Náutica Press - Semana de 16 a 24 de Março de 2004

NAUTICAMPO 2005


Um Salão a Visitar


© Náutica Press


Fiquei agradavelmente surpreso ao visitar a Nauticampo deste ano. Muitos barcos de tamanhos diversos e o regresso de marcas estrangeiras importantes como são os casos da Maxum e da Rodman e da presença, cada vez mais significativa, de construtores nacionais que apresentam já produtos de qualidade.
Mas fiquemos com alguns aspectos que merecem um destaque.


Azimut / Azul Iates

Azimute


Azimut / Azul Iates
Esta marca italiana volta à Nauticampo mas com um novo representante, a empresa Azul Iates. No pavilhão 1 podemos ver o mais recente modelo deste construtor, o Azimut 40 desenhado por Stefano Righini, modelo de referência neste segmento quer pelo seu design quer pela qualidade dos materiais empregues no seu fabrico. Com este modelo o construtor iniciou uma colaboração com o fabricante de motores norte-americano Cummins.

Azimute
Este representante de prestigiadas marcas de equipamento como é o caso da Steiner (binóculos) e instituições (Instituto Hidrográfico), apresenta-se bem na Nauticampo. O destaque vai para a gama de binóculos do fabricante alemão Steiner com diversos modelos para uma utilização marítima e para o mais recente lançamento do Instituto Hidrográfico, o Roteiro da Costa Portuguesa (portos e marinas do Continente).


Bénéteau

Dalla Piéta

Glastron

Honda


Bénéteau
O prestigiado construtor francês estará presente neste certame com as suas gamas de barcos a motor e à vela. Apontaríamos dois modelos como destaque neste stand, na área da vela temos a grande novidade 2005 o First Class 7.5, uma embarcação vocacionada para o ensino e desenvolvida em parceria com a Federação Francesa de Vela. Na área das embarcações a motor o modelo Trawler 42 não deixa ninguém indiferente quer pelo seu porte quer pelo seu visual. As embarcações com motorização fora de borda são equipadas com motores Honda, no seguimento de um projecto de parceria, a nível nacional, encetado pelas duas marcas.

Dalla Piéta
Esta marca italiana apresenta-se pela primeira vez em Portugal através da Marina Marbella Setúbal, o DP 48 HT é uma embarcação a motor de linhas fluidas. Trata-se de uma evolução de um modelo já existente mas com alterações profundas, entre as quais a integração de um hard-top eléctrico, dois novos motores Caterpillar que introduzem um incremento de potência de 660 para 710 Cv, que lhe permite planar aos 4 segundos e atingir uma velocidade máxima de 37 nós.

Garmin
A Garmin, através do seu representante em Portugal, continua numa política de crescimento sustentado. Este ano, assistimos a uma ampliação significativa do espaço de exposição e a integração dum automóvel como parte integrante de uma estratégia de conquista de mercado e de apresentação de alguns equipamentos vocacionados especificamente para este sector, como são os casos do Quest e do Street Pilot. No que diz respeito à náutica os destaques vão para a rede marítima, o novo radar e a gama 3000 (equipamentos multi-funções). Complementarmente temos uma linha forte de GPS portáteis para utilização em outdoor e náutica. Mas, a Satsignal não é apenas Garmin e neste certame apresenta uma marca de instrumentação Suíça, uma linha completa de binóculos, conjuntos de ferramentas marinizadas e uma gama de lanternas de LED.

Glastron
Esta marca norte-americana volta ao mercado nacional através da empresa Maré Alta. São quatro os modelos apresentados e todos eles de proa aberta e equipados com motores interiores da Mercrusiser. Ao nível das dimensões estamos perante modelos que vão dos 17 aos 20 pés, dirigidos aos iniciados e com preços competitivos,

Honda
A Honda apresenta diversos produtos no seu stand, as embarcações pneumáticas possuem uma imagem renovada mas mantendo a excelente qualidade. Estão disponíveis em conjunto (motor + barco) ou só anexo (sem motor).
No sector dos motores fora de borda, este fabricante japonês apresenta uma gama de motores a 4 Tempos das maiores disponíveis no mercado Português. Para 2005 alargou as versões de modo a oferecer uma vasta opção, assim, temos um total de 19 modelos e 59 versões.
O último destaque no stand Honda é o motor BF150. Este motor continua a ser para os responsáveis da Honda, uma referência no mercado de motores fora de borda em termos de tecnologia e desempenho.


