Náutica Press - Semana de 3 a 10 de Novembro de 2005

Salão de Barcelona 2005


A Confirmação de Uma Indústria


© Náutica Press


A indústria espanhola esteve ao rubro durante a 44 edição do Salão Náutico de Barcelona. Este ano tivémos um calendário diferente de abertura do certame com a mostra na água a abrir apenas a 26 de Outubro e a fechar a 2 de Novembro. Este retardar prendesse com a proximidade de datas em relação a Génova e que não dá tempo aos grandes barcos chegarem em tempo útil. O bloqueio dos portos espanholos por parte dos pescadores, retardou a entrada de alguns modelos de diversas marcas como foi o caso da Fairline e Astondoa.

O aumento de espaço de exposição permitiu que os barcos tivessem um melhor enquadramento nos pavilhões.


Doqueve

Moa Técnica


Os estaleiros Doqueve apresentaram o modelo mais pequeno da gama: o Doqueve 34. Trata-se de um modelo de linhas modernas e arredondadas com duas cabinas duplas, slão com uma cozinha e uma zona de refeições com um sofá em L e mesa telescópica. O novo Doqueve 34 tem um calado de 0,60 m, uma boca de 3,50 m, vem equipado com dois motores de 315 Cv cada e possui um deslocamento de 8 toneladas. O preço base deste modelo na fábrica é de 177 000€ + IVA.

A MOA Técnica é um estaleiro da Galiza herdeiro dos famosos Garin. Em Barcelona apresentou-se com três modelos de linhas arrojadas muito ao estilo italiano. O GR 49 Cruiser é o modelo mais luxuoso e um herdeiro do clássico Garin G1550. Os outros dois modelos possuem hard-top, o GR Platinum S40 e o GR 28. Este último apresentado em duas versões, a do simples utilizador de uma embarcação para o cruzeiro e a versão Fisher para os entusiastas da pesca desportiva de mar.


Quer Professional Boats

Rodman


A Quer Professional Boats mantém a sua filosofia de fabrico orientada para a construção de embarcações para uma utilização mais profissional. Para 2006 lança dois novos modelos: Quer 24 Pro Fish e Quer 24 Pro Sun. Todos os modelos deste construtor são fabricados em fibra de vidro e com um reforço de fibra de carbono.

O estaleiro Rodman de Vigo encetou uma verdadeira "revolução" e está a preparar-se para ser, num futuro breve, uma referência europeia no que diz respeito à construção de barcos para a pesca desportiva e de cruzeiro. No ano passado estabeleceu fronteiras (novos logos e novas cores) precisas entre as gamas pesca e cruzeiro, este reforçou a gama Pesca com o lançamento dos modelos 810, 1040 e 1170. Em relação à gama cruzeiro, a contratação do prestigiado arquitecto Fulvio de Simoni para desenvolver modelos com flybridge irá permitir a conquista de novos mercados e fortelecimento de uma posição na indústria náutica europeia. Para além das novidades foram apresentos os modelos 38 e 41 equipados com o novo sistema IPS desenvolvido pela Volvo Penta.

O construtor Tur Marine apresentou três novidades: o Faeton 790 Moraga, o Faeton 1040 Top Moraga e o Faeton 1180 Top Moraga. A "verdadeira" novidade é o modelo 79 Moraga com 8,30 m de comprimento. Trata-se de uma pequen lancha de cruzeiro com capacidade para 8 pessoas e com um amplo poço que dá para a prática de diversas actividades. Com 2600 kg de peso este modelo vem equipado com um motor diesel de 240 Cv.

Os outros dois modelos receberam a versão Top Morage que lhes permite encaram outro tipo de utilização.


Rodman 810

Tur Marine


Ao nível dos construtores estrangeiros tivémos algumas novidades de relevo, em Barcelona.

O construtor Francês Jeanneau realizou a sua "permier" do modelo Prestige 42. Trata-se de uma embarcação a motor desenhada por Michael Peters Yacht Design em colaboração com Garroni Design e a Jeanneau, com 13,36 m de comprimento e equipada com dois motores de 425 Cv cada e com a capacidade para 6 pessoas dormirem a bordo. Ao nível das embarcações à vela tivémos os novos modelos Sun Odyssey 32i - com um casco monolítico e deck construídos por um processo de injecção - e o Sun Odyssey 42 DS.

O estaleiro alemão Hanse, especializado na construção de veleiros, apresentou-se muito forte em Barcelona com toda a sua gama de modelos e os mais recentes construídos em epoxy. Um destaque muito especial para as suas três novidades: 315, 370 e 400.

O construtor português San Remo esteve presente com dois modelos de barcos a motor: o 635 Sport e o 750 Fisher. Para este fabricante nacional a presença neste certame tem como finalidade a internacionalização da marca e uma busca de novos mercados para colmatar o mau momento do mercado português.


Jeanneau

Hanse

San Remo

Ficha Técnica

N/A


- PÁGINA PRINCIPAL -
- Apresentações Barcos - - Apresentações Equipamento - - Empresas e Negócios -
- Entrevistas - - Infra-Estruturas - - Salões - - Links -

Copyright © Náutica Press, Vasco de Melo Gonçalves. 2002-2005.