Náutica Press - Semana de 17 a 24 de Novembro de 2004

Salão Náutico de Barcelona

À Margem


Texto e Fotografia © Náutica Press


Durante a realização do Salão Náutico de Barcelona tomámos contacto com algumas situações que merecem destaque, nomeadamente.


Stand da Taça América

Galiza esteve representada
O sector da pesca desportiva cresceu bastante no Salão de Barcelona


A Taça América que terá lugar em Valência mereceu uma ampla divulgação realizada em duas frentes distintas. À entrada ninguém ficava indiferente ao "majestoso" barco que nos parecia dar as boas vindas e, no interior, um stand bem concebido informava de tudo o que é relacionado com esta importante prova de vela.

Ainda parcialmente relacionado com a temática da vela e das grandes regatas internacionais tínhamos um stand da região da Galiza que para além de promover o potencial da zona nas diversas vertentes (gastronomia, Caminho de Santiago), divulgava a regata Volvo Ocean Race (2005-2006) que pela primeira vez na sua história não largará de Inglaterra mas sim de Vigo, em Espanha.


Stand de vendas de produtos de ocasião

Stand da Marinha de Guerra espanhola
O construtor Wally não deixou ninguém indiferente


A pesca desportiva foi um sector que cresceu bastante neste certame e conquistou um espaço independente situado no hall de entrada. Esta mostra diversificada apresentou desde o equipamento ao turismo especializado passando por múltiplos colóquios temáticos.

Visitámos um stand curioso pois só expunha e vendia artigos de ocasião. É pouco vulgar vermos stands com estas características mas é uma forma interessante de escoar produtos descontinuados ou os chamados "monos".


A homenagem da Yamaha a Gaudi

Rob Humphrey no stand da Elan


Outro destaque vai para a Marinha de Guerra espanhola que se apresentou com um stand muito cuidado onde nos remetia para o seu passado mas com os olhos postos no futuro.

Num certame desta dimensão existem sempre modelos de barcos que nos impressionam quer pelo seu aspecto visual quer pelo seu tamanho. Em Barcelona o que mais me impressionou foram dois modelos à vela do construtor Wally.

Barcelona é a terra do famoso arquitecto Gaudi e, a Yamaha Espanha homenageou esta figura impar apresentando um modelo de jet em pé decorado com motivos que evocam o trabalho realizado pelo arquitecto e artista.


A Offshore Boats apresentou três modelos da Primatist, o G33, G41 e o G50


O Salão de Barcelona possui um forte impacto internacional e a demonstrá-lo está a presença do prestigiado arquitecto Rob Humphrey no stand da Elan, onde falou do modelo 434 Impression e da colaboração com este construtor da Eslovénia.

Como último destaque registamos a presença no mercado ibérico da marca italiana de barcos a motor Primatist by Bruno Abbate. Há cerca de dois anos estivemos presentes no lançamento mundial do modelo G41 e ficámos impressionados com as características do barco. A empresa responsável pela representação ibérica é a Offshore Boats.

Ficha Técnica

N/A


- PÁGINA PRINCIPAL -
- Apresentações Barcos - - Apresentações Equipamento - - Empresas e Negócios -
- Entrevistas - - Infra-Estruturas - - Salões - - Links -

Copyright © Náutica Press, Vasco de Melo Gonçalves. 2002-2004.