Hydrosport

Limatla

Lalizas

Luís Albuquerque Costa


Hydrosport
A marca portuguesa Hydrosport dedica-se ao fabrico de embarcações em fibra (pesca desportiva de rio) e semi-rígidas. Na Nauticampo podemos ver um modelo de grande impacto visual, o 555 VFi, que tem tido um grande sucesso ao nível da exportação (mercado inglês preferencialmente) e que é comercializado ao preço de 15 000€.

Limatla
A LIMATLA é uma empresa de Braga e representa as marcas MONTEREY de origem Americana e SESSA MARINE de origem Italiana.
No seu stand estão expostos 14 modelos e algumas novidades de 2005. Da marca Monterey e da linha Sport Boats temos os modelos 180 FS, 194 FS, 214 FS e o 228 SI
A linha Deck Boat será representada pelo modelo 223 EXPLORER que poderá ser equipado com uma torre para a prática de wake-board. Por fim e como modelo mais emblemático temos o modelo 298 SS com 9,70 m de comprimento.
O nosso modelo cartaz para este certame será o MONTEREY 298 SS.
Em relação à SESSA MARINE estão representadas as 4 linhas de modelos do construtor: Key Largo (KL 17 e KL 22 Deck), Islamorada (IM 21 e IM 23), Ocean (Dorado 22) e Oyster (Oyster 25).

Lalizas
A marca grega reforça a sua presença no mercado nacional neste segundo ano de actividade no mercado nacional. Neste stand poderá já ver algumas das novidades para 2005 entre as quais os novos binóculos, vestuário offshore para além de diverso equipamento ligado à electricidade de bordo.

Luís Albuquerque Costa
Este artista plástico continua a apostar, na Nauticampo, como um local privilegiado para apresentação ao mercado nacional dos seus mais recentes trabalhos em madeira. Este ano tem diversas novas peças de grande beleza visual e de um rigor técnico impressionante mas, destaco a Regata. No pavilhão 2 a merecer uma visita demorada.


Maxum

Mútua

Nautel

Nautimarítima


Maxum
A marca norte-americana Maxum regressa ao salão de Lisboa com uma presença significativa. A empresa Lusilectra, pertencente ao Grupo Salvador Caetano, aproveitou este regresso para apresentar alguns modelos da Toyota e da Lexus.
Ao nível das embarcações temos 5 modelos dos quais 4 são de proa aberta e um quinto cabinado. Estes modelos estão vocacionados, na sua grande maioria, para todos aqueles que se querem iniciar na náutica ou que gostam de desportos náuticos. O modelo 25 com a sua cabina de proa permite um outro tipo de utilização, logo um programa mais atractivo.

Mútua
Com uma experiência de 62 anos nos seguros da pesca profissional, liderando duma forma destacada esta área, a Mútua surge hoje com um estatuto de Cooperativa de Seguros e atenta à evolução, abriu as suas portas a novos sectores.
Tem assim, duma forma clara, uma implantação nacional na náutica de recreio, tendo já mais de 5 000 barcos de recreio seguros.
As actividades marítimo turísticas, encontram também na Mútua produtos adequados, quer para a cobertura das responsabilidades junto dos utentes, quer para os seus trabalhadores e naturalmente para as embarcações e demais património.
A presença na NAUTICAMPO irá mostrar esta realidade e os projectos que têm para o futuro.
Ancorada na pesca, a Mútua continuará o rumo certo e seguro da náutica de recreio e actividades marítimo turísticas, apontando para um crescimento de 30% em 2005, mas sobretudo procurando sempre melhor qualidade no serviço prestado.
A formação interna que nesta área se fez em 2004 vai prosseguir e é um imperativo da especialização que caracteriza esta seguradora.
Privilegiando os acordos e protocolos com clubes, associações e marinas, procuram fazer de cada cliente um cooperador que participe activamente na vida da Mútua.
A participação da Mútua nos eventos náuticos, é também uma linha de trabalho a prosseguir.

