|
Náutica Press - Semana de 13 a 20 de Outubro de 2004
|
SALÃO NÁUTICO DE GÉNOVA - I
Uma Indústria em Expansão...
© Náutica Press
|
O salão náutico de Génova é um "paraíso" para quem gosta de barcos e de estar por dentro de tudo o que se passa no sector.
Este ano e tendo em conta a importância que o sector tem para a economia italiana, o certame foi inaugurado pelo presidente do Conselho de Ministros Sílvio Berlusconi que, numa visita de várias horas e participação num colóquio, se inteirou da realidade do sector e se comprometeu politicamente com a indústria náutica.
Outra nota positiva e que poderá servir de exemplo para Portugal foi a do patrocínio do Grupo Sviluppo Itália*.
Quanto às novidades elas foram muitas e para todos os gostos. Nesta edição falaremos sobre o que de mais significativo foi apresentado no segmento das embarcações a motor em fibra, marcas italianas.
|
Apreamar 100
|
Atlantis 55
|
APREAMARE
O modelo Apreamare 100 foi apresentado nas versões Open e Comfort (mais clássica). Desenhado pelos arquitectos Tommaso Spadolini e Umberto Tagliavini, este barco com 9,98 m de comprimento e 3,60 m de boca caracteriza-se por um inovador lay-out exterior e por umas linhas modernas. Este modelo vem equipado com motores diesel com potências compreendidas entre os 300 e os 400 Cv que lhe permite obter uma velocidade cruzeiro de 27 nós e atingir de velocidade máxima os 32 nós.
Distribuidor em Portugal: Marina Estrella.
ATLANTIS / GOBBI
Na Atlantis (Grupo Azimut / Benetti) a grande estrela é o Atlantis 55 que se veio juntar à nova linha desenvolvida pela Gobbi denominada de Express, que é composta por mais dois modelos, o 42 e o 47 designadamente. Com 16,70 m de comprimento o Atlantis 55 mantém as mesmas linhas harmoniosas que os modelos precedentes mas, está preparado para realizar cruzeiros de maiores distâncias graças à sua capacidade de armazenamento de combustível (2 000 L) e à motorização total de 1 420 Cv, que lhe proporciona uma velocidade de cruzeiro a rondar os 30 nós.
Os responsáveis da Atlantis vão ampliar a oferta neste segmento de lanchas Open estando previsto que durante a realização da Boot Düsseldorf (Janeiro de 2005) seja apresentado o novo Atlantis 39. Trata-se dum projecto do americano Michael Peters que pretende introduzir um novo conceito de World Boat. Os motores são da Volvo (D4-260 Cv e D6-310 Cv) e pertencem à nova série Common Rail .
Distribuidor em Portugal: Náutica Capital.
|
Azimut 116
|
Azimut 40
|
Azimut 75
|
Capelli
|
AZIMUT
O construtor Azimut apresentou-se forte neste certame com três novidades de peso: Azimut 40, Azimut 75 e Azimut 116.
Três propostas para segmentos diferentes com o modelo de 40 pés (12,35 m) a ter um destaque especial. Trata-se de uma unidade muito equilibrada com grande impacto visual desenhada por Stefano Righini enquanto que a decoração interior, marcada pelos tons claros dos tecidos e da madeira de cerejeira, foi da responsabilidade de Carlo Galeazzi. Pela primeira vez este construtor usou motores americanos da Cummins Common Rail de 370 Cv que asseguram uma velocidade máxima na ordem dos 31 nós e uma velocidade de cruzeiro de 27 nós.
O Azimut 75, com 23 m de comprimento e 5,60 de largura máxima, oferece um espaço interior que faz lembrar um 80 pés. O deck principal é muito bem conseguido com um salão amplo com casa de jantar, seguidos de uma cozinha e do posto de pilotagem. No deck inferior temos toda a zona de aposentos composta por quatro cabinas e quatro casas de banho. As zonas interiores foram desenhadas por Carlo Galeazzi com uma proposta de decoração moderna e minimalista. Ao nível do aspecto exterior este modelo apresenta algumas inovações como é o caso do hard-top no flybridge e as janelas no costado.
O Azimut 116, com 35,40 m de comprimento e 7,40 m de largura máxima, insere-se no segmento dos mega-iates. A decoração interior é da responsabilidade de Maurício Gomez e é proposto em três versões diferentes de lay-out.
