Estão já registados 37 veleiros numa altura em que faltam cinco meses para a chegada da regata a Lisboa. Número de embarcações Classe A inscritas já ultrapassou o da edição de 2012
O histórico navio português Santa Maria Manuela está entre os 37 veleiros já confirmados para a The Tall Ships Races Lisboa 2016, que decorre entre 22 e 25 de julho no Terminal de Cruzeiros entre Santa Apolónia e o Terreiro do Paço.
O maior evento náutico a acontecer em Portugal este ano conta já com 37 navios confirmados, 15 dos quais são de Classe A – Comprimento Total superior a 40 metros – perfazendo um total que ultrapassa o da edição de 2012 nesta categoria.
Ao Santa Maria Manuela, navio que participou nas famosas campanhas de pesca do bacalhau à linha, juntam-se ainda mais quatro embarcações rumo à maior Aventura dos 7 Mares. O LOA (Dinamarca), o Dar Mlodziezy (Polónia), o Cuauhtémoc (México) e o Belem (França), todos de Classe A, farão também parte da regata.
Durante os quatro dias de evento em Lisboa, os visitantes terão a possibilidade única de subir a bordo e conhecer estes e outros grandes veleiros do mundo, atracados ao longo de 1,5 km de cais. Aos jovens a partir dos 15 anos, é dada a oportunidade de embarcarem na regata, mediante inscrição, e fazerem assim parte da maior festa da juventude e treino de vela da Europa.
Historicamente ligado ao mar e à vela, Portugal volta a receber este ano a The Tall Ships Races Lisboa 2016, que vai ter lugar durante a celebração do 60º aniversário da The Tall Ships Races, realizada pela primeira vez entre Torbay (Reino Unido) e Lisboa (Portugal) em 1956, com o intuito de manter vivas as tradições dos grandes navios de vela.
A The Tall Ships Races Lisboa 2016 é co-organizada pela APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, Câmara Municipal de Lisboa, Administração do Porto de Lisboa e Lisbon Cruise Terminals. A entrada no evento é livre.