Nautel
A Nautel é uma empresa especializada na electrónica marítima e que representa marcas prestigiadas como são os casos da Simrad, Humminbird, Magellan, ICP e Nasa. Entre os inúmeros produtos que poderemos encontrar neste stand destacamos as novas sondas de varrimento lateral da Humminbird série 900 com ecrã panorâmico e com possibilidade de serem combinadas com Sonda a 3 dimensões, GPS e Carta Electrónica.
Na Simrad temos as séries CX NavStations, 34 / 44 / 54. Tratam-se de 3 séries de equipamentos multifunções (Radar/Sonda/Chartplotter/GPS), com ecrãs a cores de 7, 10 e 15". O sistema parte da unidade indicadora que está logo à partida preparada para todas as quatro funções acima referidas.
Na Magellan encontraremos GPS's portáteis e Sistemas de Navegação Automóvel. Após o lançamento recente dos primeiros três modelos da série Explorist (100, 200, 300), chegam as novidades: 400, 500, 600 em GPS's portáteis. As novas unidades funcionarão com cartões SD Card, para mapas, dados etc., ligação directa a PC, via USB. Haverá duas versões com ecrã a cores.
Ainda neste stand e saindo da vertente electrónica marítima poderemos encontrar os motores eléctricos Minn Kota para embarcações, uma nova representada da Nautel.

Nautimarítima
Esta empresa que representa, em Portugal, as marcas de veleiros Dufour, Gib Sea e Fountaine Pajot bem como as marcas ACM, Kelt / White Shark e Trawlers na área das embarcações a motor, aposta forte na Nauticampo e este ano está presente com uma área de 500 m². 2005 é um ano importante para a empresa pois comemora 10 anos de actividade.
Do construtor francês Dufour apresenta o modelo 385 Grand Large, o primeiro modelo da nova gama destinada ao cruzeiro familiar, desenhado por Umberto Felci. Na Gama Performance teremos três modelos, o 34, 40 e o 44.
Ao nível dos catamarãs à vela temos o modelo Lavezzi 40 do construtor Fountaine Pajot.
Da Kelt a nova versão do White Shark 215, uma lancha inafundável para pesca e passeio.
Outro aspecto de interesse prende-se com um projecto denominado de Boreas Yacht Challenge que vai reunir equipas amadoras de diferentes empresas nacionais e dar-lhes formação. Durante 4 meses, as equipas participantes terão a possibilidade de treinarem e de habituarem ao mar, ao vento, ao barco, o Dufour 34.


Nautiradar

Nautiradar

Nautiser / CentroNáutico

Nautiser / CentroNáutico


Nautiradar
Reconhecida pelas suas representadas nomeadamente Raymarine, Lowrance e Eagle, McMurdo, Glomex, Mastervolt, Icom apresenta-se na Nauticampo com uma dimensão muito considerável. De realçar as novas representadas, designadamente a Waeco Internacional, líder mundial no fabrico de uma vasta gama de produtos inovadores nomeadamente frigoríficos e arcas congeladores que podem ser utilizados nos carros, barcos e no lazer em geral, ainda a BSC fabricante de motores de proa. Também de realçar o lançamento do novo Catálogo Nautiradar 2005 disponível gratuitamente a pedido.

Nautiser / CentroNáutico
Esta empresa e em virtude de representar as marcas de referência Jeanneau, Cobalt, Regal, Crownline e Sealine, oferece um stand de nível internacional.
Para além dos inúmeros modelos novos apresentados, esta empresa irá realizar, pelo segundo ano consecutivo, um leilão de barcos usados no dia 19 de Fevereiro.
Este stand, em virtude de representar um leque diversificado de marcas, é o único que oferece ao visitante uma perspectiva geral ao nível da oferta de barcos quer no que diz respeito à utilização, como ao nível de preços.


Novanáutica

Plastimo

Plastimo

Quebramar


Novanáutica
O construtor de barcos de Aveiro Novanáutica apresenta os seus mais recentes lançamentos. Em estreia nacional, no stand 2A14, os barcos Novanáutica 560 Blue Coast e o Novanáutica 550 Açor Top.
Com o lançamento do 560 Blue Coast a gama foi alargada para 6 modelos, dos quais fazem parte dois cascos de boca aberta vocacionados para a pesca (Pescador 395 e 550 Açor), dois cascos dirigidos ao lazer (430 Sama Lx e 515 Ruby) e dois cascos cabinados, nomeadamente o 530 Biarritz e o recém lançado 560 Blue Coast.

