Náutica Press - Semana de 26 de Janeiro a 2 de Fevereiro de 2005

Boot Düsseldorf 2005

A Confirmação de um Grande Salão!


Texto e Fotografia © Náutica Press


O salão náutico de Düsseldorf é daqueles salões que merece uma visita devido à sua dimensão e à oferta tão diversificada de modelos de barcos, equipamentos, electrónica e de turismo. A afluência de público é enorme com o número de visitantes a ultrapassar os 300 000, entre os quais um número significativo de estrangeiros que devido às características do certame e facilidades de acesso chegam vindos de toda a Europa.

A par da Alemanha como pais anfitrião, a Itália, França e Inglaterra foram os países que mais apostaram e que se apresentaram com maior impacto. A presença de Itália foi esmagadora muito graças ao Grupo Ferretti bem como ao Grupo Azimut, enquanto que a França, através dos estaleiros Bénéteau, Dufour, Fountaine Pajot e da Jeanneau, se apresentou ao mais alto nível, com as marcas a apresentarem as suas novidades para 2005 em stands de grande dimensão e bem cuidados ao nível do aspecto visual. Por fim, a Inglaterra através das marcas Sunseeker, Fairline e Princess, posicionou-se bem no segmento dos Super-Yacths enquanto que na gama intermédia a Sealine, ao nível da apresentação, não deu qualquer hipótese à concorrência.

Fiquemos com alguns dos destaques deste certame.


Atlantis 39

Bénéteau Antarès 12


ATLANTIS 39
O modelo da Atlantis 39 da Gobbi, com 12 m de comprimento fez a sua apresentação mundial em Düsseldorf. Este barco de cruzeiro desportivo atrai a atenção pelo cockpit muito amplo e pelas suas linhas arredondadas tanto no interior como no exterior. O sofá semi-circular com seis lugares no cockpit tem as zonas de solário na frente e na parte de trás, permitindo um amplo espaço de descanso.

Da plataforma com revestimento em teca, uma passagem lateral permite avançar em direcção à proa onde existe mais uma plataforma que é um espaço de solário, aonde se acede por uns degraus em teca com revestimento anti-derrapante. As 4 secções do pará-brisas estendem-se para além do leme no exterior até ao arco de radar, oferecendo a protecção máxima contra os elementos. Por baixo do convés temos um salão com a sala de estar e cozinha integrados enquanto que as cabinas da frente e a meio navio permitem acomodar 4 pessoas. Quanto à motorização é possível optar entre 2 motores D4 Volvo Penta a diesel com uma potência máxima de 520 cavalos ou 2 motores D6 que juntos têm uma potência de 620 cavalos.

Importador: Náutica Capital SA

BÉNÉTEAU
O construtor francês apresentou as suas mais recentes novidades, os modelos Flyer 12 e Antarès 12. Se em 2004 este estaleiro surpreendeu pela positiva com o lançamento do Swift Trawller 42, um modelo fora das linhas tradicionais, este ano confirma toda a sua pujança com estas duas novas unidades com 12,62 m de comprimento.

A Antarès 12, um projecto de Patrice Sarrazin, é a imagem do requinte na concepção de uma lancha com flybridge. Com 12 metros de comprimento possuiu duas cabinas duplas e uma casa de banho e vem equipada com motores Volvo D6 (2 x 370 Cv).

A Flyer 12 mantém as mesmas linhas fluidas mas já sem a flybridge e foi apresentada em tons bordeaux.

Importador: Francisco Ramada, Lda.


Bénéteau Flyer 12

BMB 35 HT


BMB
O 35 Sport HT é uma lancha Open com hard-top eléctrico e que mede cerca de 11,50 m de comprimento possuindo duas cabinas duplas e uma casa de banho independente. Este novo modelo do construtor alemão Bavaria insere-se na linha visual dos outros modelos já existentes da marca, tendo o construtor investido no equipamento de série como são os casos do sistema eléctrico do ferro, rádio / CD, micro-ondas, dois frigoríficos e bow thruster. Ao nível da motorização esta lancha pode vir equipada com dois motores a gasolina ou a diesel da marca Volvo Penta.