Distribuidor em Portugal: Azul Iates.
CAPELLI
O estaleiro Capelli na sua gama de embarcações em fibra introduziu um novo modelo, o CAP 24 WA. Trata-se de modelo walkaround de 7 m de comprimento com a possibilidade de ser equipado com um ou dois motores fora de borda cuja a potência total não exceda os 235 Cv. Possuiu um lay-out de convés simples e clássico e uma cabina de proa bem concebida e bem equipada (cozinha, WC e cama em V). O preço base de comercialização é de 32 000€ (s/IVA).
Distribuidor em Portugal: Angel Pilot.
|
Cranchi CSL27
|
Dalla Pieta 48
|
Ferretti
|
Ferretti 830
|
CRANCHI
A Cranchi introduziu um novo modelo na sua gama de Sport Line, o CSL 27. Trata-se da embarcação mais pequena produzida por este estaleiro com apenas 8,57 m de comprimento.
Barco simples de linhas agressivas, o CSL 27 possuiu uma pequena cabina de apoio com sanita à proa, posto de pilotagem central, amplo solário à popa e vem equipado com motores Volvo Penta a gasolina (320 Cv ou 2 x 225 Cv) ou a diesel (210 Cv e 260 Cv). No que diz respeito a preços os valores variam entre os 66 880 euros e os 80 740 euros.
Distribuidor em Portugal: Ouro Iates.
DALLA PIETA
O estaleiro Dalla Pieta, que comemora os seus 50 anos de existência, apresentou duas novidades em Génova, o DP 48 e o DP 80. O primeiro modelo não é uma novidade pura pois trata-se de uma evolução de um modelo já existente mas com alterações profundas com a integração de um hard-top eléctrico (a grande tendência dos principais estaleiros para as lanchas open), dois novos motores Caterpillar que introduziram um incremento de potência de 660 Cv para 710 Cv que lhe permite planar em 4 segundos e atingir de velocidade máxima os 37 nós.
O DP 80, com 26,30 m de comprimento, é o novo navio almirante do construtor e o debute na categoria dos super-iates. Os padrões de qualidade são elevados neste projecto da DeltaLab cujas motorizações são asseguradas por dois motores MTU com 2 000 Cv que permitem atingir de velocidade máxima os 36 nós e de velocidade de cruzeiro os 30 nós.
Distribuidor em Portugal: Marina Atlântica.
FERRETTI
A Ferretti Yacht foi um dos construtores que mais impressionou não só pelo número de novos modelos apresentados mas pela "revolução" que está operar ao nível da imagem.
Os novos 731, 761 e 830 são um exemplo do que o estaleiro italiano pretendeu introduzir ou seja, manter uma clientela clássica mas aberta a novos conceitos de decoração, lay-outs mais inovadores e ultrapassar a ideia de que um Ferretti é obrigatoriamente uma embarcação lenta.
Um destaque para o Ferretti 830 (25,30 m), o segundo modelo deste construtor depois do 880 a entrar na categoria dos super-yachts e, para a sua cabina de proprietário e as quatro janelas rectangulares com duas vigias nas extremidades que permitem uma entrada de luz natural incrível e por outro lado proporcionam um contacto estreito com o mar. Outro requinte, ainda neste modelo, é a possibilidade da instalação de um jacuzzi no flybridge.
Distribuidor em Portugal: Multyates.
|
Fiart 38 Genius
|
Pershing 115
|
Pershing 62
|
Rio 32 Art
|
FIART
O Fiart 38 Genius é um barco caracterizado por um desenho que define as linhas modernas e uma boa distribuição dos espaços. É apresentado em duas versões de duas ou três cabinas e uma ou duas casas de banho. Possuiu um grande salão interior com sofá que pode ser transformado em cama, cozinha bem equipada e mobiliário de estilo moderno.
Com 11,87 m de comprimento, o Fiart 38 Genius vem equipado com 2 x 260 Cv da Volvo Penta Turbodiesel Duopro.
Distribuidor em Portugal: Italiates.
PERSHING
O estaleiro Pershing esteve em grande plano neste certame com as duas grandes novidades para 2005, os modelos 62 e 115.
Imagem, qualidade de construção, decoração e velocidade são alguns dos atributos deste estaleiro pertencente ao Grupo Ferretti.