Plastimo
A Plastimo Portugal é uma das empresas mais dinâmicas do sector e a comprová-lo está o programa intenso que tem previsto para a Nauticampo.
- Lançamento do livro "VHF a bordo"da editora Sete Mares.
- Apresentação de duas novidades na área da electrónica, os equipamentos Navman Trackfish 6600 e Diesel 3200.
- O lançamento das promoções "TOP 10, são 10 promoções com preços imbatíveis (durante a Nauticampo).
- A criação do Livro de cheques com 5 promoções (um por cada empresa do grupo Navimo): Plastimo, Goiot, XM, Navman e Maxpower. Estas promoções serão válidas até 30/04/05.
- Apresentação do Bow Thruster (hélice de proa), uma ferramenta que facilita as manobras do barco. Num barco da Nautiser/Centro Náutico (stand 1A02) os visitantes poderão ver em DVD todas as etapas de instalação, com o objectivo de mostrar que é uma instalação relativamente simples.
Para além destas iniciativas poderá ver todo um leque de novos produtos que vão desde o pneumático até à mais simples linha de vida. Ainda mais um destaque para a individualização registada com a marca de electrónica Navman que se apresenta em stand próprio.

Quebramar 30
Desde sempre voltada para o universo da vela a Quebramar apresenta este ano na Nauticampo o Quebramar 30, um barco de Cruzeiro/Regata inteiramente construído em Portugal, no Alentejo e que faz parte de um projecto para a criação de uma classe própria. Construído nos estaleiros da TMC em Ponte de Sor, o novo 30 pés foi pensado para navegar com tripulação reduzida e tem ainda a vantagem de poder ser transportado e armazenado sem os requisitos exigidos por embarcações de maiores dimensões. Para além deste projecto a Quebramar, dá continuidade a outras apostas no universo da vela. Entre elas, destaque para o patrocínio da Federação Portuguesa de Vela e da Real Federacíon Española de Vela e para organização da 5ª edição do Troféu Quebramar-Chrysler que reúne em Cascais, no mês de Agosto, a elite da frota espanhola de Cruzeiro. Inserida na estratégia da Quebramar para Espanha, está a participação do barco "Quebramar-Chrysler" (vice-campeão em 2003 e 2004) não só no circuito espanhol de IMS 600 como nos Campeonatos Europeu e Mundial da classe a realizar em Punta Ala e em Menorca, respectivamente.


Real PowerBoats

Rodman

Rodman

San Remo


Real PowerBoats
Este construtor brasileiro que se apresentou pela primeira vez, no ano passado expôe três modelos de barcos a motor. O representante em Portugal optou pela a apresentação de modelos de maior porte em detrimento dos mais pequenos por uma questão de estratégia. Como novidade no mercado nacional temos a lancha de 34 pés que à imagem dos restantes modelos possuiu uma boa relação preço/qualidade.

Rodman
O construtor espanhol Rodman, através do seu representante, apresenta-se com um dos stands mais bem conseguidos e com uma oferta muito diversificada. É notória a "revolução" que este construtor está a realizar com a separação das gamas, a mais vocacionada para a pesca desportiva denominada de Sport e a mais cruzeirista denominada de Cruiser. A representar o sector do cruzeiro temos dois modelos intermédios, o 41 e o 38 que reproduzem uma boa relação preço / qualidade e que poderão ter sucesso no mercado nacional. No segmento da pesca desportiva onde a Rodman tem uma presença muito forte, temos 4 modelos com comprimentos compreendidos entre os 6,70 e os 12,50 metros. Estes modelos conseguem conciliar qualidades marinheiras e funcionalidade em relação à pesca, mas com níveis de conforto e habitalidade acima da média.

San Remo
Este construtor de Aveiro é um dos exemplos positivos da indústria nacional. Nesta edição da Nauticampo apresenta seis modelos vocacionados para a pesca desportiva e passeio. Todos os modelos possuem motorização fora de borda (os packs são realizados com motores Suzuki) o que facilita, em certa medida, as manutenções e a possibilidade dos proprietários comprarem as marcas que mais lhes convêm. Os modelos apresentados situam-se entre os 5 e os 7 metros de comprimento sendo a novidade para 2005 o modelo 590 Sport que equipado com um Suzuki de 90 Cv e que custa cerca de 18 954 € + IVA.


