|
Náutica Press - Semana de 11 a 18 de Novembro de 2004
|
Os Portugueses em Barcelona
© Náutica Press
|
Em Barcelona tivemos a oportunidade de contactar com quatro agentes económicos nacionais, dois importadores e dois fabricantes, no sentido de perceber quais as suas visões do mercado e de nos inteirarmos dos novos produtos apresentados, respectivamente.
|
Nuno Silva
|
Paulo Rodrigues
|
Jorge Alão / Rodman
Jorge Alão é o responsável da empresa Náutica RioMinho, representante em Portugal da marca Rodman. Na nossa conversa falámos do novo modelo, da nova imagem e do futuro da marca em Portugal.
Para Jorge Alão, "...O novo modelo 770 vem substituir um outro modelo, o 747, que tinha algumas lacunas como o facto de ser alto demais, por exemplo.
Estamos perante um barco diferente e com uma filosofia também diferente com um design muito mais arrojado e muito mais funcional ao nível da utilização. É um barco que navega bem e uma mais valia na gama de pesca desportiva. Como pontos fortes neste modelo realço o acesso ao compartimento dos motores, a sala com uma mesa amovível que pode ser transformada em cama, a posição de comando foi muito bem desenhada e dá para conduzir de pé ou sentado com grande conforto, a cabina é muito ampla devido, em certa medida à passagem da mesa para cima. O 770 é fundamentalmente um pesqueiro mas que reúne já as condições para se poder utilizar para ficar durante noite, um dia ou dois.
Em relação aos restantes modelos da Rodman gostaria de salientar as alterações (design e estrutural) verificadas no modelo 12.50 que o tornaram num barco mais atractivo.
A política da Rodman para 2005 não é a de lançar muitos modelos novos como tem acontecido nos anos anteriores mas sim, corrigir alguns pequenos erros de pormenor adiantados nas múltiplas reuniões de agentes. Outra das novidades que surge e ainda resultante dum trabalho realizado com os agentes é a nova imagem de marca e dar à designação de cada modelo a verdadeira dimensão (antigamente as referências não correspondiam às dimensões dos barcos e este pormenor era aproveitado pelas marcas concorrentes). Assim a cor azul fica associada à Rodman Sport vocacionada para a pesca desportiva e a cor bordeaux para a Rodman Yacht, a nossa linha de cruzeiro. Resumidamente trabalhou-se mais na imagem de marca que se pretende forte e no marketing.
Em Portugal vamos continuar a desenvolver o nosso trabalho na área da assistência e peças, estando neste momento a preparar a abertura duma delegação na Marina de Albufeira e a reforçar a nossa estrutura de vendas com dois novos vendedores (Lisboa e Algarve). Sabemos que Rodman é uma boa marca, já é reconhecida no mundo da pesca vamos trabalhar no sentido de a tornar tão conhecida no universo das embarcações de cruzeiro".
Nuno Silva / Faeton
Em Barcelona, conversámos com Nuno Silva da empresa Marina Marbella Setúbal representante em Portugal da marca Faeton.
Nesta nossa pequena conversa tentámos obter uma primeira impressão sobre estas três novidades: 26 e 29 Scape e 980 Open.
Para Nuno Silva, "...a marca Faeton caracterizava-se por ter duas gamas distintas a Sport e a Moraga. A gama Moraga mais vocacionada para a pesca e a Sport conciliava a pesca e o cruzeiro.
Em relação às novidades, o 980 Open está preparado para a pesca e é uma unidade que eu espero ter para apresentar no salão de Lisboa. O modelo é bastante bonito e vai ao encontro do que as pessoas dedicadas à pesca querem como é o caso da simplicidade e da qualidade dos materiais empregues no seu fabrico. Sem luxos mas funcional e de qualidade.
Em relação aos modelos Scape eles vieram substituir os modelos Sport. Tem um aspecto mais desportivo com a implementação de cores nos cascos, em vez do tradicional branco e, já não são modelos que derivam dos Moraga como acontecia antigamente mas sim, construídos de raiz para serem desportivos e sem ligação à pesca".
Nesta nossa curta conversa ficámos a saber também dos novos projectos da Marina Marbella Setúbal, projectos esses que passam pela construção de novas instalações e das quais falaremos em breve.
|
Sea Ribs
|
Valiant
|
Sea Ribs
A marca Sea Ribs realizou a sua apresentação mundial no Salão de Barcelona com um stand bem recheado de embarcações semi-rígidas para todo o tipo de utilização: lazer, profissional e salvamento.
A oferta deste construtor é de 16 modelos distribuídos por 4 gamas (Open, Lux, Pro e Fast) com comprimentos compreendidos entre os 3,70 m e os 12 m.
Esta nova marca surge na sequência da junção de interesses da Barcoeste e da empresa Viana Pesca (vocacionado até agora para a construção de embarcações de grande porte) e que tem por finalidade o fortalecimento da oferta com vista à conquista do mercado internacional com especial incidência no espanhol. Nos primeiros dias de feira a reacção por parte do público e de agentes económicos foi muito positiva o que, de certa forma, recompensou o esforço realizado por este construtor no sentido de apresentar o maior número de embarcações. Num futuro próximo iremos elaborar um trabalho mais profundo sobre este construtor.
Valiant
O fabricante Valiant apresentou-se, como é costume, muito forte no Salão de Barcelona. No amplo stand podemos ter uma imagem completa da oferta deste construtor com a apresentação de diversos modelos pertencentes às múltiplas gamas que vão do pequeno barco de apoio ao barco militar passando pelo cruzeiro e embarcações de segurança.
Fiquemos com algumas das novidades para 2005 deste construtor de Vila Nova de Cerveira. Na gama Dynamic, o modelo 300 recebe o fundo em teca; na gama Vanguard o modelo 450 e 490 recebem o solário à proa; na gama Diving & Rescue é introduzido no mercado nacional o modelo DR 400.
Mas as atenções recaíram em dois novos modelos da gama Vanguard, o 620 Cruiser e o 750 Cruiser. Estamos perante duas embarcações de forte impacto visual de onde ressalta o arco de luzes em fibra e alguns pormenores de qualidade como são os casos de terem cunhos retrácteis, barra de esqui e duche na zona da popa.
|
Ficha Técnica
N/A
|
|
Copyright © Náutica Press, Vasco de Melo Gonçalves. 2002-2004.