Salão Náutico de Paris 2011

0


O Nautic 2011 em números
O pandemónio de movimento noturno de camiões de transporte de barcos em Paris, carregando centenas de modelos de todos os tamanhos e oriundos dos quatro cantos da Europa rumo à Porte de Versailles. A azáfama de um grande salão náutica que terá lugar de 3 a 11 de Dezembro em Paris.

O Nautic – Salão Náutico Internacional de Paris, é o primeiro salão náutico indoor numa capital europeia com mais de 230 000 visitantes previstos em 2011, uma vez mais em competição com Dusseldorf e muito distante dos salões de Génova, Miami, Southampton, Londres ou Barcelona.
A edição de 2010, literalmente bloqueada pela neve, registou um número de visitantes de 226 000 (cifra certificada). Propriedade da Federação das Indústrias Náuticas francesa, o Nautic é um dos maiores salões parisienses rivalizando com Mundial Auto e o Salão da Agricultura.
Os visitantes são maioritariamente masculinos, gostam de desporto, a categoria socioprofissional é elevada para dois terços deles. Um terço dos visitantes é feminino. Um terço tem entre 31 e 50 anos, e os jovens representam cerca de 15% das entradas. O Nautic acolheu em 2010 um terço de visitantes novos, e dois terços de praticantes regulares de actividades náuticas. Mais de metade dos visitantes totais vêm da província.
Como no ano precedente, o salão ocupa os Pavilhões 1, 2.1, 2.2 e integralmente o Pavilhão 4. Se o mercado retraiu durante a época passada, com uma ligeira baixa da vela largamente compensada pelo crescimento dos barcos a motor, os agentes económicos têm alguma dificuldade em antecipar o futuro, sobretudo por este final de ano de 2011. O número de marcas expostas ultrapassa as 1400, das quais 800 são de barcos e que representam um quarto das novidades da época 2011-12.
De ano para ano tem-se assistido à movimentação de barcos de grande porte por parte das equipas de logística do Nautic com cerca de 40 veleiros e 20 barcos a motor com mais de 40 pés (12 m). Os maiores veleiros expostos este ano são o CNB 60 e o Amel 55. O maior barco a motor é o Prestige 500 Fly.
Para saber mais: www.salonnautiqueparis.com

Partilhe

Acerca do Autor

A redacção da Náutica Press prepara artigos e notícias do seu interesse, mantendo-o ao corrente do que se passa no universo da náutica de recreio e da náutica em geral, em Portugal e no Mundo.

Deixe Resposta