No Port Vell poderá ver desde o mais simples acessório de pesca ao mais sofisticado barco a motor. O Salão Náutico Internacional de Barcelona terá lugar de 26 a 30 de Setembro e, durante 5 dias, apresentará a maior e mais completa oferta comercial de Espanha no que diz respeito à náutica desportiva e de recreio. Isto será possível graças à participação de marcas e empresas como a Bavaria, Bénéteau, Furuno, Garmin Ibérica, Green Power, Jeanneau, Marina Estrella, Rodman, Sessa Marine, Sunseeker, Touron, Yamaha ou Zodiac, entre outras.
As embarcações à vela e a motor voltaram a ser as protagonistas do Salão Náutico de Barcelona que, este ano, terá o Port Vell como único espaço de exposição. Neste espaço privilegiado da cidade estarão embarcações (com mais de 8 m de comprimento) na água e, em paralelo, uma exposição a seco com todo o tipo de produtos e serviços náuticos que incluem a eletrónica e motores, velarias, artigos de pesca, charter e portos desportivos.
Este ano haverá mais barcos na água pois, reduzimos a dimensão mínima das unidades para 8 m de comprimento em vez dos 12 m das edições anteriores, afirma o diretor do salão, Jordi Freixas. Até este momento explica já estão confirmadas a presença de mais de 160 embarcações, contra as 130 do ano passado. Entre elas, há veleiros de média dimensão segmento que conseguimos recuperar ao concentrar todo o certame no Port Vell.
Para o presidente do salão, Luis Conde, poder experimentar as embarcações no local e com o clima que Barcelona oferece em Setembro será um grande aliciante para o público e contribuirá para atrair novos aficionados ao salão. Além disso para os que estão interessados em adquirir embarcações, este é o melhor momento e o melhor lugar para encontrar as condições de compra e financiamento mais favoráveis.
Para o diretor da Asociación Nacional de Empresas Náuticas (ANEN), Alejandro Landaluce, as empresas do setor estão a fazer um enorme esforço para que os visitantes desfrutem do mais amplo e atrativo escaparate de produtos e novidade, pois apesar da crise o mercado da náutica espanhola aposta pela evolução.
As últimas novidades para desfrutar do mar
Embarcações com plataformas hidráulicas de banho para submergirem na água, comandos à distância para controlar todo o sistema elétrico de um barco, motores de baixo consumo, elétricos ou híbridos, cartas de navegação em 3D
Estes são algumas das novidades que poderão ver este ano no salão. Em termos gerais, os fabricantes do setor apostam por soluções que respeitem o meio ambiente, que sejam funcionais e que contribuam para uma maior segurança a bordo.