O Salão Náutico Internacional de Barcelona começa no sábado e vai prolongar-se até ao dia 12. O evento organizado pela Fira de Barcelona estará recheado de novidades e de áreas desconhecidas das outras edições.
No centro de exposições da Gran Vía e no Port Vell vai ser possível visitar seis áreas temáticas como a BCN Dive Space, que está ainda em destaque no site da Náutica Press. Sea Space, Traditional Marine Space, Fun Beach Space, Innovation Space e Fishing Space são as outras áreas a explorar no evento.
A BCN Dive Space vai estar repleta de especialistas da área subaquática e, como o nome indica, terá um piscina onde vão decorrer apresentações e demonstrações de mergulho. Este sector vai contar com a presença especial do fotógrafo David Doubilet, um especialista nestas matérias que colabora regularmente com a National Goegraphic Magazine. Doubilet poderá ser ouvido numa conferência sobre um dos seus últimos projectos, no Delta de Okavango (África) e as suas imagens podem ser apreciadas numa área dedicada exclusivamente aos seus trabalhos. A visualização de filmes premiados também está prevista pela organização.
Destaque também para aquela que poderá ser a principal área de lazer do evento. A Fun Beach Area vai colocar a tónica nas actividades desportivas como o Windsurf, Kitesurf ou o Bodyboard. No espaço vai estar um enorme piscina com ventiladores, onde vão ser simuladas as condições ideais para a vela ou canoagem. Os mais pequenos vão ter a oportunidade de se iniciar (e viciar) neste géneros desportivos.
Inovação em destaque
O lazer não será certamente o motor deste evento, que vai encher a cidade de profissionais de todo o mundo. As novas tecnologias e o design estão no topo da ordem de trabalhos e esperam-se muitas novidades do Young Designers Island, trazidas pelas mãos de jovens engenheiros navais. As escolas e centros de formação poderão refrescar a indústria da construção, trazendo novas técnicas e tecnologias ao sector.
Esta vai ser o espaço-âncora da inovação e o local ideal para participar em conferências e workshops. Durante o salão náutico, vale a pena estar atento ao concurso organizado pela Madrid Diseño Yates e pela Innovamar. Um júri vai escolher seis projectos nas categorias produtos no mercado e projectos e protótipos.
Acordos comerciais e parcerias
Durante o salão espera-se a assinatura de acordos e parcerias entre empresas europeias e da América Latina, quer a nível de partilha de know-how e tecnologias, quer numa óptica de comércio. O desenvolvimento de produtos, a transferência de investimento e diversas colaborações em termos de negócios são esperadas do encontro intitulado Al Invest Náutica 2006, promovido pela Cubegest e financiado pelo programa da Comissão Europeia Al-Invest III.
Numa óptica mais ecológica, merece ser destacada a Área de Mar (Sea Space), gerida pela organização não-governamental Nereo Association. A ONG vai apresentar vários projectos, soluções e ferramentas que podem desempenhar um papel importante na preservação do ambiente marinho. Na mesma linha, vai decorrer também uma conferência onde vão ser premiadas várias associações que se dedicaram à protecção de aspectos ambientais.
Turismo Náutico
Os empresários do sector do Turismo podem procurar o Sea Space, onde o Nautical Tourism Booking Exchange Market coabitará com as actividades ambientais. O turismo e os produto náuticos do país anfitrião vão estar logicamente em destaque pelas mãos de várias empresas, operadores, hotéis e agências de marketing.
Tradicional Marine Space
Este espaço é uma novidade no salão e um dos seus principais atractivos será a Marina Tradicional, onde os visitantes vão poder ver barcos históricos e conhecer estaleiros e empresas que tentam recuperar a herança dos rios e do mar. Quem gosta de barcos pode ter aqui uma rara oportunidade de ver barcos a remo e a motor antigos, veleiros de madeira, barcos mediterrânicos com velas triangulares, traineiras bascas ou as jábegas de Málaga. Toda esta zona estará ao ar livre, no centro da Gran Vía, e será enriquecida por música e artes tradicionais.
Fishing Space ou o ponto de encontro para fãs da pesca
A Federação Mediterrânica para a Pesca Responsável vai estar a comandar o leme do Fishing Space, uma zona de conferências e prémios, onde também serão anunciadas muitas novidades e eventos aos desportistas. Dois simuladores de pesca vão estar à mercê dos curiosos. Os ecrãs vão projectar imagens de todas as fases da pesca e até os movimentos de força dos peixes serão realistas, garante a organização. Aqueles que conseguirem o melhor tempo, podem vencer o Simulator Challenge.
Competições e corridas
As corridas e regatas não serão esquecidas em Barcelona. Port Vell vai receber muito mais do que uma exposição de 250 grandes barcos. A Sailing Pro Am é o nome de um evento que terá duas partes: uma regata para amadores, que será comandada por profissionais, e cursos orientados por especialistas para quem quer aprender a navegar. Na mesma semana, vai arrancar a primeira corrida Boat Show Mapfre, para crianças até aos 15 anos. A Copa de las Autonomias também está agendada para a mesma altura.
AGENDA
4 Novembro às 18 horas Conferência sobre o Delta de Okavango. O orador será o fotógrafo David Doubilet
5 e 6 de Novembro Visualização de filmes sobre temas subaquáticos
6 e 7 de Novembro – Nautical Tourism Booking Exchange Market
6 de Novembro às 11 horas – Apresentação de relatório sobre o turismo náutico em Espanha e a procura mundial
10 Novembro às 7 horas Boat show Sails
10 Novembro às 12 horas Conferência sobre Náutica e Ambiente
8 a 10 de Novembro Al Invest Naútica 2006-11-01
4 e 5 de Novembro Sailing Pro Am
11 de Novembro Boat Show Mapfre