Touron

Touron

Veículos Casal

Veículos Casal


Touron
A empresa Touron representa, em Portugal, a marca de barcos em fibra Quicksilver e os motores fora de borda Mercury / Mariner e os motores interiores MerCruiser e Yanmar.
Nos motores fora de borda temos a apresentação a nível nacional da nova gama de motores VERADO (Mariner e Mercury) de 4 tempos, 6 cilindros em linha, com injecção de combustível multiponto sequencial, com compressor volumétrico, "intercooler" refrigerado por água, duplas árvores de cames à cabeça, comandos remotos (acelerador e mudanças) electrónicos.
Nos motores interiores diesel Yanmar são apresentados três novos modelos: 2YM15 (14 Cv), 3YM20 (21 Cv) e o 3JH4 - BE (39 Cv).
Nos barcos Quicksilver a gama sofreu evoluções mas o destaque vai para o modelo QS 530 FLAMINGO, um casco pesca/passeio em tudo semelhante à linha dos Pilothouse, embora com uma concepção mais ligeira e espartana. Um conjunto com uma boa relação preço/qualidade.
Em relação a 2005, os responsáveis da Touron, acreditam numa boa temporada tendo como referência os bons resultados alcançados na época passada, apesar de todas as crises anunciadas.
Esta confiança assenta num bom produto, bom preço e numa boa organização quer a nível de concessionários como ao nível de serviços oficiais.

Veículos Casal
O representante dos motores Suzuki, em Portugal, apresenta toda a gama de motores fora de borda que não sofreu grandes modificações para 2005 à excepção de pequenas alterações técnicas nos motores DF9.9 e DF15.
Esta empresa representa ainda três marcas de barcos, os semi-rígidos italianos Nuova Jolly, os pneumáticos Suzumar e as embarcações em fibra Blu & Blu.
Na Nuova Jolly o destaque vai para os dois novos modelos, KING 820 Extreme e WINNER 580.
Na Blu & Blu a estrela é o novo modelo HORCA 720 TOP, uma embarcação cabinada.
Na Suzumar, dois novos modelos (VIB) com quilha insuflável, um com 3,1 m e outro com 3,5 m.
Em relação às perspectivas para 2005, os responsáveis da empresa esperam aumentar as vendas tanto nos motores fora de borda como nas embarcações, embora tenham a consciência que a actual situação económica do país está longe de ser a ideal.


Yamaha

Yamaha

Zar


Yamaha
O stand da Yamaha Motor Portugal SA terá cerca de 900 m² e 34 embarcações motorizadas por motores fora de borda Yamaha em packs com 10 marcas de barcos em parcerias exclusivas Powered by Yamaha. Estarão expostos cerca de meia centena de motores, incluindo os 5 novos modelos a 4 tempos (F50, F60, F80, F100 e F250) e 9 motos de água que incluem os novos modelos para 2005, VX Deluxe e Sport.
Neste stand estarão também representadas empresas parceiras da Yamaha no que diz respeito ao fornecimento de acessórios, lubrificantes, financiamentos e seguros.
Por último e a título de curiosidade a presença de um dos maiores semi rígidos no
mercado um modelo da Capelli, o TEMPEST 900 com 9,30 m de comprimento.

Zar
Esta marca italiana de embarcações semi-rígidas apresenta-se pela primeira vez no mercado nacional através da empresa Nautilus Mar. Neste primeiro contacto foram importados três modelos (Zar 53, 47 e 43) que estão a ser comercializados com motores Honda. Tratam-se de embarcações exclusivas, com um design muito agradável e com soluções, ao nível do lay-out interior, de grande qualidade. Aquando da apresentação do motor Honda 150 tivemos a oportunidade de experimentar o modelo Zar que nos deixou bem impressionados.

Ficha Técnica

N/A


- PÁGINA PRINCIPAL -
- Apresentações Barcos - - Apresentações Equipamento - - Empresas e Negócios -
- Entrevistas - - Infra-Estruturas - - Salões - - Links -

Copyright © Náutica Press, Vasco de Melo Gonçalves. 2002-2005.