Importador: BH Iates Lda.

ETAP
Este construtor belga com 30 anos de existência e especializado no fabrico de veleiros de cruzeiro lançou-se na concepção de embarcações a motor com o lançamento do 1100 AC. Neste novo modelo de 11 m de comprimento e 5 T de peso, o arquitecto Wilke privilegiou o conforto em detrimento da estética (as linhas são um pouco intemporais) com a criação de um amplo salão panorâmico, cockpit em teca e uma cozinha ergonómica. Ao nível da construção o Etap 1100AC é fabricado em poliéster reforçado de fibra de vidro e com a técnica de contra-molde.


Etap 1100

KaiserWerft


KAISERWERFT
Este construtor alemão de Regensburg apresentou um dos maiores modelos expostos (31 de comprimento) e com um design diferente do estilo italiano que tem comandado a estética neste segmento de barcos. O estaleiro nasceu há três anos e dedica-se exclusivamente à construção de barcos totalmente personalizados ou semi com comprimentos compreendidos entre os 30 e os 60 m. Até hoje já produziu 4 unidades de 31 m estando em fase de produção mais dois modelos com 40 e 42 m respectivamente.

O Perfect Harmony foi lançado em Novembro de 2004 é construído em fibra de vidro reforçada com poliéster, tem um deslocamento de 95 toneladas e vem equipado com 2 x MTU 16V 2000 M91 Charge Air Cooled que lhe permite alcançar velocidades na ordem dos 25 nós.

Ao nível do lay-out interior todo ele foi pensado em proporcionar o máximo de luxo aos seus utilizadores. A suite do proprietário fica no main deck possui uma zona de estar e a casa de banho tem tudo o que possa imaginar incluindo o jacuzzi. Ao nível das zonas de aposentos este modelo tem ainda mais uma cabina dupla de proprietário, duas cabinas para convidados e duas cabinas duplas para tripulação.

SEALINE
Os modelos S29 e Sports Coupe foram apresentados pela primeira vez no Salão de Londres 2005.

Estes novos modelos revelam uma nova fase e um novo rumo no que diz respeito ao design, que tem sido trabalhado em parceria com Ocke Mannerfelt, corredor dos Campeonatos do Mundo de Offshore e designer.

Cerca de 60% dos powerboats que correm actualmente no Reino Unido foram desenhados por Ocke que tem um curriculum de troféus invejável tanto nas corridas de offshore como na área do design. Este sueco trouxe à Sealine a sua experiência, trabalhando em estreita relação com a equipa técnica e de design do estaleiro.

O casco aerodinâmico permite uma maior velocidade na sua performance, enquanto que mantém a manobra segura e confortável. O espaço interior reflecte o design inovador da Sealine que procura o máximo conforto e um estilo prático mas com sofisticação.

O S29 é um barco para todas as condições climáticas, com um arco de radar único na frente na versão Sport e um inovador tecto solar na versão Sports Coupé, tanto à frente como atrás, o que permite protecção total tanto no cockpit como ao leme.

No cockpit existe uma zona de estar muito espaçosa com um sofá onde se podem sentar à vontade seis adultos, inclui ainda um bar e um solário. A plataforma de banhos é muito larga o que a torna ideal para a prática dos desportos náuticos. Degraus compactos permitem o acesso às instalações por debaixo do convés que incluem uma cabina com cama dupla e uma zona comum de sala e zona de refeições. A utilização de cores, tecidos e acabamentos modernos criam a sensação de ambiente muito leve e luminoso, ideal para descansar e passar um bom momento.

A motorização pode ser individual ou dupla a gasolina ou a diesel.

Importador: Nautiser / CentroNáutico Lda.


Sealine S29

Ficha Técnica

N/A


- PÁGINA PRINCIPAL -
- Apresentações Barcos - - Apresentações Equipamento - - Empresas e Negócios -
- Entrevistas - - Infra-Estruturas - - Salões - - Links -

Copyright © Náutica Press, Vasco de Melo Gonçalves. 2002-2005.