encontrarão, certamente, condições perfeitas de navegação. O sucesso será garantido levando em conta o clima tropical e o calor do povo local. Tenho certeza de que a parada deve ser ainda melhor do que a de 2011-12”.
Será a terceira vez seguida que a China terá uma stopover na regata. Em 2008-09, Qingdao foi cidade-sede. Em 2011-12, Sanya assumiu o posto de receber os barcos e equipes da Volvo Ocean Race. Centenas de milhares de visitantes foram à Vila da Regata acompanhar a chegada dos veleiros e conhecer um pouco mais sobre a competição. “Depois de duas paradas de muito sucesso na China é difícil imaginar uma regata de Volta ao Mundo sem um porto no país”, disse Knut Frostad.
“A China é um país muito importante para o evento. A população recebeu a Volvo Ocean Race de maneira excecional na última edição. O legado da regata vai continuar por lá e isso é gratificante”, finalizou.
Yongquan Dong, secretário-adjunto da prefeitura de Sanya, está contente em receber mais uma vez os barcos da Volta ao Mundo. “Estamos muito satisfeitos por Sanya seguir como a parada da Volvo Ocean Race na China. A cidade provou ser a capital da vela no país sendo um destino popular para a prática da modalidade. Nos próximos dois anos, o governo local vai destinar recursos para os preparativos da regata. A Volta ao Mundo continua a ser um evento que promove internacionalmente Sanya como destino turístico e com forte legado cultural”.
Gerard Houa, diretor da marina Serenity Sanya, local que receberá os barcos e a Vila da Regata, acrescentou: “A volta do evento mostra o reconhecimento e a confiança por parte da organização da Volvo Ocean Race à nossa marina. Vamos continuar a trabalhar duro para melhorar ainda mais as instalações e os serviços relacionados à regata. O nosso objetivo é sensibilizar a comunidade de Sanya para essa competição internacional. Estamos prontos para dar boas vindas aos visitantes de todo o mundo”.
A cidade chinesa foi a nona parada revelada pela organização da Volvo Ocean Race para a temporada de 2014-15. A 12ª edição do tradicional evento de vela oceânica, que começou em 1973, terá início em Alicante, na Espanha, no segundo semestre do ano que vem. A segunda parada será em Recife, no nordeste do Brasil. De lá, os barcos seguem pelo Oceano Austral e param em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. O trajeto seguinte é até a China, uma reprise da última edição. Depois da Ásia, os barcos seguem para Auckland, na Nova Zelândia. Da Oceania, a flotilha passa pelo Cabo Horn e para em Itajaí, no sul do Brasil. De volta ao Atlântico, os veleiros sobem para Newport, nos Estados Unidos, e depois partem para Lisboa, em Portugal. A Volta ao Mundo vai terminar em Gotemburgo, na Suécia. Os últimos anúncios das cidades-sede serão feitos nas próximas semanas.

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta