Náutica Press - Semana de 6 a 13 de Outubro de 2005

45ª Edição do Salão Náutico Internacional de Génova

Vai ter início no próximo Sábado
decorrendo até ao dia 16 de Outubro.


Texto e Imagens ©


Este Salão é organizado pela Feira de Génova e pela UCINA (Associação Profissional dos Industriais da Náutica de Recreio em Itália) e é considerado um dos mais importantes no panorama de Salões Náuticos em todo o mundo.

Este ano contam-se algumas novidades neste certame nomeadamente novas áreas de exposição. Todos os anos a organização é confrontada com a enorme falta de espaço, para este ano a área total de exposição vai ser de 290.000 m² que se estendem por 4 pavilhões, amplas áreas no exterior incluindo a Piazza del Mare.

1.531 expositores confirmaram sua presença o que significa um aumento de cerca de 3% em relação ao ano anterior. O número de barcos em exposição é de 1.950 e na água vão estar 211 barcos registando um aumento de 7%. Na Marina 2 reservada aos veleiros, vai ficar cheia com 42 embarcações e novas marcas de prestígio vão marcar aqui a sua presença.



A Marina dedicada aos super-iates está a sofrer obras de ampliação e no próximo ano estará pronta subindo a capacidade total dos espaços disponíveis durante a Feira de Génova para 600 postos de amarração. Na edição deste ano vão marcar presença 18 super iates com mais de 45 m de comprimento.

Também novas áreas de exposição em terra, nomeadamente a VIP Lounge e que se estendem até à Piazza del Mare, onde se encontram os stands dos estaleiros que fabricam barcos de grandes dimensões.

Planos para o futuro próximo no que diz respeito à expansão e regeneração do recinto da feira implicam investimentos na ordem dos 100 milhões de Euros com obras a efectuar em toda a frente de mar desenhada por Renzo Piano, que vai incluir um novo Pavilhão B da autoria de Jean Nouvel (estará terminado em 2007), um hotel de 4 estrelas com centro de congressos, a restauração da Praça Kennedy e um arranjo geral dos acessos que vai permitir a criação duma nova entrada a oeste e remodelação da entrada este. Com estas melhorias será facilitada a fluência do grande número de pessoas que pretendem aceder ao recinto da Feira.

Quanto ao layout para 2005 podemos encontrar na Praça de entrada Este os stands do Ministério Italiano das Actividades Produtivas, do Ministério do Ambiente, do Governo Regional da Liguria e a Génova Informa.

Barcos a motor encontram-se no pavilhão C e S bem como nalgumas zonas no exterior designadamente na Praça Kennedy e na Piazza del Maré. Os semi rígidos vão estar no pavilhão D, B1 e na pequena praça anexa enquanto que os veleiros vão estar no Pavilhão B2. Acessórios, mobiliário, equipamentos técnicos e matérias primas serão expostas nas galerias do pavilhão S enquanto que a electrónica, motores e pesca estão no pavilhão C. A área de compras, turismo e marinas situa-se na grande praça da Marina 2.



Legislação
E porque os italianos têm sido pioneiros no que diz respeito a legislação inovadora para o sector da Náutica de Recreio, a nova legislação vai ser o principal tópico de debate durante o Salão Internacional e Génova.

A 15 de Setembro entrou em vigor o Código da Náutica de Recreio (Decreto-Lei datado de 18 de Julho de 2005), que congrega todas as leis que regulam a náutica de recreio, e que ao mesmo tempo implementa a Directiva 2004/44 da Comunidade Europeia no que diz respeito ao nível de emissões de gases e ruídos. Este Código em conjunto com a lei recente relativa à construção e segurança de embarcações comerciais (Decreto-Lei de 4 de Abril de 2005), constitui um passo em frente para a criação em Itália dum registo internacional e a introdução da carreira profissional para capitães no sector da náutica de recreio, com a entrada em força do Decreto de Qualificações (Decreto Lei de 10 de Maio de 2005).

As novas leis criadas em 2005 vão estar na ordem do dia e ser debatidas do ponto de vista legal e legislativo tendo em vista as exigências subsequentes requeridas pelo Código no que diz respeito às cartas de condução, segurança e registo de embarcações bem como transferência de propriedade.

O Teatro del Mare e o Stadio Sull 'Acqua serão os palcos das actividades interactivas destinadas aos mais jovens e para aqueles que gostam de desportos náuticos.

As tendências do mercado
De acordo com dados da UCINA, o valor da produção de barcos de recreio registado em 2004 ascende aos 1.667 milhões de Euros com um aumento de 8,7% relativamente ao ano de 2003. O crescimento tem sido constante desde 2001 mas os números agora apresentados confirmam uma ligeira descida no crescimento pela primeira vez este ano

As exportações em 2004 cifraram-se em 60% do valor da produção, especialmente para os fabricantes de barcos de menores dimensões e que foram os que mais sentiram a situação económica difícil que se vive em Itália, que com sucesso abriram as suas exportações a novos mercados (leste e norte da Europa).

12.000 é o número de empregos directos neste sector no ano de 2004.
Quanto ao sector dos super iates, o período de 2004/2005 caracterizou-se por um aumento significativo do número de encomendas (+32%) com 249 super iates em construção comparativamente com os 189 do ano anterior.

A Itália confirma a sua liderança com uma quota de mercado de 38% a nível mundial suportada largamente pela faixa de barcos entre os 80 e os 90 pés de comprimento.

Horário e Bilhetes:
A Exposição vai estar aberta todos os dias das 10 da manhã ás 18.30 o custo das entradas é de 13 Euros com taxa reduzida de 10 Euros e crianças até aos 6 anos não pagam.

Os acessos ao recinto são três: a entrada Este na Praça Kennedy, na Marina 2 e o balcão de bilhetes no cais para quem chega por mar do Porto Velho.

Mais Informações

N/A


- PÁGINA PRINCIPAL -
- Apresentações Barcos - - Apresentações Equipamento - - Empresas e Negócios -
- Entrevistas - - Infra-Estruturas - - Salões - - Links -

Copyright © Náutica Press, Vasco de Melo Gonçalves. 2002-2005.