A velocidade é uma das características comuns nestas lanchas Open, no caso do Pershing 62 o modelo vem equipado com 2 x MAN V12 de 1550 Cv e hélices de superfície Arneson ASD 14 L que lhe permite atingir de velocidade máxima os 46 nós e de velocidade de cruzeiro os 41 nós.
O Pershing 115 apresenta duas opções de motorização e as velocidades variam entre os 42 nós e os 55 nós para uma embarcação com 35 m de comprimento.
Os responsáveis do estaleiro apresentaram também, o novo projecto que está em fase muito adiantada de execução e que deverá ser apresentada ao grande público em 2005, o Pershing 46.
Distribuidor em Portugal: Multyates.
RIO
O estaleiro Rio apresentou-se em Génova muito forte com 9 modelos dos quais três eram novidades: Rio 32 Art, Rio 40 Art e Rio 32 Blu - um modelo Open de consola central. O modelo Rio 35 Fly recebeu um restyling profundo.
Os modelos 32 e 40 Art seguem as mesmas tendências do 44 Art, apresentado no ano passado, lancha Open de linhas agressivas e de cores quentes.
Distribuidor em Portugal: Consulnauti.
|
Rio 40 Art
|
Sessa Key Largo 28
|
Sessa Oyster 35
|
Sviluppo
|
SESSA
O construtor Sessa Marine mantem-se na senda da inovação. Em Génova apresentou uma novidade de raiz, o Key Largo 28 e o renovado Oyster 35. Este último recebeu uma nova motorização (Volvo Penta D4 260 Cv) e foram realizadas transformações no deck e no interior da embarcação.
O Key Largo 28 é o maior modelo da gama Open com 9,10 m de comprimento e 2,95 m de boca. O seu estilo não deixa ninguém indiferente fruto de uma linhas fluidas cores quentes, um lay-out espectacular (uma mistura de embarcação open com day-cruiser) e grande qualidade dos materiais bem como dos acessórios. Este modelo pode ser equipado com motores fora de borda de 2 x 200 Cv ou 2 x 225 Cv com os quais atinge de velocidade máxima os 45 nós e faz dos 0 aos 30 nós em menos de 6 segundos.
Em Génova soubemos de mais pormenores sobre o novo desafio deste construtor que deverá estar pronto no primeiro trimestre de 2005 e que se traduz numa lancha Open com hard top e com 15,20 m de comprimento, o Oyster 52. Ao nível da motorização o Oyster 52 virá equipado com 2 x Volvo Penta D12 (675 Cv) com os quais deverá atingir de velocidade máxima os 35 nós e de velocidade de cruzeiro, os 26 nós.
Distribuidor em Portugal: Limatla.
À Margem
* O Grupo Sviluppo Itália é o principal patrocinador do Salão Náutico Internacional de Génova que está a decorrer até ao próximo dia 17 de Outubro.
O Grupo Sviluppo Itália é uma agência nacional para o desenvolvimento e actua em três grandes linhas: no desenvolvimento e o investimento interno; criação de negócio e seu desenvolvimento e apoio à administração pública.
Variedade e diversidade são a força deste grupo, sendo constituído por 160 empresas accionistas que operam em diversas áreas de actividade.
As empresas subsidiárias Sviluppo Itália Turismo, Sviluppo Itália Área Produtiva e Itália Navegando têm uma intervenção mais virada para turismo, reconversão de antigas zonas industriais e melhoramentos de marinas.
Itália Navigando criada pelo grupo em Outubro de 2002 surge como consequência do desenvolvimento imenso que tem tido o sector da náutica em Itália e consequentemente a força cada vez maior do turismo náutico italiano.
Esta empresa criou uma rede de marinas que tem como principal objectivo a promoção do património histórico, cultural e natural ao longo da costa italiana bem como a promoção de muitos destinos turísticos. Em parceria com as instituições regionais e o sector privado, Itália Navegando vai contribuir para melhorar a economia a partir do desenvolvimento de infra-estruturas e da requalificação da rede de Marinas. O plano a 9 anos prevê que até 2011 esta rede tenha um total de 50 marinas e 25.000 postos de amarração.
Apesar da economia em geral estar em crise e o desemprego ser uma realidade preocupante o sector da náutica continua de muito boa saúde e cada vez mais existe o empenhamento de todos os agentes em manter e melhorar o desenvolvimento do sector.
|
Ficha Técnica
N/A
|
|
Copyright © Náutica Press, Vasco de Melo Gonçalves. 2002.